PublicaçõesKit de Educação Ambiental São 06 cartilhas fartamente ilustradas, destinadas a estudantes do ensino funamnetal I e II, com os seguintes temas:
Roteiro e Textos: Miriam Duailibi Coordenação: Anna Maria Brasil Projeto Gráfico: Diego Duailibi Ilustrações: Fabio Oliveira e Diego Duailibi Brasil Sustentvel Editora – 2013.
Ciranda das Águas O Instituto Ecoar para a Cidadania, em parceria com a Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano do Ministério do Meio Ambiente (SRHU/MMA), e a Itaipu Binacional, publica o livro Ciranda das Águas, tecendo rede de boas praticas e apoio a ação local. A publicação apresenta um panorama da água na atualidade e relata experiências de boas praticas de gestão integrada de recursos hídricos e recuperação ambiental na territorialidade das bacias hidrográficas, com foco especial no programa Cultivando Água Boa, implementado pela Itaipu na Bacia do Paraná 3. A expectativa é de que a identificação e a valorização dessas ações possam contribuir para a sua disseminação junto aos gestores locais e ao grande publico e acarretem também a reversão de passivos socioambientais. O livro está sendo distribuído a gestores de meio ambiente em todos os municípios brasileiros. Coordenação do projeto: João Bosco Senra, Nelton Friederich, Miriam Duailibi Roteiro e textos: Miriam Duailibi Colaboração: Franklin de Paula Junior, Jair Kotz, Silvana Vitorassi Produção Gráfica: Diego Aguero
A Serie Descobrindo o Meio Ambiente O Instituto Ecoar para a Cidadania, em parceria com Flying Rivers Consultoria Ambiental e Sá Editora criou e elaborou a serie Descobrindo o Meio Ambiente, publicações dedicadas as crianças na faixa etária de seis a dez anos, estudantes das escolas públicas do Estado de São Paulo. Composta por 04 livros do aluno e Guias de Atividades para Professores, segue um caminho metodológico que visa despertar a curiosidade e o encantamento da criança pela vida, incentivando-a a explorar o mundo, compartilhar descobertas, nela fomentando a paixão de conhecer para transformar o mundo. A série oferece um suporte teórico conceitual aos professores assim como narra detalhadamente diversas atividades a serem realizadas em sala de aula. Coordenação do projeto: Andre Gomes, Eliana Sá, Miriam Duailibi Roteiro e pesquisa: Instituto Ecoar para Cidadania Textos Livro do Aluno: Lucia Góes, Sheila Gomes Textos Guia de Atividades; Miriam Duailibi, Débora Teixeira, Gabriela Priolli.
Energia: Força da Vida, Guia de Atividades Energia: Força da Vida Natureza-Vida: Ciclos e Transformações Natureza-Vida: Ciclos e Transformações, Guia de Atividades Água-Vida: Uma Aventura Molhada, Guia de Atividades Água-Vida: Uma Aventura Molhada
Agenda 21 do Município de Pilar do Sul - Em agosto de 2005, o Instituto ECOAR para a Cidadania deu início ao processo de construção da Agenda 21 de Pilar do Sul. A Agenda 21 de Pilar foi fruto de um processo participativo de construção de uma agenda de ações integradas que buscam contribuir para a elaboração e implementação de políticas públicas, orientadas para o desenvolvimento local sustentável.
Para garantir sua representatividade e legitimidade, o processo de elaboração da Agenda, contou com a participação de diversos grupos comunitários, representantes do poder público, comunidade escolar, comerciantes, conselhos, ONG’s, sindicatos e demais organizações da sociedade civil. Sua construção foi tecida pouco a pouco, respeitando o tempo de aprendizagem de cada grupo, suas diferenças e suas semelhanças, buscando valorizar a troca de experiências e conhecimentos entre todos os atores envolvidos. Os temas que compõe a Agenda 21 de Pilar, foram definidos coletivamente durante os encontros com a comunidade tanto na área urbana quanto na área rural. A metodologia para construção da Agenda 21 de Pilar, baseou-se na publicação Passo a Passo da Agenda 21 Local e utilizou a metodologia do Instituto Ecoar para a Cidadania titulada Oficina de Futuro que consiste na elaboração de um diagnóstico e um planejamento participativo que contribuiu para o mapeamento dos sonhos e dos problemas das comunidades. A realização dos Diálogos Abertos propiciou diversos encontros entre o poder público e os cidadãos que elegeram como prioritários os seguintes temas: Agricultura; Cultura; Esporte & Lazer; Geração de Trabalho & Renda; Meio Ambiente & Saneamento Básico; Saúde; Participação & Mobilização Social; Educação; Segurança e Juventude.
Como esses temas se apresentam para a comunidade? Quais os desafios? Que ações são propostas? Quais as responsabilidades de cada um? O que pode ser feito a curto, médio e longo prazo? Todas essas questões foram discutidas pelos participantes e estão contidas na Agenda 21 de Pilar do Sul.
