Diagnóstico florestal tem início na Bacia do Alto Paranapanema
02/03/2005O projeto "Fomento à produção de mudas nativas na Bacia do Alto Paranapanema", desenvolvido pelo Ecoar Florestal, com apoio financeiro do Fundo Estadual dos Recursos Hídricos (FEHIDRO), por meio do Comitê de Bacia Hidrográfica do Alto Paranapanema, teve sua primeira ação no dia 16/02.
Com início nas Casas de Agricultura, o levantamento de informações sobre a produção de mudas e, sobre as ações voltadas à restauração florestal e conservação dos cursos de água, abrangerá também viveiros, ONG`s, DEPRN, entre outras entidades, dos 34 municípios inseridos na Bacia Hidrográfica do Alto Paranapanema.
Para o coordenador do projeto, João Carlos Seiki Nagamura, é importante deixar claro que o levantamento junto aos viveiros e outras instituições não tem caráter fiscalizatório, nem tão pouco pretende avaliá-los individualmente. O diagnóstico busca verificar, de forma abrangente, quais são as principais potencialidades e limitações enfrentadas pelos viveiros, para que sejam atendidos os requisitos previstos, hoje, em lei (diversidade, compatibilidade ecológica das espécies e procedência das sementes etc).
O objetivo final do diagnóstico é a formação de um banco de dados temático, inédito, sobre a área de abrangência desta Bacia, para propiciar as bases iniciais para ampliar a articulação entre as entidades ligadas à restauração florestal da região.
Com isso, terá inicio a segunda fase do projeto, a formação de uma rede de agentes florestais na região, que visa ampliar a troca de informações entre os envolvidos com a produção de mudas e atividades correlatas, principalmente no que se refere à qualificação, integração e fortalecimento de parcerias.
Nagamura concluiu dizendo que esse tipo de iniciativa é inédita na região, mas por outro lado, é uma tendência dos projetos socioambientais em prol da sustentabilidade. A idéia é que essa nova rede se integre à Rede de Sementes Florestais Rio-São Paulo, que por sinal é uma das apoiadoras desta proposta.
Outras notícias:
10/12/2021
Novo endereço eletrônico do Instituto Ecoar!
https://www.institutoecoar.org/
22/06/2021
Morte e vida da pequena empresa no pós-pandemia
Gigantes do varejo monopolizam como nunca as vendas e arruinam milhões de empreendedores. Mas cresce tendência oposta: o consumo consciente e local, oportunidade para recuperar economia, caso haja políticas públicas robustas… Leia toda a matéria no link https://outraspalavras.net/mercadovsdemocracia/morte-e-vida-da-pequena-empresa-no-pos-pandemia/
13/05/2021
Série "Pertencimento Ambiental"
UNINORTE e BRASIL SUSTENTÁVEL EDITORA
09/03/2021
Comitê do Alto Tietê
Representantes das ONGs ambientalistas - biênio 2021/2023
25/08/2020
New Green Deal europeu é exemplo para o Brasil
Jornal O GLOBO – 24/08/2020 - Pós-Covid abre oportunidade para manufatura nacional recuperar o protagonismo - Por Miriam Duailibi e Paulo Feldmann
09/07/2020
Palestra "A PANDEMIA E A URGÊNCIA DA MUDANÇA DE PARADIGMA CIVILIZATÓRIO" com Miriam Duailibi
Acesse pelo link https://www.youtube.com/channel/UC1F7gbyWTQUF3vQx8ZQXFhA
02/06/2020
Programa "Tramado Junt@s"
Instituto Ecoar, em parceria com a Alampyme e com o LabModa Sustentável desenvolve o projeto Tramado Junt@s e o ancora na instituição, dando mais um passo no cumprimento de sua missão de contribuir para a construção de um mundo mais sustentável, justo e feliz.
11/05/2020
Programa TRAMANDO JUNT@S
As beneficiárias do programa são costureiras imigrantes bolivianas.
18/11/2019
Lançamento do MonitorEA em Brasília
Participação de nossa presidente Miriam Duailibi e encontro histórico, por ocasião do lançamento do MonitorEA em Brasília
18/11/2019
Lançamento do MonitorEA em Brasília
Participação de nossa presidente Miriam Duailibi e encontro histórico, por ocasião do lançamento do MonitorEA em Brasília
Veja todas as notícias