Parque do Pedroso é tema de palestras no Mês do Meio Ambiente

08/06/2006

O Serviço de Saneamento Ambiental de Santo André (Semasa) deu início nesta segunda-feira (05/06) à programação especial do Mês do Meio Ambiente. Os primeiros eventos, que acontecem durante esta semana no Centro de Referência em Saneamento Ambiental de Santo André, têm como tema o Parque Natural Municipal do Pedroso e serão apresentados em dois módulos.

Na segunda, depois de Sebastião Ney Vaz Júnior, superintendente do Semasa, abrir oficialmente a programação, a pesquisadora e autora do livro “Áreas protegidas públicas e privadas – seleção e manejo” , Carla Morsello, falou sobre “Gestão de unidades de conservação”.

Claudia Cruz Soares, pedagoga do Instituto Ecoar para a Cidadania, foi convidada pelo Semasa para falar sobre o início da Agenda 21 em comunidades ao redor do Pedroso. A Agenda 21 é um plano de ação de desenvolvimento sustentável idealizado durante a Rio 92 (Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento realizada no Rio de Janeiro em 1992).

“Em Santo André, estamos realizando o projeto na comunidade Catapreta, Vila João Ramalho, Miami e Riviera”, conta Cláudia. As ações do Instituto Ecoar fazem parte do programa De Olho no Ambiente, realizado em 17 estados brasileiros com patrocínio da Petrobras e o apoio do Ministério do Meio Ambiente e do Ministério das Cidades. O Ecoar é uma associação civil sem fins lucrativos que há quase 15 anos discute o meio ambiente e soluções para desenvolver uma sociedade sustentável em equilíbrio com a natureza. “No momento, realizamos uma pesquisa socioambiental nessas comunidades em torno do Pedroso. Depois faremos oficinas de educação ambiental”, explicou a pedagoga.

Ao lado de Claudia, outros convidados estiveram no Centro de Referência nesta quarta (07/06) para debater o Parque do Pedroso. Izabel Maura de Farias, Diretora de Gestão Ambiental do Semasa, explicou sobre o projeto de revitalização do parque; o engenheiro florestal e pesquisador Francisco Eduardo Silva Pinto Vilela discutiu a fiscalização em unidades de conservação e Sônia Maria Bottan Oliveira Santos, da Gerência de Educação e Mobilização Social do Semasa, apresentou o Programa de Jovens da Reserva da Biosfera em Santo André, que ela mesma coordena.

As inscrições para as palestras são gratuitas e podem ser feitas pelo telefone: 4433-9833. O Centro de Referência em Saneamento Ambiental de Santo André fica no piso térreo do Semasa, rua José Caballero, 143, no centro.

Por meio do site www.semasa.sp.gov.br é possível que o interessado conheça a programação de todas as atividades e também faça a sua inscrição nos eventos.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social do Semasa
Assessoria de Imprensa
Tel.: 4433-9720


Outras notícias:

19/12/2018
CAIXA POSTAL ECOAR
ENDEREÇO PARA CORRESPONDÊNCIAS PARA O ECOAR: CAIXA POSTAL 79626 - CEP.: 03064-970

30/11/2018
Instituto Ecoar colabora com o programa de sustentabilidade da Rio Tinto
A presidente do Ecoar, Miriam Duailibi, a convite da Rio Tinto, vem trabalhando presencialmente com a equipe do escritório de São Paulo e remotamente com a equipe de São Luís, questões relevantes para a sustentabilidade.

01/10/2018
Entrevista Miriam Duailibi TV Aparecida
Acesse o link e assista e entrevista.

26/09/2018
Observatório da Governança das Águas - OGA
Acesse e conheça o OGA. O INSTITUTO ECOAR FAZ PARTE DESSE OBSERVATÓRIO TÃO IMPORTANTE NO TEMA.

26/09/2018
MUDANÇAS CLIMÁTICAS - Notícias
Para saber mais sobre as mudanças climáticas em curso, clique no link do material elaborado pelo Instituto ClimaInfo ( www.climainfo.org.br ), organização na qual a presidente do Ecoar participa como conselheira.

18/09/2018
Guias de EA da ESEC Caetés e RVS Gurjaú
Elaborados os Guias de Educação Ambiental da Estação Ecológica de Caetés e do Refúgio da Vida Silvestre Matas do Gurjaú.

17/09/2018
REGULAMENTO DE COMPRAS E CONTRATAÇÕES DO INSTITUTO ECOAR PARA A CIDADANIA
Com base no MROSC, desde 2017 o Ecoar instituiu o Regulamento Interno de Compras e Contratações. Acesse o link.

13/07/2018
Exposições Fotográficas Itinerantes PE
Ecoar realiza exposições fotográficas sobre Unidades de Conservação em Pernambuco

14/03/2018
Fórum Mundial da Água e Fórum Alternativo Mundial da Água
O Instituto Ecoar que compreende a água como direito e não mercadoria, estará participando ativamente do Fórum Mundial da Água que acontecerá em Brasília de 18 a 22 de março, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães e também do Fórum Alternativo Mundial da Água – FAMA, que terá lugar na Universidade de Brasília de 17 a 22 de março e da Vila Cidadã no estádio Mané Garrincha. Acompanhe nossa agenda

30/01/2018
ECOAR, SENAES e REDE VERDE SUSTENTÁVEL
Conheça o projeto Fortalecer e Organizar os Catadores da Região Metropolitana de São Paulo. Clique aqui para visitar o site do projeto!



Veja todas as notícias