NOVO ENDEREÇO: Rua Catiguá, 159 – sala 601 – Tatuapé – São Paulo-SP – CEP 03065-030 | Veja como chegar


FNMA capacita mais de 150 executores de projetos

18/08/2006

O Fundo Nacional do Meio Ambiente realizou um grande evento com os Executores de projetos em Brasília. Lila Santos - Técnica Sênior, e Amanndha Pina - Responsável Financeira, representando o Instituto Ecoar para a Cidadania, participaram da Capacitação pelo edital de Fortalecimento da Gestão Participativa em Unidades de Conservação de Uso Sustentável com o Projeto "Gestão Compartilhada da Flona de Capão Bonito.

Ao participar da abertura do encontro, o diretor do FNMA, Dr. Elias de Paula Araújo, destacou que a iniciativa tem o objetivo de orientar as instituições a utilizar os recursos públicos dos convênios e compartilhar experiências bem-sucedidas. Comentou que com a capacitação, o FNMA pretende garantir a qualidade dos projetos e replicar os exemplos para outros no futuro, por meio das boas práticas que serão apresentadas durante o encontro. Segundo o diretor, para a execução dos projetos, o FNMA segue corretamente as regras da administração pública. "O curso dará oportunidade aos participantes de conhecerem essas regras. A qualidade dos projetos é também a qualidade da execução financeira dos mesmos", ressaltou.

O evento foi um momento único, uma vez que realizado em parceria com diversas Secretarias, Diretorias do MMA e de outros Ministérios. Estiveram presentes Dr. Elias de Paula Araújo, Diretor do FNMA, Dr. Rudolf de Noronha, Secretaria de Qualidade Ambiental, Dr. Marcos Sorrentino, Diretor do Programa Nacional de EA/MMA, Benny Schasberg, Depto Planejamento Urbano/Ministério das Cidades, Rachel Trajber, Diretora do Ministério da Educação, Sr. Rogério Bigio, Gerente do Programa de Apoio ao Sistema de Recursos Hídricos da Secretaria de RH/MMA, entre outros grandes nomes.


Sorrentino comentou que o evento serviu para podermos discutir melhor a dimensão e profundidade da Educação Ambiental. "As estratégias educadoras não podem ser pontuais e sim permanentes", disse.

Rachel Trajber exaltou a temática coletivos educadores argumentando que embora inibida, a educação ambiental vem apresentado contribuições fundamentais para as ações das secretarias e ministérios e que esta é uma decisão que necessita de uma maior inserção nas ações a serem desenvolvidas pelos ministérios. A Educação ambiental precisa ser um tema transversal nas ações de todo o governo.


Nos dias 8 e 9 de agosto foram apresentadas as técnicas para a prestação de contas do projeto que teve módulos teóricos e práticos e serviu como aprimoramento para a execução do mesmo. As alterações referentes a ofícios e critérios para divulgação e publicações também foram apresentadas.


O quarto dia de capacitação contou com a apresentação e troca de experiências entre os representantes dos projetos. No grupo Unidades de Conservação os técnicos do Fundo reforçaram a importância do detalhamento nos relatórios parciais e final. Também agendaram com cada projeto uma monitoria que no caso do Ecoar ocorrerá durante o mês de setembro de 2006 (a ser confirmada).

FNMA capacita mais de 150 executores de projetos

Começou na segunda-feira (7/8/06), em Brasília, a capacitação para executores dos projetos aprovados pelo Fundo Nacional do Meio Ambiente (FNMA). Participaram do evento mais de 150 representantes de instituições públicas e privadas que vão acessar os recursos que somam R$ 20 milhões.

Os recursos repassados pelo FNMA serão aplicados em projetos voltados para educação ambiental, apoio a organizações de catadores de resíduos sólidos, prevenção a emergências ambientais com produtos químicos, unidades de conservação, manejo de animais ameaçados, agendas 21 locais, extensão florestal e rural para o Cerrado e a Caatinga, recuperação de nascentes e fortalecimento institucional de municípios da BR-163.

São 74 convênios assinados entre o FNMA e as entidades, entre prefeituras, ONGs, associações, universidades, órgãos públicos e cooperativas de todas as regiões do país. O prazo para execução desses projetos varia entre 2007 e 2008. A maior parte das instituições conveniadas está localizada na região Norte, 32%; 23% no Sudeste; 19% no Nordeste; 19% no Centro-Oeste e 7% no Sul.

As ações apoiadas pelo FNMA que resultaram nos convênios foram responsáveis também pela parceria com cinco secretarias do Ministério do Meio Ambiente, 11 ministérios do governo federal e a Agência Nacional de Águas. A capacitação seguiu até o dia 12 na Academia de Tênis Resort.

Apoio



Outras notícias:

10/12/2021
Novo endereço eletrônico do Instituto Ecoar!
https://www.institutoecoar.org/

22/06/2021
Morte e vida da pequena empresa no pós-pandemia
Gigantes do varejo monopolizam como nunca as vendas e arruinam milhões de empreendedores. Mas cresce tendência oposta: o consumo consciente e local, oportunidade para recuperar economia, caso haja políticas públicas robustas… Leia toda a matéria no link https://outraspalavras.net/mercadovsdemocracia/morte-e-vida-da-pequena-empresa-no-pos-pandemia/

13/05/2021
Série "Pertencimento Ambiental"
UNINORTE e BRASIL SUSTENTÁVEL EDITORA

09/03/2021
Comitê do Alto Tietê
Representantes das ONGs ambientalistas - biênio 2021/2023

25/08/2020
New Green Deal europeu é exemplo para o Brasil
Jornal O GLOBO – 24/08/2020 - Pós-Covid abre oportunidade para manufatura nacional recuperar o protagonismo - Por Miriam Duailibi e Paulo Feldmann

09/07/2020
Palestra "A PANDEMIA E A URGÊNCIA DA MUDANÇA DE PARADIGMA CIVILIZATÓRIO" com Miriam Duailibi
Acesse pelo link https://www.youtube.com/channel/UC1F7gbyWTQUF3vQx8ZQXFhA

02/06/2020
Programa "Tramado Junt@s"
Instituto Ecoar, em parceria com a Alampyme e com o LabModa Sustentável desenvolve o projeto Tramado Junt@s e o ancora na instituição, dando mais um passo no cumprimento de sua missão de contribuir para a construção de um mundo mais sustentável, justo e feliz.

11/05/2020
Programa TRAMANDO JUNT@S
As beneficiárias do programa são costureiras imigrantes bolivianas.

18/11/2019
Lançamento do MonitorEA em Brasília
Participação de nossa presidente Miriam Duailibi e encontro histórico, por ocasião do lançamento do MonitorEA em Brasília

18/11/2019
Lançamento do MonitorEA em Brasília
Participação de nossa presidente Miriam Duailibi e encontro histórico, por ocasião do lançamento do MonitorEA em Brasília

Veja todas as notícias