NOVO ENDEREÇO: Rua Catiguá, 159 – sala 601 – Tatuapé – São Paulo-SP – CEP 03065-030 | Veja como chegar


EXPOCATADOR 2016

22/12/2016

O Instituto Ecoar participou da 7ª Edição da Expo Catadores, evento realizado em Belo Horizonte nos dias 28 a 30 de novembro no Centro Mineiro de Referência em Resíduos Sólidos.

O evento é um importante veículo de disseminação de conhecimentos, exposição de projetos sociais, iniciativas empresariais e tecnologias que visam fortalecer a presença qualificada dos catadores de materiais recicláveis na cadeia da reciclagem.

Na oportunidade a Educadora Marione P. Corrêa e a Assessora Pedagógica Maria Aparecida Barbosa participaram dia 29/11 do Espaço Papelão do Painel: Como aproximar a Alfabetização da Economia Solidária? Uma experiência de formação humanizadora dentro do Projeto Senaes/MTE, utilizando conteúdos da Economia Solidaria aliado ao processo de alfabetização.

Na oportunidade tentamos mostramos ao público que é possível sair da  tradicionais formações e capacitações e oficinas sobre gestão de cooperativa, cooperativismo, economia solidária, e estabelecer um dialogo mais próximo com o  catador(a), indivíduo que tem corpo, desejo, sonhos, reconhecendo sua trajetória de vida e saberes que muitas vezes são ignorados na gestão das cooperativas por não “ser útil” à produção e com isso poder pensar na formação técnica, gerencial e na organização e comercialização com olhar mais humano.

Foto: A assessora pedagógica Cida na oficina

A partir desta realidade encaramos o desafio de trabalhar a Alfabetização e a Economia Solidária, onde juntávamos essas questões acima colocadas, numa fala do cotidiano do trabalho dos catadores(as).

O aprofundamento sobre a metodologia da prática educativa com o foco na aprendizagem dos catadores (a linguagem usada na comunicação, a visão que eles têm de si, a transdisciplinariedade, o conhecimento dos catadores e os conteúdos adequados a esse conhecimento que proporcionem novos conhecimentos, a ampliação da consciência com a leitura do mundo e o desvelamento da ideologia..., tempo para que eles elaborassem suas hipóteses sobre o trabalho, sobre si... 

Isto pode ser comprovado pelos resultados obtidos por alguns catadores(as) que se interessam tanto pelo curso, que se inscreveram nas EJAs para dar continuidade aos estudos, e outros que concluíram o curso lendo e escrevendo. Isto foi o nosso maior orgulho.

Apresentamos os ensinamentos nas áreas de português, matemática, ciências, economia solidária, entre outras, a exemplo dos grupos que montaram uma horta e outro meio de frases escritas nas paredes da própria cooperativa, montaram seus próprios problemas e conseguiram resolver.

Foto: Horta comunitaria construida no curso e trabalhou a interdisciplinariedade.

Foto: Exercício de matemática construído pelos catadores

 

O público foi unânime na avaliação sobre a realidade da formação, a dificuldade dos catadores em assimilarem os conteúdos, a necessidade de diferentes habilidades para o entendimento desses conteúdos, muita formação e pouca mudança, o não entendimento da formação como espaço de educação e não como capacitação, adestramento e sugeriram que esta experiência poderia ser disseminada para as outras cooperativas existentes, não só em São Paulo.

Nós do Ecoar iremos propor à Secretaria Nacional de Economia Solidária-SENAES, a realização da sistematização do processo de alfabetização, a fim de socializar com todas as entidades e catadores(as) os aprendizados e disseminar essa prática tão desafiadora e valiosa a todos nós que acreditamos numa educação humanizadora.



Outras notícias:

10/12/2021
Novo endereço eletrônico do Instituto Ecoar!
https://www.institutoecoar.org/

22/06/2021
Morte e vida da pequena empresa no pós-pandemia
Gigantes do varejo monopolizam como nunca as vendas e arruinam milhões de empreendedores. Mas cresce tendência oposta: o consumo consciente e local, oportunidade para recuperar economia, caso haja políticas públicas robustas… Leia toda a matéria no link https://outraspalavras.net/mercadovsdemocracia/morte-e-vida-da-pequena-empresa-no-pos-pandemia/

13/05/2021
Série "Pertencimento Ambiental"
UNINORTE e BRASIL SUSTENTÁVEL EDITORA

09/03/2021
Comitê do Alto Tietê
Representantes das ONGs ambientalistas - biênio 2021/2023

25/08/2020
New Green Deal europeu é exemplo para o Brasil
Jornal O GLOBO – 24/08/2020 - Pós-Covid abre oportunidade para manufatura nacional recuperar o protagonismo - Por Miriam Duailibi e Paulo Feldmann

09/07/2020
Palestra "A PANDEMIA E A URGÊNCIA DA MUDANÇA DE PARADIGMA CIVILIZATÓRIO" com Miriam Duailibi
Acesse pelo link https://www.youtube.com/channel/UC1F7gbyWTQUF3vQx8ZQXFhA

02/06/2020
Programa "Tramado Junt@s"
Instituto Ecoar, em parceria com a Alampyme e com o LabModa Sustentável desenvolve o projeto Tramado Junt@s e o ancora na instituição, dando mais um passo no cumprimento de sua missão de contribuir para a construção de um mundo mais sustentável, justo e feliz.

11/05/2020
Programa TRAMANDO JUNT@S
As beneficiárias do programa são costureiras imigrantes bolivianas.

18/11/2019
Lançamento do MonitorEA em Brasília
Participação de nossa presidente Miriam Duailibi e encontro histórico, por ocasião do lançamento do MonitorEA em Brasília

18/11/2019
Lançamento do MonitorEA em Brasília
Participação de nossa presidente Miriam Duailibi e encontro histórico, por ocasião do lançamento do MonitorEA em Brasília

Veja todas as notícias