Encontro de avaliação e planejamento da Conferencia Nacional de Meio Ambiente

31/07/2006

Com o objetivo de aprimorar os instrumentos de mobilização, sensibilização, educação ambiental e participação social da I e da II Conferência Nacional de Meio Ambiente e de traçar uma ação continuada para a Conferencia de 2007, o Ministério do Meio Ambiente promoveu um encontro no dia 28 de julho na sede do Ibama em São Paulo.

O Instituto Ecoar para a Cidadania se fez presente por meio da participação da educadora Cláudia Cruz que, juntamente com 35 representantes de ONGs, do segmento das indústrias, do movimento estudantil, representantes governamentais e outros, debateu com o MMA o planejamento das próximas ações da CNMA nos Estados, em conjunto com as Comissões Organizadoras Estaduais/COEs, no sentido de avançar nos objetivos propostos, a saber:

• Avaliação das Conferências Estadual e Nacional de Meio Ambiente;
• Realização do planejamento estratégico de ação para a COE;
• Elaboração de proposta, dialogada junto aos Estados, para a realização das Conferências Estaduais e da Conferência Nacional de Meio Ambiente.

Esta primeira reunião ateve-se à apresentação do Caderno das Deliberações da II CNMA e à Avaliação da Conferência Estadual e Nacional.


Nesse encontro, conduzido por Umberto Ortiz, responsável pela área de “mobilização” do Ministério do Meio Ambiente e por Analice Pereira, gerente do Ibama/SP foram apresentados alguns indicadores de participação na Conferencia Nacional:
• 86.000 envolvidos no processo;
• 1.341 delegadas e delegados;
• 831 deliberações;
• 59% dos participantes têm de 30 a 54 anos;
• 65% dos delegados participam de temas ambientais;
• Das 600 deliberações da I Conferência, 300 eram de competência do MMA e 70% delas, desde então, estão sendo implementadas, uma delas refere-se ao fortalecimento do Sisnama.

O Ecoar vem participando ativamente no processo de Fortalecimento do Sisnama atuando junto à Comissão Tripartite do Estado de São Paulo, parte do Programa de Capacitação de Gestores Públicos promovido pelo MMA, com a finalidade de capacitar prefeitos, gestores municipais, e a sociedade civil nos temas ambientais preponderantes e no conhecimento e aplicação do Sistema Nacional de Meio Ambiente, assim como na descentralização das principais políticas públicas de comando e controle ambiental.


Nos encaminhamentos da reunião, ficou decidido que será definido um calendário de reuniões presenciais para o grupo de delegados, delegadas e comissão organizadora, a ser organizado pelo IBAMA. O primeiro encontro acontecerá na Flona de Ipanema em data a ser confirmada; decidiu-se também montar um e-grupo na internet para discussões à distância, com o objetivo de dar continuidade e eficácia ao processo.

Cada representante saiu da reunião imbuído do propósito de divulgar as deliberações e contribuir para a implementação das mesmas;

Para maiores informações sobre as Conferencias ligue para o IBAMA – SP - Fone: 11 3066-2662, ou acesse o site do Ministério do Meio Ambiente www.mma.gov.br


Outras notícias:

19/12/2018
CAIXA POSTAL ECOAR
ENDEREÇO PARA CORRESPONDÊNCIAS PARA O ECOAR: CAIXA POSTAL 79626 - CEP.: 03064-970

30/11/2018
Instituto Ecoar colabora com o programa de sustentabilidade da Rio Tinto
A presidente do Ecoar, Miriam Duailibi, a convite da Rio Tinto, vem trabalhando presencialmente com a equipe do escritório de São Paulo e remotamente com a equipe de São Luís, questões relevantes para a sustentabilidade.

01/10/2018
Entrevista Miriam Duailibi TV Aparecida
Acesse o link e assista e entrevista.

26/09/2018
Observatório da Governança das Águas - OGA
Acesse e conheça o OGA. O INSTITUTO ECOAR FAZ PARTE DESSE OBSERVATÓRIO TÃO IMPORTANTE NO TEMA.

26/09/2018
MUDANÇAS CLIMÁTICAS - Notícias
Para saber mais sobre as mudanças climáticas em curso, clique no link do material elaborado pelo Instituto ClimaInfo ( www.climainfo.org.br ), organização na qual a presidente do Ecoar participa como conselheira.

18/09/2018
Guias de EA da ESEC Caetés e RVS Gurjaú
Elaborados os Guias de Educação Ambiental da Estação Ecológica de Caetés e do Refúgio da Vida Silvestre Matas do Gurjaú.

17/09/2018
REGULAMENTO DE COMPRAS E CONTRATAÇÕES DO INSTITUTO ECOAR PARA A CIDADANIA
Com base no MROSC, desde 2017 o Ecoar instituiu o Regulamento Interno de Compras e Contratações. Acesse o link.

13/07/2018
Exposições Fotográficas Itinerantes PE
Ecoar realiza exposições fotográficas sobre Unidades de Conservação em Pernambuco

14/03/2018
Fórum Mundial da Água e Fórum Alternativo Mundial da Água
O Instituto Ecoar que compreende a água como direito e não mercadoria, estará participando ativamente do Fórum Mundial da Água que acontecerá em Brasília de 18 a 22 de março, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães e também do Fórum Alternativo Mundial da Água – FAMA, que terá lugar na Universidade de Brasília de 17 a 22 de março e da Vila Cidadã no estádio Mané Garrincha. Acompanhe nossa agenda

30/01/2018
ECOAR, SENAES e REDE VERDE SUSTENTÁVEL
Conheça o projeto Fortalecer e Organizar os Catadores da Região Metropolitana de São Paulo. Clique aqui para visitar o site do projeto!



Veja todas as notícias