Ecoar facilita processo de construção da Agenda 21 de Taiaçupeba

21/03/2005

A Sociedade Amigos de Taiaçupeba – SAT, localizada em Taiaçupeba, distrito de Mogi das Cruzes/SP convidou o Instituto Ecoar para facilitar o processo de construção participativo da Agenda 21 local. O Instituto EcoFururo, também, é um dos parceiros nesse processo. O Projeto começou no dia 19 de fevereiro, tem duração de 4 meses e prevê a realização de atividades nos finais de semana, em diferentes etapas, a exemplo, diagnóstico e oficinas socioambientais.

Dos objetivos gerais está a construção participativa, bem como horizontal e democrática da Agenda 21 do distrito. Dentre os específicos estão: estimular a participação das pessoas em atividades voltadas à melhoria do meio ambiente e qualidade de vida; formar agentes de sustentabilidade; fortalecer e capacitar os movimentos sociais e associativos já existentes para participação no Fórum da Agenda 21 do município de Mogi das Cruzes.

A coordenadora do projeto, Christianne Godoy, e a técnica de projetos, Mariana Duarte, estiveram (19/2) na sede da SAT para, dentre outras coisas, apresentar o projeto para os integrantes da SAT.

A equipe do Ecoar esteve em Taiaçupeba no dia 4/3 para apresentar o projeto às Escolas, bem como a equipe do Posto de Saúde. No dia 5/3 deu início ao processo de elaboração do diagnóstico participativo socioambiental, bem como a elaboração de um plano de ação para a convocação dos moradores, ausentes nas oficinas. Segundo Mariana Duarte, a idéia é garantir a representatividade da comunidade para a construção da Agenda 21 de Taiaçupeba.

“Durante a realização do diagnóstico os participantes puderam visualizar os bairros de Taiaçupeba e como as lideranças comunitárias apontadas pelo grupo se encontram distribuídas territorialmente. Além disso, puderam refletir sobre a importância de se garantir o processo de construção da Agenda 21 para que este seja o mais representativo possível”, comentou Mariana.

Os participantes da reunião se comprometeram, ainda, convocar moradores para o próximo encontro, que deve acontecer no dia 19 de março no mesmo horário e local. A equipe do Ecoar pretende, nessa nova reunião, apresentar o projeto e a metodologia a ser utilizada aos novos integrantes.

Mais informações com Christianne Godoy ou Mariana Duarte


Outras notícias:

19/12/2018
CAIXA POSTAL ECOAR
ENDEREÇO PARA CORRESPONDÊNCIAS PARA O ECOAR: CAIXA POSTAL 79626 - CEP.: 03064-970

30/11/2018
Instituto Ecoar colabora com o programa de sustentabilidade da Rio Tinto
A presidente do Ecoar, Miriam Duailibi, a convite da Rio Tinto, vem trabalhando presencialmente com a equipe do escritório de São Paulo e remotamente com a equipe de São Luís, questões relevantes para a sustentabilidade.

01/10/2018
Entrevista Miriam Duailibi TV Aparecida
Acesse o link e assista e entrevista.

26/09/2018
Observatório da Governança das Águas - OGA
Acesse e conheça o OGA. O INSTITUTO ECOAR FAZ PARTE DESSE OBSERVATÓRIO TÃO IMPORTANTE NO TEMA.

26/09/2018
MUDANÇAS CLIMÁTICAS - Notícias
Para saber mais sobre as mudanças climáticas em curso, clique no link do material elaborado pelo Instituto ClimaInfo ( www.climainfo.org.br ), organização na qual a presidente do Ecoar participa como conselheira.

18/09/2018
Guias de EA da ESEC Caetés e RVS Gurjaú
Elaborados os Guias de Educação Ambiental da Estação Ecológica de Caetés e do Refúgio da Vida Silvestre Matas do Gurjaú.

17/09/2018
REGULAMENTO DE COMPRAS E CONTRATAÇÕES DO INSTITUTO ECOAR PARA A CIDADANIA
Com base no MROSC, desde 2017 o Ecoar instituiu o Regulamento Interno de Compras e Contratações. Acesse o link.

13/07/2018
Exposições Fotográficas Itinerantes PE
Ecoar realiza exposições fotográficas sobre Unidades de Conservação em Pernambuco

14/03/2018
Fórum Mundial da Água e Fórum Alternativo Mundial da Água
O Instituto Ecoar que compreende a água como direito e não mercadoria, estará participando ativamente do Fórum Mundial da Água que acontecerá em Brasília de 18 a 22 de março, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães e também do Fórum Alternativo Mundial da Água – FAMA, que terá lugar na Universidade de Brasília de 17 a 22 de março e da Vila Cidadã no estádio Mané Garrincha. Acompanhe nossa agenda

30/01/2018
ECOAR, SENAES e REDE VERDE SUSTENTÁVEL
Conheça o projeto Fortalecer e Organizar os Catadores da Região Metropolitana de São Paulo. Clique aqui para visitar o site do projeto!



Veja todas as notícias