Saiba como foi o Encontro da Rede Mata Atlântica de São Paulo

30/04/2003

Com a organização do Instituto Ecoar para Cidadania, a Rede Mata Atlântica de São Paulo, reuniu-se no Memorial da América Latina no sábado, 26 de abril, para discutir os rumos da RMA e se preparar para o encontro nacional. O evento contou com a presença de 115 participantes, representando ONGs da capital e do interior paulista.

A participação de diversas entidades ainda não filiadas à RMA significou, segundo Mário Mantovani, diretor da SOS Mata Atlântica – atual coordenador da Rede em SP – “um grande indicador da possibilidade de ampliação da RMA que hoje conta com aproximadamente 60 partícipes”.

As palestras apresentadas também ressaltaram a importância do fortalecimento da Rede como instrumento de defesa de políticas públicas que objetivem a conservação dos remanescentes de Mata Atlântica, a recuperação das áreas degradadas ou em processo de degradação assim como a relação com a questão das águas.

Em sua fala, a coordenadora do Ecoar, ressaltou que o fortalecimento de uma rede se dá quando todos os atores nela enredados, internalizam os princípios e pressupostos fundamentais da cultura de rede.
“A horizontalidade, a alternância de lideranças, a inovação, a insubordinação, o fluxo ininterrupto da informação, a disponibilização do conhecimento são, entre outros, os fundamentos que nutrem uma Rede fluida, eficiente e eficaz”, afirmou Miriam Duailibi.

O evento contou também com a participação de Rachel Trajber, que representando o Ministério do Meio Ambiente, apresentou aos ambientalistas presentes, o formato da Conferência Nacional do Meio Ambiente, evento por ela coordenado e que acontecerá no final do corrente ano.

No final do dia, foram escolhidos os novos delegados da RMA: Apoena, Proter e Vidágua , titulares, e IPE e SOS Mata Atlântica, suplentes, em nome das entidades paulistas terão direito a voz e voto no Encontro Nacional da Mata Atlântica que se realizará em Brasília de 8 a 10 de maio.

Um ônibus sairá da capital no dia 07 levando a delegação paulista. As inscrições já estão esgotadas.

Para saber mais e se filiar a Rede Mata Atlântica, acesse o site www.rma.org.br



Outras notícias:

19/12/2018
CAIXA POSTAL ECOAR
ENDEREÇO PARA CORRESPONDÊNCIAS PARA O ECOAR: CAIXA POSTAL 79626 - CEP.: 03064-970

30/11/2018
Instituto Ecoar colabora com o programa de sustentabilidade da Rio Tinto
A presidente do Ecoar, Miriam Duailibi, a convite da Rio Tinto, vem trabalhando presencialmente com a equipe do escritório de São Paulo e remotamente com a equipe de São Luís, questões relevantes para a sustentabilidade.

01/10/2018
Entrevista Miriam Duailibi TV Aparecida
Acesse o link e assista e entrevista.

26/09/2018
Observatório da Governança das Águas - OGA
Acesse e conheça o OGA. O INSTITUTO ECOAR FAZ PARTE DESSE OBSERVATÓRIO TÃO IMPORTANTE NO TEMA.

26/09/2018
MUDANÇAS CLIMÁTICAS - Notícias
Para saber mais sobre as mudanças climáticas em curso, clique no link do material elaborado pelo Instituto ClimaInfo ( www.climainfo.org.br ), organização na qual a presidente do Ecoar participa como conselheira.

18/09/2018
Guias de EA da ESEC Caetés e RVS Gurjaú
Elaborados os Guias de Educação Ambiental da Estação Ecológica de Caetés e do Refúgio da Vida Silvestre Matas do Gurjaú.

17/09/2018
REGULAMENTO DE COMPRAS E CONTRATAÇÕES DO INSTITUTO ECOAR PARA A CIDADANIA
Com base no MROSC, desde 2017 o Ecoar instituiu o Regulamento Interno de Compras e Contratações. Acesse o link.

13/07/2018
Exposições Fotográficas Itinerantes PE
Ecoar realiza exposições fotográficas sobre Unidades de Conservação em Pernambuco

14/03/2018
Fórum Mundial da Água e Fórum Alternativo Mundial da Água
O Instituto Ecoar que compreende a água como direito e não mercadoria, estará participando ativamente do Fórum Mundial da Água que acontecerá em Brasília de 18 a 22 de março, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães e também do Fórum Alternativo Mundial da Água – FAMA, que terá lugar na Universidade de Brasília de 17 a 22 de março e da Vila Cidadã no estádio Mané Garrincha. Acompanhe nossa agenda

30/01/2018
ECOAR, SENAES e REDE VERDE SUSTENTÁVEL
Conheça o projeto Fortalecer e Organizar os Catadores da Região Metropolitana de São Paulo. Clique aqui para visitar o site do projeto!



Veja todas as notícias