EXPOCATADOR 2016

22/12/2016

O Instituto Ecoar participou da 7ª Edição da Expo Catadores, evento realizado em Belo Horizonte nos dias 28 a 30 de novembro no Centro Mineiro de Referência em Resíduos Sólidos.

O evento é um importante veículo de disseminação de conhecimentos, exposição de projetos sociais, iniciativas empresariais e tecnologias que visam fortalecer a presença qualificada dos catadores de materiais recicláveis na cadeia da reciclagem.

Na oportunidade a Educadora Marione P. Corrêa e a Assessora Pedagógica Maria Aparecida Barbosa participaram dia 29/11 do Espaço Papelão do Painel: Como aproximar a Alfabetização da Economia Solidária? Uma experiência de formação humanizadora dentro do Projeto Senaes/MTE, utilizando conteúdos da Economia Solidaria aliado ao processo de alfabetização.

Na oportunidade tentamos mostramos ao público que é possível sair da  tradicionais formações e capacitações e oficinas sobre gestão de cooperativa, cooperativismo, economia solidária, e estabelecer um dialogo mais próximo com o  catador(a), indivíduo que tem corpo, desejo, sonhos, reconhecendo sua trajetória de vida e saberes que muitas vezes são ignorados na gestão das cooperativas por não “ser útil” à produção e com isso poder pensar na formação técnica, gerencial e na organização e comercialização com olhar mais humano.

Foto: A assessora pedagógica Cida na oficina

A partir desta realidade encaramos o desafio de trabalhar a Alfabetização e a Economia Solidária, onde juntávamos essas questões acima colocadas, numa fala do cotidiano do trabalho dos catadores(as).

O aprofundamento sobre a metodologia da prática educativa com o foco na aprendizagem dos catadores (a linguagem usada na comunicação, a visão que eles têm de si, a transdisciplinariedade, o conhecimento dos catadores e os conteúdos adequados a esse conhecimento que proporcionem novos conhecimentos, a ampliação da consciência com a leitura do mundo e o desvelamento da ideologia..., tempo para que eles elaborassem suas hipóteses sobre o trabalho, sobre si... 

Isto pode ser comprovado pelos resultados obtidos por alguns catadores(as) que se interessam tanto pelo curso, que se inscreveram nas EJAs para dar continuidade aos estudos, e outros que concluíram o curso lendo e escrevendo. Isto foi o nosso maior orgulho.

Apresentamos os ensinamentos nas áreas de português, matemática, ciências, economia solidária, entre outras, a exemplo dos grupos que montaram uma horta e outro meio de frases escritas nas paredes da própria cooperativa, montaram seus próprios problemas e conseguiram resolver.

Foto: Horta comunitaria construida no curso e trabalhou a interdisciplinariedade.

Foto: Exercício de matemática construído pelos catadores

 

O público foi unânime na avaliação sobre a realidade da formação, a dificuldade dos catadores em assimilarem os conteúdos, a necessidade de diferentes habilidades para o entendimento desses conteúdos, muita formação e pouca mudança, o não entendimento da formação como espaço de educação e não como capacitação, adestramento e sugeriram que esta experiência poderia ser disseminada para as outras cooperativas existentes, não só em São Paulo.

Nós do Ecoar iremos propor à Secretaria Nacional de Economia Solidária-SENAES, a realização da sistematização do processo de alfabetização, a fim de socializar com todas as entidades e catadores(as) os aprendizados e disseminar essa prática tão desafiadora e valiosa a todos nós que acreditamos numa educação humanizadora.



Outras notícias:

23/05/2017
Trabalho Voluntário
O ECOAR busca estudantes ou recém formados, em biblioteconomia.

12/05/2017
COTAÇÃO ELETRÔNICA DE PREÇO nº 061/2017 Convênio MTE/SENAES nº 774156/2012
Republicamos o edital para contratação de serviços de buffet, que fica prorrogado para até 27/05/2017.

12/05/2017
COTAÇÃO ELETRÔNICA DE PREÇO nº 060/2017 Convênio MTE/SENAES nº 774156/2012
Republicamos o edital para locação de transporte, que fica prorrogado para até 27/05/2017.

10/04/2017
Instituto Ecoar eleito na Câmara Técnica de Educação Ambiental
O Instituto Ecoar foi eleito para a importante Câmara Técnica de Educação Ambiental, representando as ONGs

12/12/2016
Evento de encerramento das atividades do programa Agua Boa em São Paulo
No dia 25 de novembro de 2016, o Instituto Ecoar em parceria com a FABHAT, o Comitê de Bacias do Alto Tietê e o Comitê de bacias do Paraíba do Sul e apoio da Escola de Economia da Fundação Getúlio Vargas, promoveu o evento de encerramento das atividades do programa Agua Boa em São Paulo.

11/10/2016
Seminário "Caminhos para o Financiamento da Educação Ambiental"
O seminário Caminhos para o Financiamento da Educação Ambiental, aconteceu na segunda-feira, dia 10/10 no SESC Consolação.

13/08/2015
Presidente do Ecoar tem estudo publicado em livro no Canadá
Lançado nesta semana, em Toronto, Canadá o livro “Planetary Praxis & Pedagogy: Transdisciplinary Approaches to Environmental Sustainability.” (Pedagogia e Práxis: Abordagens Transdisciplinares para a Sustentabilidade Ambiental).

07/07/2015
Instituto ECOAR aciona Defensoria Pública de São Paulo para resolver a deplorável situação do Lixão de Itapeva - Fonte: DPE/SP Data: 6/7/2015
Após mais de um ano de tratativas junto ao poder público municipal em busca de resolução dos graves problemas vivenciados pelos catadores de Itapeva no lixão do município, sem obter nenhuma medida concreta de resolver a situação dos catadores que ali trabalham, o ECOAR convidou seus parceiros, o Movimento Nacional de Catadores, a Unisol Brasil e a Defensoria Pública para ver de perto os impactos ambientais causados pelo lixão e as péssimas condições em que ali trabalham os catadores. Por meio da sensibilizacão destes atores, o Ecoar espera que os catadores tenham mais força para pressionar a prefeitura de Itapeva a apresentar alternativas de trabalho e renda às famílias que, há algumas gerações, tiram seu sustento do lixão, cujas condições de trabalho e fitosanitárias pioram a cada dia.

21/10/2013
Videos Brasil Alternativo
Clique na imagem acima para ter acesso aos links e assistir os vídeos da serie "Brasil Alternativo", produzido pelo Instituto Ecoar para a Cidadania com apoio do Ministério do Meio Ambiente e da TV Cultura.

03/08/2012
EMAIL ECOAR


Veja todas as notícias