Ecoar assina contrato para a restauração do Clube União Lyra Serrano, sítio da Vila de Paranapiacaba, tombada pelo Patrimônio Histórico

03/06/2004

O Inst. Ecoar e a Petrobras assinaram, sexta feira dia 28/05/04, o contrato, fruto do convênio firmado entre o Ecoar e a Prefeitura de Santo André, para a recuperação do Clube União Lyra Serrano, sítio da Vila de Paranapiacaba, tombada pelo Patrimônio Histórico, Natural, Cultural e Arquitetônico e também pela Unesco, como Reserva da Biosfera de São Paulo.

O Clube integra o patrimônio público da Prefeitura Municipal de Santo André.

Participam da cerimônia o prefeito João Avamileno, o gerente-geral da Refinaria de Capuava, Giampaolo Foschini Di Donato, o coordenador Regional de Comunicação São Paulo-Sul da Petrobras, José Aparecido Barbosa e a coordenadora geral do Instituto Ecoar, Miriam Duailibi.

O patrocínio da Petrobras possibilitará a implantação de medidas e políticas de proteção e valorização do sítio histórico e natural do Clube União Lyra Serrano, como restauro e conservação de equipamentos históricos, viabilização de programas de educação ambiental e patrimonial, monitoramento e divulgação do patrimônio nacional. Permitirá também a instalação do Centro de Referências em Cultura, Esporte e Lazer de Paranapiacaba, implantação e apoio às atividades culturais e de marketing ambiental do Parque Natural Municipal Nascentes
de Paranapiacaba.

A restauração do Clube União Lyra Serrano devolve a Paranapiacaba, em suas características originais, o prédio que atualmente é palco do Festival de Inverno e dos eventos sociais da Vila. A sua construção, fruto da união entre a Sociedade Recreativa Lyra da Serra e o Clube Serrano Football, data de 1907, com ampliação em 1938, quando o espaço adquire seu formato atual. A obra foi uma das últimas realizadas pelos ingleses na Vila de Paranapiacaba.





Outras notícias:

19/12/2018
CAIXA POSTAL ECOAR
ENDEREÇO PARA CORRESPONDÊNCIAS PARA O ECOAR: CAIXA POSTAL 79626 - CEP.: 03064-970

30/11/2018
Instituto Ecoar colabora com o programa de sustentabilidade da Rio Tinto
A presidente do Ecoar, Miriam Duailibi, a convite da Rio Tinto, vem trabalhando presencialmente com a equipe do escritório de São Paulo e remotamente com a equipe de São Luís, questões relevantes para a sustentabilidade.

01/10/2018
Entrevista Miriam Duailibi TV Aparecida
Acesse o link e assista e entrevista.

26/09/2018
Observatório da Governança das Águas - OGA
Acesse e conheça o OGA. O INSTITUTO ECOAR FAZ PARTE DESSE OBSERVATÓRIO TÃO IMPORTANTE NO TEMA.

26/09/2018
MUDANÇAS CLIMÁTICAS - Notícias
Para saber mais sobre as mudanças climáticas em curso, clique no link do material elaborado pelo Instituto ClimaInfo ( www.climainfo.org.br ), organização na qual a presidente do Ecoar participa como conselheira.

18/09/2018
Guias de EA da ESEC Caetés e RVS Gurjaú
Elaborados os Guias de Educação Ambiental da Estação Ecológica de Caetés e do Refúgio da Vida Silvestre Matas do Gurjaú.

17/09/2018
REGULAMENTO DE COMPRAS E CONTRATAÇÕES DO INSTITUTO ECOAR PARA A CIDADANIA
Com base no MROSC, desde 2017 o Ecoar instituiu o Regulamento Interno de Compras e Contratações. Acesse o link.

13/07/2018
Exposições Fotográficas Itinerantes PE
Ecoar realiza exposições fotográficas sobre Unidades de Conservação em Pernambuco

14/03/2018
Fórum Mundial da Água e Fórum Alternativo Mundial da Água
O Instituto Ecoar que compreende a água como direito e não mercadoria, estará participando ativamente do Fórum Mundial da Água que acontecerá em Brasília de 18 a 22 de março, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães e também do Fórum Alternativo Mundial da Água – FAMA, que terá lugar na Universidade de Brasília de 17 a 22 de março e da Vila Cidadã no estádio Mané Garrincha. Acompanhe nossa agenda

30/01/2018
ECOAR, SENAES e REDE VERDE SUSTENTÁVEL
Conheça o projeto Fortalecer e Organizar os Catadores da Região Metropolitana de São Paulo. Clique aqui para visitar o site do projeto!



Veja todas as notícias