NOVO ENDEREÇO: Rua Catiguá, 159 – sala 601 – Tatuapé – São Paulo-SP – CEP 03065-030 | Veja como chegar


Fritjof Capra no Brasil

10/01/2005

A convite da Mútua, Caixa de Assistência dos Profissionais do CREA e com a articulação do Ecoar, o renomado físico, escritor e ecologista Fritjof Capra esteve no Brasil para uma temporada de duas semanas.

A primeira cidade visitada foi Curitiba, onde proferiu duas palestras abordando os temas da Globalização, Desenvolvimento e Humanização e também Transgenia e a Questão Energética. O auditório da Federação das Indústrias do Paraná foi pequeno para o público de 3500 pessoas, em sua maioria, engenheiros, arquitetos e agrônomos associados ao CREA-PR que ali compareceu.
Capra enfatizou a importância do papel dos profissionais ligados à área de construção civil assim como aos ligados às áreas agrícolas no redesenho de estruturas mais ecológicas e menos impactantes.
Pronunciou-se também fortemente contra os transg6enicos e as empresas de biotecnologia que classificou de desonestas por estarem proclamando os alimentos transgênicos como a solução para a fome no mundo, enquanto a intenção primeira de tais empresas é de aumentar seus lucros com a venda dos herbicidas e pesticidas que elas mesmas fabricam.
Lembrou que a chamada “revolução verde”, nos anos 70 fez a mesma promessa e que hoje já sabemos que a fome não advém da falta de alimentos, mas da forma injusta como a renda e a riqueza são distribuídas no Planeta.

Capra e a coordenadora do Ecoar, Miriam Duailibi, foram recebidos para almoço pelo governador Roberto Requião, onde discutiram a situação ambiental do Paraná, especialmente a elogiável postura contra o plantio, a circulação e o transporte pelos portos do estado de sementes transgênicas que o governo Requião adotou.

Ainda em sua estada, reuniram-se com a diretoria da Itaipu Binacional, onde o presidente Jorge Sameck e o Diretor de Coordenação Nelton Friederich lhes apresentaram o Programa Cultivando Água Boa, que conta com a consultoria de Moema Viezzer, uma das fundadoras do Ecoar, para a construção da Agenda 21 do Pedaço nas comunidades do entorno do lago de Itaipu.

Capra mostrou-se bastante impressionado com o projeto e elogiou muito a mudança de atitude da hidroelétrica que, a partir de uma orientação do Presidente Lula, passou a ver a água, não só como fonte de energia e de lucros para a empresa, mas como fonte e curso de vida para as comunidades ali residentes.

Do Paraná, Capra seguiu para a Bahia onde proferiu palestra para 1200 convidados do CREA-BA, no Centro de Convenções Fiesta Bahia.

Finalizando sua viagem, esteve em Belo Horizonte onde mais de 3000 o aplaudiram de pé, no Marista Hall. Esteve também reunido com a Rede Pitágoras de Ensino, com alunos do Sebrae e com uma associação de empresários que trabalha fortemente com os conceitos da qualidade e da sustentabilidade.


Outras notícias:

10/12/2021
Novo endereço eletrônico do Instituto Ecoar!
https://www.institutoecoar.org/

22/06/2021
Morte e vida da pequena empresa no pós-pandemia
Gigantes do varejo monopolizam como nunca as vendas e arruinam milhões de empreendedores. Mas cresce tendência oposta: o consumo consciente e local, oportunidade para recuperar economia, caso haja políticas públicas robustas… Leia toda a matéria no link https://outraspalavras.net/mercadovsdemocracia/morte-e-vida-da-pequena-empresa-no-pos-pandemia/

13/05/2021
Série "Pertencimento Ambiental"
UNINORTE e BRASIL SUSTENTÁVEL EDITORA

09/03/2021
Comitê do Alto Tietê
Representantes das ONGs ambientalistas - biênio 2021/2023

25/08/2020
New Green Deal europeu é exemplo para o Brasil
Jornal O GLOBO – 24/08/2020 - Pós-Covid abre oportunidade para manufatura nacional recuperar o protagonismo - Por Miriam Duailibi e Paulo Feldmann

09/07/2020
Palestra "A PANDEMIA E A URGÊNCIA DA MUDANÇA DE PARADIGMA CIVILIZATÓRIO" com Miriam Duailibi
Acesse pelo link https://www.youtube.com/channel/UC1F7gbyWTQUF3vQx8ZQXFhA

02/06/2020
Programa "Tramado Junt@s"
Instituto Ecoar, em parceria com a Alampyme e com o LabModa Sustentável desenvolve o projeto Tramado Junt@s e o ancora na instituição, dando mais um passo no cumprimento de sua missão de contribuir para a construção de um mundo mais sustentável, justo e feliz.

11/05/2020
Programa TRAMANDO JUNT@S
As beneficiárias do programa são costureiras imigrantes bolivianas.

18/11/2019
Lançamento do MonitorEA em Brasília
Participação de nossa presidente Miriam Duailibi e encontro histórico, por ocasião do lançamento do MonitorEA em Brasília

18/11/2019
Lançamento do MonitorEA em Brasília
Participação de nossa presidente Miriam Duailibi e encontro histórico, por ocasião do lançamento do MonitorEA em Brasília

Veja todas as notícias