Programa de Capacitação de Gestores Ambientais e Conselheiros do SISNAMA
08/05/2006Ministra do Meio Ambiente vem a São Paulo para assinar convênio de capacitação para atuação municipal no Sistema Nacional de Meio Ambeinte - SISNAMA
A Comissão Tripartite do Estado de SP, formada por representantes dos governos federal, estadual e dos municípios formaliza na próxima quarta-feira, dia 10 de maio, o convênio com o Programa de Capacitação de Gestores Ambientais e Conselheiros do SISNAMA. O objetivo desse convênio é iniciar o treinamento de mil gestores ambientais e integrantes dos conselhos municipais de meio ambiente que representam a sociedade civil, em 200 municípios paulistas.
O evento acontece às 15h30 na Assembléia Legislativa de SP e contará com a presença da Ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, do Governador do Estado de SP, Cláudio Lembo, do Presidente da Assembléia Legislativa, Rodrigo Garcia e do Presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli.
A assinatura desse convênio representa um marco na descentralização das decisões sobre o meio ambiente e uma conquista em termos de gestão compartilhada da política ambiental, pois aglutinará representantes do poder público e membros da sociedade civil. Atualmente, grande parte dessas decisões é tomada apenas por instituições federais ou estaduais, quase nada cabendo aos municípios e sem a participação dos conselhos de meio ambiente.
Com a formação dos novos gestores e conselheiros do meio ambiente, os municípios serão incentivados a constituir seus organismos de gestão ambiental, incluindo conselhos de meio ambiente. Assim, ganharão agilidade para resolver questões que revertem tanto em benefício econômico quanto em segurança e qualidade do meio ambiente, além de desonerar os órgãos federais e estaduais.
Comissão Tripartite: o que é e como funciona
As Comissões Técnicas Tripartites são uma deliberação da 1ª Conferência Nacional do Meio Ambiente, realizada em 2003. Seu objetivo maior é fortalecer o Sistema Nacional de Meio Ambiente (Sisnama), criado em 1981 (Lei Federal 6938) e fortalecido em 1988, com a Constituição Federal. No cerne desse sistema está a idéia de que as três esferas de governo (União, Estados e Municípios) têm competência na gestão, na proteção e na preservação do meio ambiente e devem atuar de forma compartilhada.
Por isso, as Comissões Tripartites (27 no total – uma para cada Estado em uma no DF) são integradas por representantes dos três níveis de governo e têm como principal objetivo ser um espaço permanente de diálogo e de articulação entre os órgãos responsáveis pela gestão ambiental. Cabe também aos componentes das tripartites buscar sensibilizar, mobilizar e articular entidades e organizações da sociedade civil para instituir os conselhos municipais de meio ambiente e para participar do programa.
No Estado de SP, a Comissão Tripartite é formada por representantes do Ibama, da Secretaria do Meio Ambiente do Estado, da Cetesb, e de entidades ligadas aos municípios, como a Associação Nacional de Municípios e Meio Ambiente (ANAMMA) e a Associação Paulista de Municípios (APM).
Inicialmente, a Comissão Tripartite vai coordenar a capacitação de mil gestores ambientais e conselheiros do meio ambiente, em 200 municípios, mas a perspectiva é estender o processo para todos os municípios paulistas (645). Assim, serão treinados cinco gestores por município, escolhidos entre quadros de cada prefeitura, câmara de vereadores e da sociedade civil, representada nos conselhos de meio ambiente.
Através de aulas práticas e oficinas participativas, os futuros gestores receberão subsídios para implementar um sistema municipal de meio ambiente. Da grade de aulas constarão temas como legislação ambiental, licenciamento, fiscalização, conselhos de meio ambiente, fundos de financiamento, entre outros. Participarão desse treinamento a Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP, a Fundação Prefeito Faria Lima / CEPAM, os Escritórios Regionais de Governo do Estado de SP e o Instituto Ecoar para a Cidadania, que atuará na mobilização da sociedade civil organizada.
Outras notícias:
10/12/2021
Novo endereço eletrônico do Instituto Ecoar!
https://www.institutoecoar.org/
22/06/2021
Morte e vida da pequena empresa no pós-pandemia
Gigantes do varejo monopolizam como nunca as vendas e arruinam milhões de empreendedores. Mas cresce tendência oposta: o consumo consciente e local, oportunidade para recuperar economia, caso haja políticas públicas robustas… Leia toda a matéria no link https://outraspalavras.net/mercadovsdemocracia/morte-e-vida-da-pequena-empresa-no-pos-pandemia/
13/05/2021
Série "Pertencimento Ambiental"
UNINORTE e BRASIL SUSTENTÁVEL EDITORA
09/03/2021
Comitê do Alto Tietê
Representantes das ONGs ambientalistas - biênio 2021/2023
25/08/2020
New Green Deal europeu é exemplo para o Brasil
Jornal O GLOBO – 24/08/2020 - Pós-Covid abre oportunidade para manufatura nacional recuperar o protagonismo - Por Miriam Duailibi e Paulo Feldmann
09/07/2020
Palestra "A PANDEMIA E A URGÊNCIA DA MUDANÇA DE PARADIGMA CIVILIZATÓRIO" com Miriam Duailibi
Acesse pelo link https://www.youtube.com/channel/UC1F7gbyWTQUF3vQx8ZQXFhA
02/06/2020
Programa "Tramado Junt@s"
Instituto Ecoar, em parceria com a Alampyme e com o LabModa Sustentável desenvolve o projeto Tramado Junt@s e o ancora na instituição, dando mais um passo no cumprimento de sua missão de contribuir para a construção de um mundo mais sustentável, justo e feliz.
11/05/2020
Programa TRAMANDO JUNT@S
As beneficiárias do programa são costureiras imigrantes bolivianas.
18/11/2019
Lançamento do MonitorEA em Brasília
Participação de nossa presidente Miriam Duailibi e encontro histórico, por ocasião do lançamento do MonitorEA em Brasília
18/11/2019
Lançamento do MonitorEA em Brasília
Participação de nossa presidente Miriam Duailibi e encontro histórico, por ocasião do lançamento do MonitorEA em Brasília
Veja todas as notícias