Compensação de carbono em SP

23/02/2007

Fonte: FolhaOnLine / Coluna: Gilberto Dimenstein

Da Redação

Todo evento realizado em parques municipais de São Paulo terá que fazer a compensação de carbono, ou seja, plantar árvores em locais especificados pela prefeitura. A portaria determinando a obrigatoriedade do plantio foi elaborada pela Secretaria do Verde e do Meio Ambiente, e passa a valer a partir do dia 24 de março.

A compensação de carbono é uma ação feita em contrapartida à emissão de CO2. Para amenizar a produção desse gás, responsável pelo efeito estufa, deve-se aumentar o número de árvores plantadas. Pois, convertem o CO2 em oxigênio.

Apesar da determinação ainda não ter entrado em vigor, já há organizadores fazendo a compensação. Na próxima semana, serão plantadas 60 mudas no Autódromo de Interlagos para neutralizar a emissão de carbono gerada no evento Clássicos de Competição, que aconteceu durante o aniversário da capital.

O São Paulo Fashion Week também entrou no clima e compensou as emissões no Parque do Ibirapuera. Duas exposições que ficarão em cartaz (01/03) na OCA - “Leonardo da Vinci – a exibição de um gênio” e “Corpo Humano – real e fascinante” - contribuirão com a neutralização de carbono, mesmo sem estar dentro do período de validade da lei. Até os shows e eventos promovidos dentro de parques pela própria Secretaria do Verde e Meio Ambiente deverão compensar.

Há tempos muitos comércios da grande São Paulo são estimulados a fazerem sua parte para a preservação do meio ambiente. A Ong Ecoar conscientiza locais que utilizam lenha (material que promove desmatamento e grade produção de CO2) a plantarem árvores, como é o caso de churrascarias, pizzarias, padarias, serraria, entre outros.

Outras notícias:

19/12/2018
CAIXA POSTAL ECOAR
ENDEREÇO PARA CORRESPONDÊNCIAS PARA O ECOAR: CAIXA POSTAL 79626 - CEP.: 03064-970

30/11/2018
Instituto Ecoar colabora com o programa de sustentabilidade da Rio Tinto
A presidente do Ecoar, Miriam Duailibi, a convite da Rio Tinto, vem trabalhando presencialmente com a equipe do escritório de São Paulo e remotamente com a equipe de São Luís, questões relevantes para a sustentabilidade.

01/10/2018
Entrevista Miriam Duailibi TV Aparecida
Acesse o link e assista e entrevista.

26/09/2018
Observatório da Governança das Águas - OGA
Acesse e conheça o OGA. O INSTITUTO ECOAR FAZ PARTE DESSE OBSERVATÓRIO TÃO IMPORTANTE NO TEMA.

26/09/2018
MUDANÇAS CLIMÁTICAS - Notícias
Para saber mais sobre as mudanças climáticas em curso, clique no link do material elaborado pelo Instituto ClimaInfo ( www.climainfo.org.br ), organização na qual a presidente do Ecoar participa como conselheira.

18/09/2018
Guias de EA da ESEC Caetés e RVS Gurjaú
Elaborados os Guias de Educação Ambiental da Estação Ecológica de Caetés e do Refúgio da Vida Silvestre Matas do Gurjaú.

17/09/2018
REGULAMENTO DE COMPRAS E CONTRATAÇÕES DO INSTITUTO ECOAR PARA A CIDADANIA
Com base no MROSC, desde 2017 o Ecoar instituiu o Regulamento Interno de Compras e Contratações. Acesse o link.

13/07/2018
Exposições Fotográficas Itinerantes PE
Ecoar realiza exposições fotográficas sobre Unidades de Conservação em Pernambuco

14/03/2018
Fórum Mundial da Água e Fórum Alternativo Mundial da Água
O Instituto Ecoar que compreende a água como direito e não mercadoria, estará participando ativamente do Fórum Mundial da Água que acontecerá em Brasília de 18 a 22 de março, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães e também do Fórum Alternativo Mundial da Água – FAMA, que terá lugar na Universidade de Brasília de 17 a 22 de março e da Vila Cidadã no estádio Mané Garrincha. Acompanhe nossa agenda

30/01/2018
ECOAR, SENAES e REDE VERDE SUSTENTÁVEL
Conheça o projeto Fortalecer e Organizar os Catadores da Região Metropolitana de São Paulo. Clique aqui para visitar o site do projeto!



Veja todas as notícias