Itaipu reúne especialistas em Educação Ambiental em Foz do Iguaçu

28/08/2006

Encontro faz parte dos “Diálogos da Bacia do Prata” e vai contar com participantes do Brasil, Bolívia, Paraguai, Uruguai, Argentina e Chile

A Itaipu Binacional vai promover nos dias 28 a 31 de agosto, em Foz do Iguaçu (PR), o primeiro Encontro de Especialistas em Educação Ambiental da Bacia do Prata. O evento é também organizado pelos ministérios da Educação e do Meio Ambiente, e pela Coordenação de Educação Ambiental do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA). Um dos resultados esperados é a finalização de um documento que servirá de base para um programa de educação ambiental (presencial e a distância), que servirá para toda a região banhada pelos rios Paraná, Paraguai, Uruguai e microbacias adjacentes.

O encontro dá continuidade ao Fórum Internacional “Diálogos da Bacia do Prata”, realizado em novembro de 2005. O evento reuniu 1.580 pessoas dos diversos países envolvidos no tema e serviu como prévia do Fórum Mundial da Água, realizado no México, em março deste ano. Na próxima semana, estarão reunidos em Foz representantes do Brasil, Bolívia, Paraguai, Uruguai e Argentina. Haverá também uma delegação com especialistas do Chile.

“O evento será uma oportunidade para dialogar sobre impactos ambientais no contexto da Bacia do Prata. A gestão do meio ambiente não pode ser geopolítica, mas sim por bacias hidrográficas, que são as unidades de planejamento da natureza”, afirma o diretor de Coordenação da Itaipu, Nelton Friedrich.

Uma das participações de destaque é Enrique Leff, coordenador da Rede Latino-americana de Educação Ambiental do PNUMA e autor de diversos livros, como “A Complexidade Ambiental” (2003) e “Epistemologia Ambiental” (2001). Leff aponta que a crise do meio ambiente é reflexo de uma crise do pensamento e do conhecimento, que existem na sociedade de forma fragmentada (o economista pensa sobre os problemas econômicos, o cientista sobre sua área de pesquisa e assim por diante). Por isso, a Educação Ambiental deve cumprir o papel de unificar todos os saberes, de modo a estabelecer um novo paradigma no que diz respeito à atividade humana. Como antídoto à racionalidade econômica, ele defende a racionalidade ambiental, ou a conservação como resposta à exploração desenfreada.

Outro destaque é o teólogo, filósofo, ambientalista e escritor Leonardo Boff. Ele e Enrique Leff vão participar do painel “Ética do Cuidado: Base da Ação e da Educação Ambiental”, que será realizado dia 29, a partir das 15h30, entre outros debates. A programação terá lugar no Rafain Palace Hotel (Av. Olímpio Rafain, 2.357), e vai abranger três linhas de trabalho: concluir o documento base, debater estratégias para a Educação Ambiental na Região da Bacia do Prata, e a criação do Centro do Saber da Bacia do Prata.

A idéia do centro vai além da concepção de uma estrutura para abrigar e promover conhecimento científico e acadêmico, porque incorpora também o registro do saber ancestral e do saber popular sobre os rios e ecossistemas da região. Ao final do encontro, será selado um Pacto de Educação Ambiental, com compromissos e ações a serem executadas em cada país. Uma das propostas é a criação de um Curso de Educação Ambiental da Bacia do Prata, com dois anos de duração, promovido pela Itaipu com a chancela do PNUMA. Também estão previstas ações em conjunto com órgãos governamentais ligados à educação, para fazer a temática ambiental mais presente nas escolas.

Educadores

No dia 28, será promovido o seminário Encontros e Caminhos, que faz parte do Programa de Formação de Educadores Ambientais da Bacia do Paraná III e Municípios do Entorno do Parque Nacional do Iguaçu. O evento abre a programação da semana e faz parte do Coletivo Educador, iniciativa que reúne 42 instituições (entre Ongs, órgãos ambientais e universidades) e que está promovendo a formação de 300 educadores ambientais para atuar em todos os municípios dessa área.

Divisão de Imprensa
www.itaipu.gov.br
imprensa@itaipu.gov.br


Outras notícias:

19/12/2018
CAIXA POSTAL ECOAR
ENDEREÇO PARA CORRESPONDÊNCIAS PARA O ECOAR: CAIXA POSTAL 79626 - CEP.: 03064-970

30/11/2018
Instituto Ecoar colabora com o programa de sustentabilidade da Rio Tinto
A presidente do Ecoar, Miriam Duailibi, a convite da Rio Tinto, vem trabalhando presencialmente com a equipe do escritório de São Paulo e remotamente com a equipe de São Luís, questões relevantes para a sustentabilidade.

01/10/2018
Entrevista Miriam Duailibi TV Aparecida
Acesse o link e assista e entrevista.

26/09/2018
Observatório da Governança das Águas - OGA
Acesse e conheça o OGA. O INSTITUTO ECOAR FAZ PARTE DESSE OBSERVATÓRIO TÃO IMPORTANTE NO TEMA.

26/09/2018
MUDANÇAS CLIMÁTICAS - Notícias
Para saber mais sobre as mudanças climáticas em curso, clique no link do material elaborado pelo Instituto ClimaInfo ( www.climainfo.org.br ), organização na qual a presidente do Ecoar participa como conselheira.

18/09/2018
Guias de EA da ESEC Caetés e RVS Gurjaú
Elaborados os Guias de Educação Ambiental da Estação Ecológica de Caetés e do Refúgio da Vida Silvestre Matas do Gurjaú.

17/09/2018
REGULAMENTO DE COMPRAS E CONTRATAÇÕES DO INSTITUTO ECOAR PARA A CIDADANIA
Com base no MROSC, desde 2017 o Ecoar instituiu o Regulamento Interno de Compras e Contratações. Acesse o link.

13/07/2018
Exposições Fotográficas Itinerantes PE
Ecoar realiza exposições fotográficas sobre Unidades de Conservação em Pernambuco

14/03/2018
Fórum Mundial da Água e Fórum Alternativo Mundial da Água
O Instituto Ecoar que compreende a água como direito e não mercadoria, estará participando ativamente do Fórum Mundial da Água que acontecerá em Brasília de 18 a 22 de março, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães e também do Fórum Alternativo Mundial da Água – FAMA, que terá lugar na Universidade de Brasília de 17 a 22 de março e da Vila Cidadã no estádio Mané Garrincha. Acompanhe nossa agenda

30/01/2018
ECOAR, SENAES e REDE VERDE SUSTENTÁVEL
Conheça o projeto Fortalecer e Organizar os Catadores da Região Metropolitana de São Paulo. Clique aqui para visitar o site do projeto!



Veja todas as notícias