Planejar para a sustentabilidade é a meta das lideranças locais e dos colabores da Suzano Papel e Celulose

10/01/2005

Durante o mês de janeiro de 2005, colaboradores da Suzano Papel e Celulose e as lideranças locais, de diversos segmentos sociais, que moram no seu entorno participarão de oficinas temáticas e de planejamento estratégico, mediadas por técnicos do Instituto Ecoar.

Este conjunto de oficinas faz parte do projeto "MEIO AMBIENTE – Pensando o Presente e Construindo o Futuro", que visa discutir sobre os problemas socioambientais de pessoas envolvidas direta ou indiretamente com a empresa, em cinco municípios do estado de São Paulo - Suzano, Biritiba Mirim, Itapetininga, Mogi das Cruzes e São Paulo – onde a Suzano possui unidades.

Desde outubro de 2004, os educadores do Ecoar trabalham no mapeamento das lideranças locais, e também junto à uma parcela dos funcionários das unidades. Ao longo dos meses subseqüentes foram realizadas atividades de sensibilização, e em especial a ‘ oficina do futuro ’, onde são diagnosticados os problemas, sonhos, expectativas, dificuldades e aspirações de cada indivíduo participante, em relação ao seu pedaço - meio ambiente local.

Ao longo deste mês, cinco grupos elaborarão o plano de ação para a resolução dos problemas socioambientais do pedaço, e um grupo, em especial, formado por catadores, participará de atividades temáticas sobre a questão dos resíduos sólidos.

Segundo Luciano Araújo, coordenador técnico do projeto, pretende-se com isso, que a comunidade perceba de forma mais apurada o ambiente em que vive, incentivando-a a diagnosticar seus problemas e estabelecer soluções de modo coletivo, propiciando a reflexão sobre o exercício da cidadania, buscando autonomia em suas ações e colaborando para a melhoria da qualidade de vida.

As oficinas estão abertas aos moradores dos municípios envolvidos, e a programação para o mês de janeiro está disponível a seguir:

11/01 - 14h - Encontro com grupo de jovens da UNAS - Heliópolis

12/01 - 09h - Comunidade do Jardim Maite

18/01 - 13h - Grupo de São Miguel Arcanjo

13/01 - 14h - Grupo do Jardim Aeroporto III

20/01 - Grupo de jovens da UNAS no Parque das Neblinas

24/01 - Grupo de Biritiba Mirim

Mais informações pelo tel: (11) 3052-1362 ou pelo e-mail luciano@ecoar.org.br


Outras notícias:

19/12/2018
CAIXA POSTAL ECOAR
ENDEREÇO PARA CORRESPONDÊNCIAS PARA O ECOAR: CAIXA POSTAL 79626 - CEP.: 03064-970

30/11/2018
Instituto Ecoar colabora com o programa de sustentabilidade da Rio Tinto
A presidente do Ecoar, Miriam Duailibi, a convite da Rio Tinto, vem trabalhando presencialmente com a equipe do escritório de São Paulo e remotamente com a equipe de São Luís, questões relevantes para a sustentabilidade.

01/10/2018
Entrevista Miriam Duailibi TV Aparecida
Acesse o link e assista e entrevista.

26/09/2018
Observatório da Governança das Águas - OGA
Acesse e conheça o OGA. O INSTITUTO ECOAR FAZ PARTE DESSE OBSERVATÓRIO TÃO IMPORTANTE NO TEMA.

26/09/2018
MUDANÇAS CLIMÁTICAS - Notícias
Para saber mais sobre as mudanças climáticas em curso, clique no link do material elaborado pelo Instituto ClimaInfo ( www.climainfo.org.br ), organização na qual a presidente do Ecoar participa como conselheira.

18/09/2018
Guias de EA da ESEC Caetés e RVS Gurjaú
Elaborados os Guias de Educação Ambiental da Estação Ecológica de Caetés e do Refúgio da Vida Silvestre Matas do Gurjaú.

17/09/2018
REGULAMENTO DE COMPRAS E CONTRATAÇÕES DO INSTITUTO ECOAR PARA A CIDADANIA
Com base no MROSC, desde 2017 o Ecoar instituiu o Regulamento Interno de Compras e Contratações. Acesse o link.

13/07/2018
Exposições Fotográficas Itinerantes PE
Ecoar realiza exposições fotográficas sobre Unidades de Conservação em Pernambuco

14/03/2018
Fórum Mundial da Água e Fórum Alternativo Mundial da Água
O Instituto Ecoar que compreende a água como direito e não mercadoria, estará participando ativamente do Fórum Mundial da Água que acontecerá em Brasília de 18 a 22 de março, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães e também do Fórum Alternativo Mundial da Água – FAMA, que terá lugar na Universidade de Brasília de 17 a 22 de março e da Vila Cidadã no estádio Mané Garrincha. Acompanhe nossa agenda

30/01/2018
ECOAR, SENAES e REDE VERDE SUSTENTÁVEL
Conheça o projeto Fortalecer e Organizar os Catadores da Região Metropolitana de São Paulo. Clique aqui para visitar o site do projeto!



Veja todas as notícias