Fritjof Capra no Brasil

10/01/2005

A convite da Mútua, Caixa de Assistência dos Profissionais do CREA e com a articulação do Ecoar, o renomado físico, escritor e ecologista Fritjof Capra esteve no Brasil para uma temporada de duas semanas.

A primeira cidade visitada foi Curitiba, onde proferiu duas palestras abordando os temas da Globalização, Desenvolvimento e Humanização e também Transgenia e a Questão Energética. O auditório da Federação das Indústrias do Paraná foi pequeno para o público de 3500 pessoas, em sua maioria, engenheiros, arquitetos e agrônomos associados ao CREA-PR que ali compareceu.
Capra enfatizou a importância do papel dos profissionais ligados à área de construção civil assim como aos ligados às áreas agrícolas no redesenho de estruturas mais ecológicas e menos impactantes.
Pronunciou-se também fortemente contra os transg6enicos e as empresas de biotecnologia que classificou de desonestas por estarem proclamando os alimentos transgênicos como a solução para a fome no mundo, enquanto a intenção primeira de tais empresas é de aumentar seus lucros com a venda dos herbicidas e pesticidas que elas mesmas fabricam.
Lembrou que a chamada “revolução verde”, nos anos 70 fez a mesma promessa e que hoje já sabemos que a fome não advém da falta de alimentos, mas da forma injusta como a renda e a riqueza são distribuídas no Planeta.

Capra e a coordenadora do Ecoar, Miriam Duailibi, foram recebidos para almoço pelo governador Roberto Requião, onde discutiram a situação ambiental do Paraná, especialmente a elogiável postura contra o plantio, a circulação e o transporte pelos portos do estado de sementes transgênicas que o governo Requião adotou.

Ainda em sua estada, reuniram-se com a diretoria da Itaipu Binacional, onde o presidente Jorge Sameck e o Diretor de Coordenação Nelton Friederich lhes apresentaram o Programa Cultivando Água Boa, que conta com a consultoria de Moema Viezzer, uma das fundadoras do Ecoar, para a construção da Agenda 21 do Pedaço nas comunidades do entorno do lago de Itaipu.

Capra mostrou-se bastante impressionado com o projeto e elogiou muito a mudança de atitude da hidroelétrica que, a partir de uma orientação do Presidente Lula, passou a ver a água, não só como fonte de energia e de lucros para a empresa, mas como fonte e curso de vida para as comunidades ali residentes.

Do Paraná, Capra seguiu para a Bahia onde proferiu palestra para 1200 convidados do CREA-BA, no Centro de Convenções Fiesta Bahia.

Finalizando sua viagem, esteve em Belo Horizonte onde mais de 3000 o aplaudiram de pé, no Marista Hall. Esteve também reunido com a Rede Pitágoras de Ensino, com alunos do Sebrae e com uma associação de empresários que trabalha fortemente com os conceitos da qualidade e da sustentabilidade.


Outras notícias:

19/12/2018
CAIXA POSTAL ECOAR
ENDEREÇO PARA CORRESPONDÊNCIAS PARA O ECOAR: CAIXA POSTAL 79626 - CEP.: 03064-970

30/11/2018
Instituto Ecoar colabora com o programa de sustentabilidade da Rio Tinto
A presidente do Ecoar, Miriam Duailibi, a convite da Rio Tinto, vem trabalhando presencialmente com a equipe do escritório de São Paulo e remotamente com a equipe de São Luís, questões relevantes para a sustentabilidade.

01/10/2018
Entrevista Miriam Duailibi TV Aparecida
Acesse o link e assista e entrevista.

26/09/2018
Observatório da Governança das Águas - OGA
Acesse e conheça o OGA. O INSTITUTO ECOAR FAZ PARTE DESSE OBSERVATÓRIO TÃO IMPORTANTE NO TEMA.

26/09/2018
MUDANÇAS CLIMÁTICAS - Notícias
Para saber mais sobre as mudanças climáticas em curso, clique no link do material elaborado pelo Instituto ClimaInfo ( www.climainfo.org.br ), organização na qual a presidente do Ecoar participa como conselheira.

18/09/2018
Guias de EA da ESEC Caetés e RVS Gurjaú
Elaborados os Guias de Educação Ambiental da Estação Ecológica de Caetés e do Refúgio da Vida Silvestre Matas do Gurjaú.

17/09/2018
REGULAMENTO DE COMPRAS E CONTRATAÇÕES DO INSTITUTO ECOAR PARA A CIDADANIA
Com base no MROSC, desde 2017 o Ecoar instituiu o Regulamento Interno de Compras e Contratações. Acesse o link.

13/07/2018
Exposições Fotográficas Itinerantes PE
Ecoar realiza exposições fotográficas sobre Unidades de Conservação em Pernambuco

14/03/2018
Fórum Mundial da Água e Fórum Alternativo Mundial da Água
O Instituto Ecoar que compreende a água como direito e não mercadoria, estará participando ativamente do Fórum Mundial da Água que acontecerá em Brasília de 18 a 22 de março, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães e também do Fórum Alternativo Mundial da Água – FAMA, que terá lugar na Universidade de Brasília de 17 a 22 de março e da Vila Cidadã no estádio Mané Garrincha. Acompanhe nossa agenda

30/01/2018
ECOAR, SENAES e REDE VERDE SUSTENTÁVEL
Conheça o projeto Fortalecer e Organizar os Catadores da Região Metropolitana de São Paulo. Clique aqui para visitar o site do projeto!



Veja todas as notícias