EXPOCATADOR 2016

22/12/2016

O Instituto Ecoar participou da 7ª Edição da Expo Catadores, evento realizado em Belo Horizonte nos dias 28 a 30 de novembro no Centro Mineiro de Referência em Resíduos Sólidos.

O evento é um importante veículo de disseminação de conhecimentos, exposição de projetos sociais, iniciativas empresariais e tecnologias que visam fortalecer a presença qualificada dos catadores de materiais recicláveis na cadeia da reciclagem.

Na oportunidade a Educadora Marione P. Corrêa e a Assessora Pedagógica Maria Aparecida Barbosa participaram dia 29/11 do Espaço Papelão do Painel: Como aproximar a Alfabetização da Economia Solidária? Uma experiência de formação humanizadora dentro do Projeto Senaes/MTE, utilizando conteúdos da Economia Solidaria aliado ao processo de alfabetização.

Na oportunidade tentamos mostramos ao público que é possível sair da  tradicionais formações e capacitações e oficinas sobre gestão de cooperativa, cooperativismo, economia solidária, e estabelecer um dialogo mais próximo com o  catador(a), indivíduo que tem corpo, desejo, sonhos, reconhecendo sua trajetória de vida e saberes que muitas vezes são ignorados na gestão das cooperativas por não “ser útil” à produção e com isso poder pensar na formação técnica, gerencial e na organização e comercialização com olhar mais humano.

Foto: A assessora pedagógica Cida na oficina

A partir desta realidade encaramos o desafio de trabalhar a Alfabetização e a Economia Solidária, onde juntávamos essas questões acima colocadas, numa fala do cotidiano do trabalho dos catadores(as).

O aprofundamento sobre a metodologia da prática educativa com o foco na aprendizagem dos catadores (a linguagem usada na comunicação, a visão que eles têm de si, a transdisciplinariedade, o conhecimento dos catadores e os conteúdos adequados a esse conhecimento que proporcionem novos conhecimentos, a ampliação da consciência com a leitura do mundo e o desvelamento da ideologia..., tempo para que eles elaborassem suas hipóteses sobre o trabalho, sobre si... 

Isto pode ser comprovado pelos resultados obtidos por alguns catadores(as) que se interessam tanto pelo curso, que se inscreveram nas EJAs para dar continuidade aos estudos, e outros que concluíram o curso lendo e escrevendo. Isto foi o nosso maior orgulho.

Apresentamos os ensinamentos nas áreas de português, matemática, ciências, economia solidária, entre outras, a exemplo dos grupos que montaram uma horta e outro meio de frases escritas nas paredes da própria cooperativa, montaram seus próprios problemas e conseguiram resolver.

Foto: Horta comunitaria construida no curso e trabalhou a interdisciplinariedade.

Foto: Exercício de matemática construído pelos catadores

 

O público foi unânime na avaliação sobre a realidade da formação, a dificuldade dos catadores em assimilarem os conteúdos, a necessidade de diferentes habilidades para o entendimento desses conteúdos, muita formação e pouca mudança, o não entendimento da formação como espaço de educação e não como capacitação, adestramento e sugeriram que esta experiência poderia ser disseminada para as outras cooperativas existentes, não só em São Paulo.

Nós do Ecoar iremos propor à Secretaria Nacional de Economia Solidária-SENAES, a realização da sistematização do processo de alfabetização, a fim de socializar com todas as entidades e catadores(as) os aprendizados e disseminar essa prática tão desafiadora e valiosa a todos nós que acreditamos numa educação humanizadora.



Outras notícias:

16/11/2017
Processo de Pesquisa de Mercado nº 063/2017
O INSTITUTO ECOAR PARA A CIDADANIA, torna público este edital com o objetivo de adquirir os equipamentos de informática abaixo discriminados em cumprimento a Meta 3 – Etapa 3.1, em atendimento ao Projeto no âmbito do convênio MTE/SENAES nº 774156/2012.

06/09/2017
Reunião com a Secretária de Educação de Osasco
Em 05 de setembro, a presidente do Ecoar esteve em reunião com a Secretária de Educação de Osasco, Ana Paula Rossi, a coordenadora Hesfrania Carvalho, Anna Maria Brasil da Brasil Sustentável Editora e sua equipe.

06/09/2017
Simpósio de Educação Ambiental em Santana do Parnaíba
Dr. Emilio Carlos F. Soares, Secretário de Planejamento e Meio Ambiente de Santana do Parnaíba e Luciana, diretora, e Silzeni de Angelo Lopes, coordenadora de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente de Osasco

11/07/2017
Miriam Duailibi no programa da TV Assembleia de SP
No dia 05 de julho, a presidente do Instituto Ecoar, Miriam Duailibi, participou de programa da TV Assembleia de SP

28/06/2017
Lançamento do Movimento Viva Janaína Alves
No último dia 05, lançamos o Movimento Viva Janaína Alves, em Itapeva/SP.

07/06/2017
Dia Mundial do Meio Ambiente - Umapaz-Universidade Aberta de Meio Ambiente e Cultura de Paz
Evento sobre a Agenda 2030 e os ODS.

07/06/2017
Mesa Redonda SESC Piracicaba
Diálogo com a presença da Profª Miriam Duailibi, dia 11/06/2017

23/05/2017
Trabalho Voluntário
O ECOAR busca estudantes ou recém formados, em biblioteconomia.

10/04/2017
Instituto Ecoar eleito na Câmara Técnica de Educação Ambiental
O Instituto Ecoar foi eleito para a importante Câmara Técnica de Educação Ambiental, representando as ONGs

12/12/2016
Evento de encerramento das atividades do programa Agua Boa em São Paulo
No dia 25 de novembro de 2016, o Instituto Ecoar em parceria com a FABHAT, o Comitê de Bacias do Alto Tietê e o Comitê de bacias do Paraíba do Sul e apoio da Escola de Economia da Fundação Getúlio Vargas, promoveu o evento de encerramento das atividades do programa Agua Boa em São Paulo.

Veja todas as notícias