Revista Balanço do Projeto Bacias Irmãs - Construindo Capacidade na Sociedade Civil para a Gestão de Bacias Hidrográficas O Projeto Bacias Irmãs teve início em 2001 com o propósito de desenvolver um projeto que contemplasse educação ambiental e desenvolvimento comunitário, intercâmbio estudantil e pesquisa entre 3 parceiros: Instituto ECOAR para a Cidadania, York University no Canadá e Universidade de São Paulo. Nosso objetivo, com esse projeto, foi encarar o desafio e contribuir para a ampliação do alcance democrático do sistema de governança sustentável da água, desenvolver técnicas, metodologias e trocar experiências em ambos os países, assim como aumentar a participação de representantes da sociedade civil, que se encontram tradicionalmente não representados, nos fóruns de tomada de decisão nos recursos hídricos. Decidiu-se então, desenvolver as atividades nas bacias hidrográficas que a Universidade de York e os dois campi da Universidade de São Paulo compartilham com as comunidades do entorno. A revista digital sobre o balanço do Projeto Bacias Irmãs teve como finalidade apresentar para os parceiros, grupos comunitários envolvidos, comunidade acadêmica e demais interessados as atividades realizadas ao longo do Projeto. A revista apresenta: informações sobre as instituições responsáveis, sobre as bacias do Pirajussara, Piracicamirim e Black Creek; caracterização socioambiental sobre o Pirajussara, pesquisas sobre as percepções socioambientais nos rios Pirajussara e Piracicamirim; intercâmbio acadêmico entre a Universidade de São Paulo, Instituto Ecoar e York University; caminho metodológico para a mobilização social dos grupos de intervenção comunitária; informações sobre cada grupo de intervenção comunitária nas 3 bacias e conclusões sobre a experiência. Clique aqui para fazer o download
Manual para Elaboração, Administração e Avaliação de Projetos Socioambientais - este manual é uma publicação da Coordenadoria de Planejamento Ambiental Estratégico e Educação Ambiental da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, planejado para orientar os interessados na elaboração e gestão de projetos socioambientais. Produzido com a contribuição do Instituto ECOAR para Cidadania, apresenta os conceitos fundamentais para a elaboração de um projeto e esclarece as dúvidas mais freqüentes, embora não esgote o assunto.
Autor: Christiane Godoy e Mariana Ferraz Duarte - Instituto ECOAR para Cidadania.
Editora: São Paulo (Estado) Secretaria do Meio Ambiente/Coordenadoria de Coordenadoria e Planejamento Ambiental Estratégico e Educação Ambiental - CPLEA Clique aqui para fazer o download
Um Sonho de Energia - Livro do professor e Guia de atividades Kit paradidático, que contém um Livro que, de forma compreensível a leigos, conta a história do uso e domínio da energia no Planeta, enfocando os impactos socioambientais positivos e negativos de cada fonte energética utilizada ao longo dos séculos pela espécie humana. Faz parte do kit um Guia de Atividades cujo tema gerador é a Energia e que propõe ao educador ou educadora, de forma rica e estimulativa, criar e reinventar metodologias educativas para trabalhar com os alunos dentro e fora da sala de aula. Autores: Miriam Duailibi, Jose Domingos Vasconcellos, Gilberto di Palma Pesquisa: instituto Ecoar para Cidadania
Agenda 21 do Pedaço - cartilha metodológica, relatando o processo de construção da agenda 21 das comunidades. Editada em várias versões para diversos projetos.
Avaliando a Educação Ambiental no Brasil - segundo volume da coleção Gaia-Ecoar de Educação ambiental, a obra traz os resultados da avaliação de materiais impressos de todo o Brasil e diretrizes para a elaboração de novos materiais para a área de EA. Lançado em 1996.
Organizaçao: Larissa Barbosa e Rachel Trajber
Cadernos de Educação Ambiental - material paradidático para educadores e educadoras da região do Pantanal, contendo um livro texto abordando dez temas considerados relevantes para as comunidades locais e o relato de experiências exitosas de Educação Ambiental promovidas por ongs, órgãos públicos e entidades privadas locais.Projeto realizado em parceria com o WWF-Brasil. Coordenação: Miriam Duailibi e Irineu Tamaio Textos: Miriam Duailibi, Viviane Junqueira Pesquisa: Instituto Ecoar para Cidadania. Colaboraçao: Rachel Trajber, Marcos Sorrentino, Sergio Dialetachi
Cadernos do III e do IV Fórum de Educação Ambiental - o ECOAR organizou em 1995, os Anais do III Fórum de Educação Ambiental, na forma de cadernos, material de agradável leitura e ampla divulgação, atingindo, além de seus participantes, demais educadores e interessados no tema Educação Ambiental.
Agenda 21 do Obati - construída participativamente com as comunidades que vivem no entorno da faixa dutoviária Obati, traz um plano de ações e um cronograma de atividades para a melhoria da qualidade de vida destas populações. Parte integrante do projeto Convivência e Parceria realizado para a Petrobrás.
Manual Latino Americano de Educação Ambiental - o ECOAR co-editou, em 1995 (em parceria com o Conselho de Educação de Adultos para a América Latina-CEAAL e com a Rede Mulher de Educação ) o Manual Latino Americano de Educ-Ação Ambiental (ed. Gaia).
|