Ecoar participa de reunião do Observatório do Clima

21/05/2003

O Observatório do Clima, rede que congrega instituições não governamentais que trabalham com a questão do clima, promoveu, em Brasília, de 12 a 14 de maio, o III Encontro Nacional e o I Curso de Capacitação em Mudanças Climáticas e MDL.
A Ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, compareceu ao evento onde recebeu uma carta de proposições e reivindicações para subsidiar a política nacional de combate ao aquecimento global.

A programação incluiu um intenso programa de capacitação que abordou aspectos relevantes para entendimento do estado da arte e para a formulação de projetos MDL.

Rubens Born, diretor do Vitae Civilis e representante das Ongs no GT Clima, discorreu sobre o Papel das Ongs e Movimentos Brasileiros nas Discussões sobre Mudanças Climáticas Globais.
Ao reconstituir a histórico da participação das entidades nacionais nas Conferencias internacionais (COPS), Rubinho lembrou que o Instituto Ecoar e a Vitae Civilis são as únicas duas ONGs brasileiras cadastradas na CAN (Clima Action Network), rede que congrega organizações não governamentais que atuam contra o aquecimento global em todo o Planeta .

José Domingos Miguez, do Ministério da Ciência e Tecnologia, apresentou os Compromissos Brasileiros (Com. Nacional e Inventário), Equidade, Adaptação, Transferência se Tecnologia e Capacitação e os Compromissos do Protocolo de Kyoto.

Mudanças Climáticas Globais sob a Ótica da Ciência: Mitigação, Adaptação, Vulnerabilidade, foi o tema desenvolvido por Carlos Nobre, prof.dr. do INPE – Insituto Nacional de Pesquisas Espaciais.

Fábio Feldman (Fórum Nacional de Mudanças Climáticas), Roberto Kishinami, Werner Kornexel (Banco Mundial), Fernando Veiga (Instituto Pró-Natura), Warwick Manfrinato (CEPEA-ESALQ-USP) também trouxeram relevantes contribuições ao evento.

O Instituto Ecoar para Cidadania faz parte do Observatório do Clima desde sua fundação, participa das Conferências das Partes, é filiado ao CAN e desenvolve projetos de seqüestro florestal de carbono e programas permanentes de educação ambiental e disseminação de conhecimentos sobre a complexa questão do clima e suas interconexões com a biodiversidade, com as águas,com a produção agrícola, com o fenômeno das migrações entre outros. .

Para saber mais sobre Mudanças Climáticas e Aquecimento Global, acesse:

www.forumclimabr.org.br
www.mct.gov.br/CLIMA/brasil/forum.htm
www.ambientesp.gov.br/proclima/forum.htm


Outras notícias:

19/12/2018
CAIXA POSTAL ECOAR
ENDEREÇO PARA CORRESPONDÊNCIAS PARA O ECOAR: CAIXA POSTAL 79626 - CEP.: 03064-970

30/11/2018
Instituto Ecoar colabora com o programa de sustentabilidade da Rio Tinto
A presidente do Ecoar, Miriam Duailibi, a convite da Rio Tinto, vem trabalhando presencialmente com a equipe do escritório de São Paulo e remotamente com a equipe de São Luís, questões relevantes para a sustentabilidade.

01/10/2018
Entrevista Miriam Duailibi TV Aparecida
Acesse o link e assista e entrevista.

26/09/2018
Observatório da Governança das Águas - OGA
Acesse e conheça o OGA. O INSTITUTO ECOAR FAZ PARTE DESSE OBSERVATÓRIO TÃO IMPORTANTE NO TEMA.

26/09/2018
MUDANÇAS CLIMÁTICAS - Notícias
Para saber mais sobre as mudanças climáticas em curso, clique no link do material elaborado pelo Instituto ClimaInfo ( www.climainfo.org.br ), organização na qual a presidente do Ecoar participa como conselheira.

18/09/2018
Guias de EA da ESEC Caetés e RVS Gurjaú
Elaborados os Guias de Educação Ambiental da Estação Ecológica de Caetés e do Refúgio da Vida Silvestre Matas do Gurjaú.

17/09/2018
REGULAMENTO DE COMPRAS E CONTRATAÇÕES DO INSTITUTO ECOAR PARA A CIDADANIA
Com base no MROSC, desde 2017 o Ecoar instituiu o Regulamento Interno de Compras e Contratações. Acesse o link.

13/07/2018
Exposições Fotográficas Itinerantes PE
Ecoar realiza exposições fotográficas sobre Unidades de Conservação em Pernambuco

14/03/2018
Fórum Mundial da Água e Fórum Alternativo Mundial da Água
O Instituto Ecoar que compreende a água como direito e não mercadoria, estará participando ativamente do Fórum Mundial da Água que acontecerá em Brasília de 18 a 22 de março, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães e também do Fórum Alternativo Mundial da Água – FAMA, que terá lugar na Universidade de Brasília de 17 a 22 de março e da Vila Cidadã no estádio Mané Garrincha. Acompanhe nossa agenda

30/01/2018
ECOAR, SENAES e REDE VERDE SUSTENTÁVEL
Conheça o projeto Fortalecer e Organizar os Catadores da Região Metropolitana de São Paulo. Clique aqui para visitar o site do projeto!



Veja todas as notícias