V Fórum de Educação Ambiental

10/01/2005

O V Fórum Brasileiro de Educação Ambiental realizado em Goiânia de 03 a 06 de novembro foi, sem dúvida , um grande sucesso. Mais de 4 000 educadores e educadoras ambientais de todo o país, participaram de dezenas conferências, mesas redondas, oficinas, mini-cursos, testemunhos e atividades paralelas de altíssima qualidade, organizados em torno de 03 eixos temáticos: Política Nacional de Educação Ambiental; Formação d@ Educador@ Ambiental; Redes Sociais e Educação Ambiental.

O Ecoar, ao longo de sua trajetória, sempre se fez presente nos Fóruns de Educação Ambiental, organizando os pré-fóruns regionais, compilando e organizando os documentos e textos dos Fóruns principais, publicando seus anais etc.
A história do Ecoar se confunde com a história da Rebea (Rede Brasileira de Educação Ambiental) e com a dos Fóruns.
Desta feita, o Ecoar sediou a Assessoria de Comunicação do V Fórum e participou das seguintes atividades durante do evento:

Dia 04: Mini-curso Educação para Sustentabilidade – com a lotação da sala esgotada e muitas pessoas na lista de espera, a equipe do Ecoar (Miriam Duailibi, Claudia Cruz e Vinicius Madasio) ministraram um mini-curso onde expuseram à platéia a metodologia desenvolvida pelo Ecoar para projetos de Educação Ambiental junto a comunidades que vivem em áreas de risco socioambiental.
O curso abordou as principais estratégias e ferramentas metodológicas além do arcabouço conceitual que embasa as atividades da instituição.

Apresentou também um estudo de caso referente ao projeto “Educação Ambiental para a implantação do Parque de Carapicuíba”, onde o público pode perceber a aplicação prática e concreta dos conceitos apresentados anteriormente.


Dia 05: A coordenadora do Ecoar, b>Miriam Duailibi, foi convidada pela organização do V Fórum a dar um testemunho sobre a história do Ecoar.
Miriam fez um retrospecto do percurso da entidade, homenageando seus fundadores, os que chegaram depois e deixaram sua marca e a equipe atual.
Ressaltou a importância histórica do Ecoar no percurso da Educação Ambiental no Brasil, destacando sua peculiar característica de formador de quadros. Citou vários educadores e educadoras que, oriundos do Ecoar, hoje estão exercendo cargos de grande importância no poder público e nas grandes Ongs “ecoando”-os.

Conheça você também um pouco da trajetória do Ecoar


Outras notícias:

19/12/2018
CAIXA POSTAL ECOAR
ENDEREÇO PARA CORRESPONDÊNCIAS PARA O ECOAR: CAIXA POSTAL 79626 - CEP.: 03064-970

30/11/2018
Instituto Ecoar colabora com o programa de sustentabilidade da Rio Tinto
A presidente do Ecoar, Miriam Duailibi, a convite da Rio Tinto, vem trabalhando presencialmente com a equipe do escritório de São Paulo e remotamente com a equipe de São Luís, questões relevantes para a sustentabilidade.

01/10/2018
Entrevista Miriam Duailibi TV Aparecida
Acesse o link e assista e entrevista.

26/09/2018
Observatório da Governança das Águas - OGA
Acesse e conheça o OGA. O INSTITUTO ECOAR FAZ PARTE DESSE OBSERVATÓRIO TÃO IMPORTANTE NO TEMA.

26/09/2018
MUDANÇAS CLIMÁTICAS - Notícias
Para saber mais sobre as mudanças climáticas em curso, clique no link do material elaborado pelo Instituto ClimaInfo ( www.climainfo.org.br ), organização na qual a presidente do Ecoar participa como conselheira.

18/09/2018
Guias de EA da ESEC Caetés e RVS Gurjaú
Elaborados os Guias de Educação Ambiental da Estação Ecológica de Caetés e do Refúgio da Vida Silvestre Matas do Gurjaú.

17/09/2018
REGULAMENTO DE COMPRAS E CONTRATAÇÕES DO INSTITUTO ECOAR PARA A CIDADANIA
Com base no MROSC, desde 2017 o Ecoar instituiu o Regulamento Interno de Compras e Contratações. Acesse o link.

13/07/2018
Exposições Fotográficas Itinerantes PE
Ecoar realiza exposições fotográficas sobre Unidades de Conservação em Pernambuco

14/03/2018
Fórum Mundial da Água e Fórum Alternativo Mundial da Água
O Instituto Ecoar que compreende a água como direito e não mercadoria, estará participando ativamente do Fórum Mundial da Água que acontecerá em Brasília de 18 a 22 de março, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães e também do Fórum Alternativo Mundial da Água – FAMA, que terá lugar na Universidade de Brasília de 17 a 22 de março e da Vila Cidadã no estádio Mané Garrincha. Acompanhe nossa agenda

30/01/2018
ECOAR, SENAES e REDE VERDE SUSTENTÁVEL
Conheça o projeto Fortalecer e Organizar os Catadores da Região Metropolitana de São Paulo. Clique aqui para visitar o site do projeto!



Veja todas as notícias