Projeto Construindo a Pilar do Futuro: a Agenda 21 de Pilar do Sul

20/02/2006

Mariana Ferraz Duarte

Em agosto de 2005, o Instituto Ecoar para a Cidadania deu início ao Projeto “Construindo Pilar do Futuro” uma ação participativa para a construção da Agenda 21 do município de Pilar do Sul.

A Agenda 21 local consiste na construção de uma agenda com ações voltadas para o desenvolvimento local sustentável, levando em conta as especificidades do município. Ela representa uma forma concreta de lidar com os problemas socioambientais que refletem sobre a saúde e a qualidade de vida da população.

A proposta é que ao longo dos 18 meses do projeto sejam realizadas reuniões com os secretários municipais, vereadores e grupos de cidadania compostos pela sociedade civil (ong´s, conselhos e associações) e moradores tanto da área rural como urbana para que juntos possam discutir e propor ações integradas para a construção da Agenda 21 de Pilar do Sul que contribuam para o desenvolvimento local.

As reuniões nos bairros de São Manoel, Ipê, Pinheiro e do CDHU já começaram e ocorrem quinzenalmente. Estas reunições visam contribuir para a organização comunitária e para que os moradores adquiram um novo olhar sobre a cidade e busquem por meio de iniciativas cooperativas e ações co-responsáveis melhorar a qualidade de vida local.



Considerando que a busca de melhores condições de saúde e qualidade de vida depende de ações integradas, visto que os fatores que afetam a saúde não ocorrem de forma isolada e, muitas vezes são resultados de problemas sociais e ambientais, o projeto também iniciou oficinas voltadas especialmente para os agentes comunitários de saúde da área rural. Também estão previstas oficinas de capacitação sobre temas socioambientais voltadas para outros grupos específicos.


Outras notícias:

19/12/2018
CAIXA POSTAL ECOAR
ENDEREÇO PARA CORRESPONDÊNCIAS PARA O ECOAR: CAIXA POSTAL 79626 - CEP.: 03064-970

30/11/2018
Instituto Ecoar colabora com o programa de sustentabilidade da Rio Tinto
A presidente do Ecoar, Miriam Duailibi, a convite da Rio Tinto, vem trabalhando presencialmente com a equipe do escritório de São Paulo e remotamente com a equipe de São Luís, questões relevantes para a sustentabilidade.

01/10/2018
Entrevista Miriam Duailibi TV Aparecida
Acesse o link e assista e entrevista.

26/09/2018
Observatório da Governança das Águas - OGA
Acesse e conheça o OGA. O INSTITUTO ECOAR FAZ PARTE DESSE OBSERVATÓRIO TÃO IMPORTANTE NO TEMA.

26/09/2018
MUDANÇAS CLIMÁTICAS - Notícias
Para saber mais sobre as mudanças climáticas em curso, clique no link do material elaborado pelo Instituto ClimaInfo ( www.climainfo.org.br ), organização na qual a presidente do Ecoar participa como conselheira.

18/09/2018
Guias de EA da ESEC Caetés e RVS Gurjaú
Elaborados os Guias de Educação Ambiental da Estação Ecológica de Caetés e do Refúgio da Vida Silvestre Matas do Gurjaú.

17/09/2018
REGULAMENTO DE COMPRAS E CONTRATAÇÕES DO INSTITUTO ECOAR PARA A CIDADANIA
Com base no MROSC, desde 2017 o Ecoar instituiu o Regulamento Interno de Compras e Contratações. Acesse o link.

13/07/2018
Exposições Fotográficas Itinerantes PE
Ecoar realiza exposições fotográficas sobre Unidades de Conservação em Pernambuco

14/03/2018
Fórum Mundial da Água e Fórum Alternativo Mundial da Água
O Instituto Ecoar que compreende a água como direito e não mercadoria, estará participando ativamente do Fórum Mundial da Água que acontecerá em Brasília de 18 a 22 de março, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães e também do Fórum Alternativo Mundial da Água – FAMA, que terá lugar na Universidade de Brasília de 17 a 22 de março e da Vila Cidadã no estádio Mané Garrincha. Acompanhe nossa agenda

30/01/2018
ECOAR, SENAES e REDE VERDE SUSTENTÁVEL
Conheça o projeto Fortalecer e Organizar os Catadores da Região Metropolitana de São Paulo. Clique aqui para visitar o site do projeto!



Veja todas as notícias