NOVO ENDEREÇO: Rua Catiguá, 159 – sala 601 – Tatuapé – São Paulo-SP – CEP 03065-030 | Veja como chegar


Brasil discute sustentabilidade ambiental em encontro na Costa Rica

02/11/2006

Juliane Sacerdote
Da Agência Brasil - Radiobrás

Brasília
- O Brasil enviou representantes dos ministérios do Meio Ambiente e da Educação para o encontro que se realiza desde o dia 31 de outubro em San José, na Costa Rica. Mais de 160 pessoas discutem a questão ambiental e o desenvolvimento sustentável, entre pesquisadores e representantes de empresas, universidades e organizações não-governamentais.

A delegação brasileira, segundo o Ministério do Meio Ambiente, vai propor no encontro, que termina hoje, quinta-feira (2), o reconhecimento do Tratado de Educação Ambiental para sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global, elaborado durante a Eco-92, realizada no Rio de Janeiro.

Desde essa época, avalia a coordenadora geral do Instituto Ecoar para a Cidadania, Mirian Duailibi, "muitos pontos melhoraram, mas a questão do aquecimento global, por exemplo, piorou nos últimos anos: os país industrializados aumentaram em 25% a emissão de gases poluentes, o desmatamento ainda ocorre de forma irresponsável".

Ela lembrou que os brasileiros também levarão à reunião na Costa Rica a Carta da Terra, que traça uma série de diretrizes envolvendo a questão ambiental. Sobre o Tratado, disse que "fazemos revisões periódicas, a última foi em abril desse ano, mas percebemos que o texto está muito atual, trazendo questões muito presentes hoje na nossa vida, questões centrais de sustentabilidade no desenvolvimento econômico". O documento, acrescentou, "foi o primeiro a trazer a noção de sociedade sustentável”.

Marcos Sorrentino, diretor de Educação Ambiental do Ministério, considera o Tratado uma "referência para os ambientalistas do Terceiro Mundo” e uma espécie de divisor de águas e início das preocupações com as questões do meio ambiente.

Para Mirian Duailibi, a piora em alguns pontos da questão ambiental é resultado direto do desinteresse de governos e empresas, principalmente dos países desenvolvidos. “Pouca coisa saiu do papel em 14 anos, mas na questão ambiental tudo está interligado, é uma grande cadeia”, diz.

Entre os pontos que avançaram, ela destacou o nível de conscientização da população: "As pessoas buscam, além das informações, formas de contribuir com o meio ambiente". E a queda, por dois anos consecutivos, nos índices de desmatamento no país.

Outras notícias:

10/12/2021
Novo endereço eletrônico do Instituto Ecoar!
https://www.institutoecoar.org/

22/06/2021
Morte e vida da pequena empresa no pós-pandemia
Gigantes do varejo monopolizam como nunca as vendas e arruinam milhões de empreendedores. Mas cresce tendência oposta: o consumo consciente e local, oportunidade para recuperar economia, caso haja políticas públicas robustas… Leia toda a matéria no link https://outraspalavras.net/mercadovsdemocracia/morte-e-vida-da-pequena-empresa-no-pos-pandemia/

13/05/2021
Série "Pertencimento Ambiental"
UNINORTE e BRASIL SUSTENTÁVEL EDITORA

09/03/2021
Comitê do Alto Tietê
Representantes das ONGs ambientalistas - biênio 2021/2023

25/08/2020
New Green Deal europeu é exemplo para o Brasil
Jornal O GLOBO – 24/08/2020 - Pós-Covid abre oportunidade para manufatura nacional recuperar o protagonismo - Por Miriam Duailibi e Paulo Feldmann

09/07/2020
Palestra "A PANDEMIA E A URGÊNCIA DA MUDANÇA DE PARADIGMA CIVILIZATÓRIO" com Miriam Duailibi
Acesse pelo link https://www.youtube.com/channel/UC1F7gbyWTQUF3vQx8ZQXFhA

02/06/2020
Programa "Tramado Junt@s"
Instituto Ecoar, em parceria com a Alampyme e com o LabModa Sustentável desenvolve o projeto Tramado Junt@s e o ancora na instituição, dando mais um passo no cumprimento de sua missão de contribuir para a construção de um mundo mais sustentável, justo e feliz.

11/05/2020
Programa TRAMANDO JUNT@S
As beneficiárias do programa são costureiras imigrantes bolivianas.

18/11/2019
Lançamento do MonitorEA em Brasília
Participação de nossa presidente Miriam Duailibi e encontro histórico, por ocasião do lançamento do MonitorEA em Brasília

18/11/2019
Lançamento do MonitorEA em Brasília
Participação de nossa presidente Miriam Duailibi e encontro histórico, por ocasião do lançamento do MonitorEA em Brasília

Veja todas as notícias