Seminário de Alfabetização Ecológica com Fritjof Capra na sede da Natura em Cajamar

15/04/2004

“O que nós ensinamos e praticamos é uma pedagogia que chamamos de educação para uma vida sustentável. Nós esperamos que as características chave de nossa pedagogia possam ser adaptadas ao contexto brasileiro com a colaboração dos educadores brasileiros”.
Com estas palavras o físico, teórico de sistemas, ecologista e escritor Fritjof Capra abriu o Seminário de capacitação que proferiu para os educadores e educadoras do Ecoar no último dia 26 de março, na sede da Natura, em Cajamar.


O Instituto Ecoar vem a dois anos atuando em parceria com Capra e o Center for Ecoliteracy de Berkeley, California no que concerne à pesquisa e estudos das pedagogias utilizadas pelo CEL, especialmente aquela que é aplicada nas escolas do ensino fundamental, a alfabetização ecológica.

As inúmeras similaridades entre a educação ambiental praticada há mais de uma década pelo Instituto Ecoar e a ecoalfabetização, fez com que as duas Ongs estabelecessem uma relação de troca e de estudos.

Aproveitando sua vinda ao Brasil para participar de vários seminários - entre eles o de Alfabetização Ecológica, Ecodesign e Gerenciamento Ecológico, em conjunto com a coordenadora do Ecoar, Miriam Duailibi em Fortaleza (saiba o que foi o evento neste site) –, Capra reuniu-se durante todo o dia com a equipe do Ecoar, e alguns convidados especiais, para expor o arcabouço conceitual que fundamenta o trabalho do CEL, ouvir a experiência do Instituto Ecoar e debater a re-edição ou re-criação desta experiência no Brasil.

Na ocasião, Capra e os “ecoandos” conheceram as agradabilíssimas instalações da Natura em Cajamar, projetadas segundo os princípios básicos do ecodesign.


Para a equipe do Ecoar, seus convidados e para os representantes da Natura que também participaram do evento, o Seminário foi um marco significativo para o embasamento conceitual e metodológico do Centro Ecoar de Educação para Sustentabilidade.

Registramos aqui os agradecimentos de toda equipe a Fritjof Capra pela generosidade de compartilhar conosco seu saber e conhecimento e à Natura por ter proporcionado as condições necessárias para viabilizar o evento.


Outras notícias:

19/12/2018
CAIXA POSTAL ECOAR
ENDEREÇO PARA CORRESPONDÊNCIAS PARA O ECOAR: CAIXA POSTAL 79626 - CEP.: 03064-970

30/11/2018
Instituto Ecoar colabora com o programa de sustentabilidade da Rio Tinto
A presidente do Ecoar, Miriam Duailibi, a convite da Rio Tinto, vem trabalhando presencialmente com a equipe do escritório de São Paulo e remotamente com a equipe de São Luís, questões relevantes para a sustentabilidade.

01/10/2018
Entrevista Miriam Duailibi TV Aparecida
Acesse o link e assista e entrevista.

26/09/2018
Observatório da Governança das Águas - OGA
Acesse e conheça o OGA. O INSTITUTO ECOAR FAZ PARTE DESSE OBSERVATÓRIO TÃO IMPORTANTE NO TEMA.

26/09/2018
MUDANÇAS CLIMÁTICAS - Notícias
Para saber mais sobre as mudanças climáticas em curso, clique no link do material elaborado pelo Instituto ClimaInfo ( www.climainfo.org.br ), organização na qual a presidente do Ecoar participa como conselheira.

18/09/2018
Guias de EA da ESEC Caetés e RVS Gurjaú
Elaborados os Guias de Educação Ambiental da Estação Ecológica de Caetés e do Refúgio da Vida Silvestre Matas do Gurjaú.

17/09/2018
REGULAMENTO DE COMPRAS E CONTRATAÇÕES DO INSTITUTO ECOAR PARA A CIDADANIA
Com base no MROSC, desde 2017 o Ecoar instituiu o Regulamento Interno de Compras e Contratações. Acesse o link.

13/07/2018
Exposições Fotográficas Itinerantes PE
Ecoar realiza exposições fotográficas sobre Unidades de Conservação em Pernambuco

14/03/2018
Fórum Mundial da Água e Fórum Alternativo Mundial da Água
O Instituto Ecoar que compreende a água como direito e não mercadoria, estará participando ativamente do Fórum Mundial da Água que acontecerá em Brasília de 18 a 22 de março, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães e também do Fórum Alternativo Mundial da Água – FAMA, que terá lugar na Universidade de Brasília de 17 a 22 de março e da Vila Cidadã no estádio Mané Garrincha. Acompanhe nossa agenda

30/01/2018
ECOAR, SENAES e REDE VERDE SUSTENTÁVEL
Conheça o projeto Fortalecer e Organizar os Catadores da Região Metropolitana de São Paulo. Clique aqui para visitar o site do projeto!



Veja todas as notícias