Pela Construção de uma Sociedade Sustentável, seminário em Fortaleza que contou com a participação de Fritjof Capra e Miriam Duailibi

14/04/2004

O tema Educação para a Sustentabilidade foi discutido em um Seminário, que reuniu ambientalistas no Centro de Convenções Meridional, na Aldeota, em Fortaleza. O seminário foi realizado durante todo o dia 30 de março com a participação do cientista, ambientalista e físico austríaco Fritjof Capra e da jornalista e ambientalista Miriam Duailibi, coordenadora do Instituto Ecoar para Cidadania.

’’Precisamos de uma definição operacional do conceito sustentabilidade, ou seja, como pô-lo em prática. Está claro que não precisamos criar sociedades sustentáveis do zero, e sim ir remodelando as já existentes inspirados no desenho e funcionamento dos ecossistemas. É possível manter os negócios e a tecnologia sem prejudicar o meio ambiente. O primeiro passo é compreender como a natureza vem sustentando a vida há seis bilhões de anos’’, disse Capra em sua palestra.

Para Capra, essa compreensão é o que chama de ’’alfabetização ecológica’’, que deve ser ensinada nas escolas de ensino fundamental, nas universidades, aos políticos, empresários e profissionais de todas as áreas. Capra ressaltou sua parceria com o Ecoar no esforço de implementar uma pedagogia de educação para uma vida sustentável nas várias instâncias do ensino formal no Brasil. Embora os princípios da ecologia sejam universais, Capra frisa que os educadores brasileiros estão trabalhando na recriação da metodologia exposta para adaptá-la à realidade do País, já que se tratam de contextos econômicos, sociais, culturais, históricos e ambientais diferentes.

Miriam Duailibi, do Instituto Ecoar de São Paulo, mostrou experiências positivas desenvolvidas pela organização não-governamental que coordena, na elaboração e implementação participativa da “Agenda 21 do “Pedaço’’ , método de planejamento participativo para a promoção do desenvolvimento local sustentável local, levando em conta as especificidades ambientais, sociais, culturais, econômicas e políticas de cada microrregião.

No final da tarde foi ralizada uma mesa redonda com a participação de Fritjof Capra, Miriam Duailibi e Pedro Ivo Batista, representante do Ministério do Meio Ambiente e responsável pela Agenda 21 nacional.

O seminário foi idealizado e realizado pela ONG Terrazul, com apoio da Associação dos Amigos da Prainha do Canto Verde, Fórum Cearense do Meio Ambiente, Fórum em Defesa da Zona Costeira do Ceará, Fórum Brasileiro de ONGs e Movimentos Sociais para o Meio Ambiente e Desenvolvimento, Fundação Cepema e O POVO.

Miriam e Capra estiveram também reunidos com diversas ongs locais que lhes expuseram os principais problemas que enfrentam no Ceará, especialmente os confrontos com a política desenvolvimentista do estado.

Participaram também de uma reunião com representantes dos sindicatos e do Partido dos Trabalhadores, promovida pelo ambientalista e deputado federal João Alfredo e pelo vereador, ambientalista e professor Pinheiro.

Instituto Terrazul
Av. Santos Dumont, 1267 - loja, 4, Aldeota
CEP 60150-060, Fortaleza
Fone: 3088-5618 e 9948-4489.
insterra@matrix.com.br


Outras notícias:

19/12/2018
CAIXA POSTAL ECOAR
ENDEREÇO PARA CORRESPONDÊNCIAS PARA O ECOAR: CAIXA POSTAL 79626 - CEP.: 03064-970

30/11/2018
Instituto Ecoar colabora com o programa de sustentabilidade da Rio Tinto
A presidente do Ecoar, Miriam Duailibi, a convite da Rio Tinto, vem trabalhando presencialmente com a equipe do escritório de São Paulo e remotamente com a equipe de São Luís, questões relevantes para a sustentabilidade.

01/10/2018
Entrevista Miriam Duailibi TV Aparecida
Acesse o link e assista e entrevista.

26/09/2018
Observatório da Governança das Águas - OGA
Acesse e conheça o OGA. O INSTITUTO ECOAR FAZ PARTE DESSE OBSERVATÓRIO TÃO IMPORTANTE NO TEMA.

26/09/2018
MUDANÇAS CLIMÁTICAS - Notícias
Para saber mais sobre as mudanças climáticas em curso, clique no link do material elaborado pelo Instituto ClimaInfo ( www.climainfo.org.br ), organização na qual a presidente do Ecoar participa como conselheira.

18/09/2018
Guias de EA da ESEC Caetés e RVS Gurjaú
Elaborados os Guias de Educação Ambiental da Estação Ecológica de Caetés e do Refúgio da Vida Silvestre Matas do Gurjaú.

17/09/2018
REGULAMENTO DE COMPRAS E CONTRATAÇÕES DO INSTITUTO ECOAR PARA A CIDADANIA
Com base no MROSC, desde 2017 o Ecoar instituiu o Regulamento Interno de Compras e Contratações. Acesse o link.

13/07/2018
Exposições Fotográficas Itinerantes PE
Ecoar realiza exposições fotográficas sobre Unidades de Conservação em Pernambuco

14/03/2018
Fórum Mundial da Água e Fórum Alternativo Mundial da Água
O Instituto Ecoar que compreende a água como direito e não mercadoria, estará participando ativamente do Fórum Mundial da Água que acontecerá em Brasília de 18 a 22 de março, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães e também do Fórum Alternativo Mundial da Água – FAMA, que terá lugar na Universidade de Brasília de 17 a 22 de março e da Vila Cidadã no estádio Mané Garrincha. Acompanhe nossa agenda

30/01/2018
ECOAR, SENAES e REDE VERDE SUSTENTÁVEL
Conheça o projeto Fortalecer e Organizar os Catadores da Região Metropolitana de São Paulo. Clique aqui para visitar o site do projeto!



Veja todas as notícias