NOVO ENDEREÇO: Rua Catiguá, 159 – sala 601 – Tatuapé – São Paulo-SP – CEP 03065-030 | Veja como chegar


Parque do Pedroso é tema de palestras no Mês do Meio Ambiente

08/06/2006

O Serviço de Saneamento Ambiental de Santo André (Semasa) deu início nesta segunda-feira (05/06) à programação especial do Mês do Meio Ambiente. Os primeiros eventos, que acontecem durante esta semana no Centro de Referência em Saneamento Ambiental de Santo André, têm como tema o Parque Natural Municipal do Pedroso e serão apresentados em dois módulos.

Na segunda, depois de Sebastião Ney Vaz Júnior, superintendente do Semasa, abrir oficialmente a programação, a pesquisadora e autora do livro “Áreas protegidas públicas e privadas – seleção e manejo” , Carla Morsello, falou sobre “Gestão de unidades de conservação”.

Claudia Cruz Soares, pedagoga do Instituto Ecoar para a Cidadania, foi convidada pelo Semasa para falar sobre o início da Agenda 21 em comunidades ao redor do Pedroso. A Agenda 21 é um plano de ação de desenvolvimento sustentável idealizado durante a Rio 92 (Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento realizada no Rio de Janeiro em 1992).

“Em Santo André, estamos realizando o projeto na comunidade Catapreta, Vila João Ramalho, Miami e Riviera”, conta Cláudia. As ações do Instituto Ecoar fazem parte do programa De Olho no Ambiente, realizado em 17 estados brasileiros com patrocínio da Petrobras e o apoio do Ministério do Meio Ambiente e do Ministério das Cidades. O Ecoar é uma associação civil sem fins lucrativos que há quase 15 anos discute o meio ambiente e soluções para desenvolver uma sociedade sustentável em equilíbrio com a natureza. “No momento, realizamos uma pesquisa socioambiental nessas comunidades em torno do Pedroso. Depois faremos oficinas de educação ambiental”, explicou a pedagoga.

Ao lado de Claudia, outros convidados estiveram no Centro de Referência nesta quarta (07/06) para debater o Parque do Pedroso. Izabel Maura de Farias, Diretora de Gestão Ambiental do Semasa, explicou sobre o projeto de revitalização do parque; o engenheiro florestal e pesquisador Francisco Eduardo Silva Pinto Vilela discutiu a fiscalização em unidades de conservação e Sônia Maria Bottan Oliveira Santos, da Gerência de Educação e Mobilização Social do Semasa, apresentou o Programa de Jovens da Reserva da Biosfera em Santo André, que ela mesma coordena.

As inscrições para as palestras são gratuitas e podem ser feitas pelo telefone: 4433-9833. O Centro de Referência em Saneamento Ambiental de Santo André fica no piso térreo do Semasa, rua José Caballero, 143, no centro.

Por meio do site www.semasa.sp.gov.br é possível que o interessado conheça a programação de todas as atividades e também faça a sua inscrição nos eventos.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social do Semasa
Assessoria de Imprensa
Tel.: 4433-9720


Outras notícias:

10/12/2021
Novo endereço eletrônico do Instituto Ecoar!
https://www.institutoecoar.org/

22/06/2021
Morte e vida da pequena empresa no pós-pandemia
Gigantes do varejo monopolizam como nunca as vendas e arruinam milhões de empreendedores. Mas cresce tendência oposta: o consumo consciente e local, oportunidade para recuperar economia, caso haja políticas públicas robustas… Leia toda a matéria no link https://outraspalavras.net/mercadovsdemocracia/morte-e-vida-da-pequena-empresa-no-pos-pandemia/

13/05/2021
Série "Pertencimento Ambiental"
UNINORTE e BRASIL SUSTENTÁVEL EDITORA

09/03/2021
Comitê do Alto Tietê
Representantes das ONGs ambientalistas - biênio 2021/2023

25/08/2020
New Green Deal europeu é exemplo para o Brasil
Jornal O GLOBO – 24/08/2020 - Pós-Covid abre oportunidade para manufatura nacional recuperar o protagonismo - Por Miriam Duailibi e Paulo Feldmann

09/07/2020
Palestra "A PANDEMIA E A URGÊNCIA DA MUDANÇA DE PARADIGMA CIVILIZATÓRIO" com Miriam Duailibi
Acesse pelo link https://www.youtube.com/channel/UC1F7gbyWTQUF3vQx8ZQXFhA

02/06/2020
Programa "Tramado Junt@s"
Instituto Ecoar, em parceria com a Alampyme e com o LabModa Sustentável desenvolve o projeto Tramado Junt@s e o ancora na instituição, dando mais um passo no cumprimento de sua missão de contribuir para a construção de um mundo mais sustentável, justo e feliz.

11/05/2020
Programa TRAMANDO JUNT@S
As beneficiárias do programa são costureiras imigrantes bolivianas.

18/11/2019
Lançamento do MonitorEA em Brasília
Participação de nossa presidente Miriam Duailibi e encontro histórico, por ocasião do lançamento do MonitorEA em Brasília

18/11/2019
Lançamento do MonitorEA em Brasília
Participação de nossa presidente Miriam Duailibi e encontro histórico, por ocasião do lançamento do MonitorEA em Brasília

Veja todas as notícias