Ecoar participa do LabModa Sustentável

Ecoar foi convidado a fazer parte da Aliança que congrega além de 40 lideranças do setor, a ABIT, a ABVREX e a OIT

Visita de executivos da Rio Tinto à Coopercaps

Ecoar promove a visita de executivos da Rio Tinto à Coopercaps


EDITORIAL

Por Miriam Duailibi

Instituto Ecoar, em parceria com a Alampyme e com o LabModa Sustentável desenvolve o projeto Tramado Junt@s e o ancora na instituição, dando mais um passo no cumprimento de sua missão de contribuir para a construção de um mundo mais sustentável, justo e feliz.

O projeto Tramando Junt@s é uma iniciativa do LabModa Sustentável, inciativa multissetorial da cadeia da moda, cujas diretrizes apregoam o desenvolvimento de modelos de trabalho associativo para costureiras, a fim de prover melhorias em sua remuneração e condições de trabalho.

O Instituto Ecoar, por sua longa trajetória de trabalho na construção de iniciativas e processos sustentáveis, foi convidado a desenvolver e implantar o projeto que agrega costureiras, imigrantes bolivianas para a produção de itens de vestuário em escala média, com boa qualidade técnica, respeitando direitos trabalhistas, gerando condições de trabalho e de renda digna sendo sustentável ambiental, social, financeira e economicamente.

Após elaborar um Plano de Negócios detalhado para a instalação de uma unidade fabril, optamos pela montagem de um Negócio Social economicamente viável, socialmente justo e ambientalmente correto, capaz de dar resultados financeiros ao mesmo tempo em que remunera adequadamente as costureiras e promove sua capacitação, a fim de que alcancem sua autonomia e emancipação e, ainda pretende retornar o capital investido ou, ainda melhor, reinvesti-lo em novas inciativas congêneres.

 A iniciativa se constitui em umamudança de paradigma no setor da moda que, ao invés de excluir do processo de produção este público foco, informal e de alta vulnerabilidade, o incorpora na cadeia de valor por meio de uma unidade fabril que segue os mais evoluídos preceitos de sustentabilidade.

Todos os cuidados estão sendo tomados neste sentido, tais como, a implantação da unidade fabril próxima às moradias das costureiras e, portanto, possibilitando menos tempo e custo de deslocamento e, portanto, mais recursos e tempo para dedicação aos filhos; condições decentes de trabalho; aprimoramento técnico; capacitação gerencial e formação sobre direitos e cidadania.

Desta forma esta inciativa desenvolveu uma metodologia cujo êxito pode servir de modelo para outros setores produtivos, uma vez que prova que é possível aliar as melhores práticas socioambientais com preço justo, alta qualidade técnica, capacidade produtiva, competitividade e gestão eficiente.

A iniciativa Tramando Junt@s representa um avanço no exercício da responsabilidade socioambiental da empresa provedora de sua incubação, o Instituto C&A, e daquelas que apoiarão sua implantação, sejam eles apoiadores, investidoras e/ou clientes da marca.

Traz em si o compromisso de ser uma iniciativa exemplar por seu caráter inovador de inclusão, via um sistema produtivo de alta eficiência e eficácia, de um segmento da população a quem, historicamente, vem sendo negados direitos e condições de cidadania plena.






NOTICIAS

Guias de EA da ESEC Caetés e RVS Gurjaú


REGULAMENTO DE COMPRAS E CONTRATAÇÕES DO INSTITUTO ECOAR PARA A CIDADANIA


Fórum Mundial da Água e Fórum Alternativo Mundial da Água


ECOAR, SENAES e REDE VERDE SUSTENTÁVEL


Ações e resultados do Projeto Fortalecer e Organizar os Catadores da Região Metropolitana de São Paulo


ECOAR EM NOVO ENDEREÇO

Ecoar em novo endereço: RUA CATIGUÁ, 159 – SALA 601 – Tatuapé – S.Paulo/SP CEP: 03065-030

Ecoar no III Seminário em EA e Resíduos Sólidos Urbanos da UFABC

Ecoar participa do III Seminário em Educação Ambiental e Resíduos Sólidos Urbanos da Universidade Federal do ABC- UFABC

REGULAMENTO DE COMPRAS E CONTRATAÇÕES DO INSTITUTO ECOAR PARA A CIDADANIA

Com base no MROSC, desde 2017 o Ecoar instituiu o Regulamento Interno de Compras e Contratações. Acesse o link.

Os desafios na gestão de resíduos sólidos e de logística reversa no Estado de São Paulo

Palestra de Patricia Iglecias - Presidente da CETESB

Instituto Ecoar colabora com o programa de sustentabilidade da Rio Tinto

A presidente do Ecoar, Miriam Duailibi, a convite da Rio Tinto, vem trabalhando presencialmente com a equipe do escritório de São Paulo e remotamente com a equipe de São Luís, questões relevantes para a sustentabilidade.

Simpósio de Educação Ambiental em Santana do Parnaíba

Dr. Emilio Carlos F. Soares, Secretário de Planejamento e Meio Ambiente de Santana do Parnaíba e Luciana, diretora, e Silzeni de Angelo Lopes, coordenadora de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente de Osasco