Ciclo de Encontros sobre Sustentabilidade e Gestão Responsável – Sustentável 2006

25/09/2006

Quinto encontro do Sustentável 2006 debate o bom negócio da sustentabilidade

Palestrantes mostrarão como as empresas estão transformando os desafios socioambientais em vetores de competitividade



O Ciclo de Encontros sobre Sustentabilidade e Gestão Responsável – Sustentável 2006, organizado pelo Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS) e pelo Conselho Empresarial Mundial para o Desenvolvimento Sustentável (WBCSD), em parceria com o Instituto GESC, discutirá, em seu quinto encontro, como as empresas agem na prática diante dos desafios socioambientais e como os incluem nas estratégias empresariais visando o desenvolvimento sustentável. O encontro acontece no dia 28 de setembro, às 8hs, no Vila Noah, em São Paulo, e terá a presença de Marcel Engel, diretor para a rede global do WBCSD, que falará sobre “Inclusive Business Opportunities”. O tema será ilustrado com cases da Alcoa e Unilever, e também apresentará um estudo realizado pelo CEATS – Centro de Estudos em Administração do Terceiro Setor / FIA a respeito da estratégia de inclusão social em cadeias produtivas.

Marcel Engel é o responsável, no WBCSD, pela articulação da rede global de conselhos empresariais em mais de 50 países que visam o desenvolvimento sustentável, envolvendo mais de 1500 líderes empresariais, para fomentar os conceitos de liderança com desenvolvimento sustentável entre as nações. Em sua apresentação, falará sobre como as empresas ao redor do mundo estão desenvolvendo modelos de negócios para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades apresentadas pelo desenvolvimento sustentável, dividindo também experiências adquiridas na UNIDO, a Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial, onde desenvolveu projetos.

Ilustrando o tema deste encontro, a Unilever mostrará como, sob a visão de uma empresa de bens de consumo, é possível atingir a demanda existente na base da pirâmide e como utilizá-la para causar transformações nas áreas de saúde, educação e economia desta camada, mostrando seu projeto ‘Mais Vida’, que visa elevar o Índice de Desenvolvimento Humano – IDH de Araçoiaba, um dos municípios mais pobres do Estado de Pernambuco. Em seguida, será mostrado o case da Alcoa desenvolvido em Juriti – PA, um projeto sustentável de mineração na Amazônia, renovando, diariamente, sua licença para operar. Finalizando as apresentações, o CEATS mostrará os distintos papéis econômicos desempenhados por setores de baixa renda a partir da experiência conduzida por onze empresas da América Latina.

O Sustentável 2006 tem o objetivo de reunir representantes do empresariado nacional para conhecer e debater temas relacionados ao desenvolvimento sustentável e os desafios e oportunidades que ele apresenta às empresas. Seus seis encontros entre maio e outubro visam proporcionar um rico debate sobre temas socioambientais de alta relevância estratégica para o setor empresarial.

Um dos destaques dos eventos é a metodologia utilizada: o modelo de aprendizagem compartilhada, ou learning by sharing, que assume a premissa de que todos os participantes têm algo a contribuir, num choque de visões com foco em efetivamente aplicar a sustentabilidade na gestão empresarial.

Para inscrições ou mais informações sobre os encontros, visite o site www.sustentavel.org.br ou ligue para (21) 3139-1250


Outras notícias:

19/12/2018
CAIXA POSTAL ECOAR
ENDEREÇO PARA CORRESPONDÊNCIAS PARA O ECOAR: CAIXA POSTAL 79626 - CEP.: 03064-970

30/11/2018
Instituto Ecoar colabora com o programa de sustentabilidade da Rio Tinto
A presidente do Ecoar, Miriam Duailibi, a convite da Rio Tinto, vem trabalhando presencialmente com a equipe do escritório de São Paulo e remotamente com a equipe de São Luís, questões relevantes para a sustentabilidade.

01/10/2018
Entrevista Miriam Duailibi TV Aparecida
Acesse o link e assista e entrevista.

26/09/2018
Observatório da Governança das Águas - OGA
Acesse e conheça o OGA. O INSTITUTO ECOAR FAZ PARTE DESSE OBSERVATÓRIO TÃO IMPORTANTE NO TEMA.

26/09/2018
MUDANÇAS CLIMÁTICAS - Notícias
Para saber mais sobre as mudanças climáticas em curso, clique no link do material elaborado pelo Instituto ClimaInfo ( www.climainfo.org.br ), organização na qual a presidente do Ecoar participa como conselheira.

18/09/2018
Guias de EA da ESEC Caetés e RVS Gurjaú
Elaborados os Guias de Educação Ambiental da Estação Ecológica de Caetés e do Refúgio da Vida Silvestre Matas do Gurjaú.

17/09/2018
REGULAMENTO DE COMPRAS E CONTRATAÇÕES DO INSTITUTO ECOAR PARA A CIDADANIA
Com base no MROSC, desde 2017 o Ecoar instituiu o Regulamento Interno de Compras e Contratações. Acesse o link.

13/07/2018
Exposições Fotográficas Itinerantes PE
Ecoar realiza exposições fotográficas sobre Unidades de Conservação em Pernambuco

14/03/2018
Fórum Mundial da Água e Fórum Alternativo Mundial da Água
O Instituto Ecoar que compreende a água como direito e não mercadoria, estará participando ativamente do Fórum Mundial da Água que acontecerá em Brasília de 18 a 22 de março, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães e também do Fórum Alternativo Mundial da Água – FAMA, que terá lugar na Universidade de Brasília de 17 a 22 de março e da Vila Cidadã no estádio Mané Garrincha. Acompanhe nossa agenda

30/01/2018
ECOAR, SENAES e REDE VERDE SUSTENTÁVEL
Conheça o projeto Fortalecer e Organizar os Catadores da Região Metropolitana de São Paulo. Clique aqui para visitar o site do projeto!



Veja todas as notícias