NOVO ENDEREÇO: Rua Catiguá, 159 – sala 601 – Tatuapé – São Paulo-SP – CEP 03065-030 | Veja como chegar


O que fazemos

1. Projetos de Criação e Fortalecimento de Cooperativas de Catadores de Resíduos Sólidos. Educação Ambiental e Geração de Renda a comunidades vulneráveis:

Fortalecer e organizar os catadores(as) da Região Metropolitana de São Paulo

Beneficiários: 13 cooperativas da região metropolitan oeste de São Paulo

Parceiros: secretaria Nacional da Economia Solidária

Financiador: Ministério do Trabalho e Emprego

Resumo:  Este projeto tem como objetivo fortalecer a organização dos catadores da região Metropolitana de São Paulo/Oeste bem como consolidar a Rede de comercialização iniciada através das ações do Projeto Cataforte. Inclui ações na busca de envolver catadores não organizados e pessoas em situação de miséria na perspectiva do trabalho coletivo com base nos princípios da economia solidária e do cooperativismo. 

Inclusão de Catadores e Estruturação Produtiva de Cooperativa de Coleta Seletiva

Beneficiário: Cooperpac

Localização:  APA do Bororé-Colônia

Financiador:  FEMA/SVMA/Prefeitura de São Paulo

Resumo: O projeto tem por objetivo prestar assessoria técnica, administrativa e jurídica para uma cooperativa de materiais recicláveis visando sua auto-gestão. Essa cooperativa há 02 anos vem trabalhando de forma muito precária. O trabalho do Ecoar visa assessorar o grupo que compõe a cooperativa em todas suas dimensões que vão desde a ampliação da articulação local, ampliação do trabalho de educação ambiental na área de abrangência até o fomento e/ou aprofundamento do trabalho em rede e organização de sua documentação. 

Educação ambiental, Cidadania e Cadeia Produtiva da Reciclagem

Beneficiário: Cooperativa de Reciclagem Chico Mendes

Localização:  Zona Leste de São Paulo

Financiador: FEMA/SVMA/Prefeitura de São Paulo

Resumo: Expansão do trabalho de educação ambiental e de produção da cooperativa visando o aprimoramento do programa de coleta seletiva com a disseminação dos princípios da Educação Ambiental nas comunidades da região de São Mateus e adjacências. Melhoria na gestão da cooperativa, capacitando seus participantes para administrarem a cooperativa de forma mais eficiente e eficaz visando a utilização total de sua capacidade de coleta, produção e comercialização dos materiais recicláveis, bem como melhoria na renda média de cada cooperado

 

2. Projetos de Formação de Consciência Ambiental e Carboneutralização:

Jogando pelo Meio Ambiente

Beneficiários: Esporte Clube Corinthians e Esporte Clube Palmeiras

Parceria: Nova Estratégia Projetos com Causa

Patrocinador: Banco Cruzeiro do Sul

Resumo: O projeto é uma iniciativa inédita no futebol mundial. Além de neutralizar as emissões decorrentes da locomoção aerea e terrestre dos times envolvidos, o projeto planta mais 100 árvores  a  cada jogo e a cada gol dos times, 200 gols a cada pênalti defendido e promove um amplo programa de educação ambiental, sensibilização e  conscientização das torcidas, mantendo um site permanente com posts ambientais, quizz e outras informações, 04 programas semanais com temas socioambientais na  TV Corinthians e varias outras ações de comunicação social nos estádios onde ocorrem os jogos.

O projeto promove também programas de coleta seletiva nas sedes do Banco Cruzeiro do Sul, patrocinador da iniciativa, dos clubes e dos centros de treinamento, além de apoiar cooperativas de reciclagem.

 

3. Projetos de Capacitação de Professores, Gestores Públicos, Lideranças.

Ecoviver, a arte de viver e transformar o meio.

Beneficiários: professores e alunos de escolas públicas de 23 cidades dos estados de São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul.

Parceiros: INDES - Ministério da Cultura

Patrocinador: Grupo Ecorodovias

Projeto cultural viabilizado pela Lei Rouanet que visa a difundir a arte e despertar um novo olhar sobre a realidade, junto a comunidades e alunos de escolas públicas, mostrando como é possível refletir
e debater questões urgentes ligadas à sustentabilidade por meio de ricas manifestações artísticas. Os professores participam de workshops de criação e de oficinas culturais, quando são instrumentalizados para desenvolver o projeto e trabalhar de forma criativa, com acompanhamento constante da equipe do projeto. Os trabalhos são apresentados e compartilhados com a comunidade em mostras artísticas gratuitas, que acontecem nas escolas participantes. 

Formação de Professores de Cubatão

Beneficiários: Professores da Rede Municipal de Educação de Jovens e Adultos

Parceiros: Secretaria Municipal de Educação

Patrocinador: Petrobras

Resumo: Disponibilização de conhecimento aprofundado sobre os princípios e fundamentos da sustentabilidade e sua aplicação em sala de aula, abordagem de temas contemporâneos como aquecimento global e mudanças climáticas, biodiversidade, consumo e resíduos, tecnologias e práticas sustentáveis.

 

4. Gestão de Resíduos e Logística Reversa de Empresas

Promovendo a Coleta Seletiva de Embalagens

Beneficiários: catadores da Coopernova Cotia- Cooperativa de Reciclagem;

Parceiros: Supermercado Pedroso;

Patrocinador: Camil Alimentos

Resumo: Programa d Educação Ambiental com os clients do Mercado e implantação de Ponto de Entrega Voluntária de Resíduos Sólidos  - PEV – no Supermercado Pedroso, em Cotia-SP e doação dos mesmos à Coopernova para triagem e venda do materiais recicláveis, gerando renda adicional a mais de 50 catadores.

Em um ano de funcionamento o PEV recolheu mais de 50 toneladas de resíduos que seriam destinados aos aterros da região, prolongando sua vida útil.

O PEV faz parte do programa de Logistica Reversa da Camil Alimentos.