NOVO ENDEREÇO: Rua Catiguá, 159 – sala 601 – Tatuapé – São Paulo-SP – CEP 03065-030 | Veja como chegar


Compensação de carbono em SP

23/02/2007

Fonte: FolhaOnLine / Coluna: Gilberto Dimenstein

Da Redação

Todo evento realizado em parques municipais de São Paulo terá que fazer a compensação de carbono, ou seja, plantar árvores em locais especificados pela prefeitura. A portaria determinando a obrigatoriedade do plantio foi elaborada pela Secretaria do Verde e do Meio Ambiente, e passa a valer a partir do dia 24 de março.

A compensação de carbono é uma ação feita em contrapartida à emissão de CO2. Para amenizar a produção desse gás, responsável pelo efeito estufa, deve-se aumentar o número de árvores plantadas. Pois, convertem o CO2 em oxigênio.

Apesar da determinação ainda não ter entrado em vigor, já há organizadores fazendo a compensação. Na próxima semana, serão plantadas 60 mudas no Autódromo de Interlagos para neutralizar a emissão de carbono gerada no evento Clássicos de Competição, que aconteceu durante o aniversário da capital.

O São Paulo Fashion Week também entrou no clima e compensou as emissões no Parque do Ibirapuera. Duas exposições que ficarão em cartaz (01/03) na OCA - “Leonardo da Vinci – a exibição de um gênio” e “Corpo Humano – real e fascinante” - contribuirão com a neutralização de carbono, mesmo sem estar dentro do período de validade da lei. Até os shows e eventos promovidos dentro de parques pela própria Secretaria do Verde e Meio Ambiente deverão compensar.

Há tempos muitos comércios da grande São Paulo são estimulados a fazerem sua parte para a preservação do meio ambiente. A Ong Ecoar conscientiza locais que utilizam lenha (material que promove desmatamento e grade produção de CO2) a plantarem árvores, como é o caso de churrascarias, pizzarias, padarias, serraria, entre outros.

Outras notícias:

10/12/2021
Novo endereço eletrônico do Instituto Ecoar!
https://www.institutoecoar.org/

22/06/2021
Morte e vida da pequena empresa no pós-pandemia
Gigantes do varejo monopolizam como nunca as vendas e arruinam milhões de empreendedores. Mas cresce tendência oposta: o consumo consciente e local, oportunidade para recuperar economia, caso haja políticas públicas robustas… Leia toda a matéria no link https://outraspalavras.net/mercadovsdemocracia/morte-e-vida-da-pequena-empresa-no-pos-pandemia/

13/05/2021
Série "Pertencimento Ambiental"
UNINORTE e BRASIL SUSTENTÁVEL EDITORA

09/03/2021
Comitê do Alto Tietê
Representantes das ONGs ambientalistas - biênio 2021/2023

25/08/2020
New Green Deal europeu é exemplo para o Brasil
Jornal O GLOBO – 24/08/2020 - Pós-Covid abre oportunidade para manufatura nacional recuperar o protagonismo - Por Miriam Duailibi e Paulo Feldmann

09/07/2020
Palestra "A PANDEMIA E A URGÊNCIA DA MUDANÇA DE PARADIGMA CIVILIZATÓRIO" com Miriam Duailibi
Acesse pelo link https://www.youtube.com/channel/UC1F7gbyWTQUF3vQx8ZQXFhA

02/06/2020
Programa "Tramado Junt@s"
Instituto Ecoar, em parceria com a Alampyme e com o LabModa Sustentável desenvolve o projeto Tramado Junt@s e o ancora na instituição, dando mais um passo no cumprimento de sua missão de contribuir para a construção de um mundo mais sustentável, justo e feliz.

11/05/2020
Programa TRAMANDO JUNT@S
As beneficiárias do programa são costureiras imigrantes bolivianas.

18/11/2019
Lançamento do MonitorEA em Brasília
Participação de nossa presidente Miriam Duailibi e encontro histórico, por ocasião do lançamento do MonitorEA em Brasília

18/11/2019
Lançamento do MonitorEA em Brasília
Participação de nossa presidente Miriam Duailibi e encontro histórico, por ocasião do lançamento do MonitorEA em Brasília

Veja todas as notícias