NOVO ENDEREÇO: Rua Catiguá, 159 – sala 601 – Tatuapé – São Paulo-SP – CEP 03065-030 | Veja como chegar


Convite - 1ª Oficina Regional do Programa Estadual de Capacitação dos Gestores Ambientais e Conselheiros do SISNAMA

28/04/2007

O encontro tem por objetivo contribuir para a mobilização da sociedade civil e membros dos conselhos municipais de meio ambiente para a participação no Programa Estadual de Capacitação de Gestores Ambientais e Conselheiros do SISNAMA.

A Oficina acontecerá no dia 05 de maio de 2007 (sábado) – das 8h30 às 14h00
Local: CIESP – Centro das Indústrias do Estado de São Paulo -Av. Clovis Oger, 706 - Distrito Industrial - São José do Rio Preto – SP



Programa Estadual de Capacitação de Gestores Ambientais e Conselheiros do SISNAMA

A Comissão Tripartite do Estado de SP, formada por representantes dos governos federal, estadual e dos municípios iniciou neste mês o Programa Estadual de Capacitação de Gestores Ambientais e Conselheiros do SISNAMA.

O programa estadual integra o Programa Nacional de Capacitação de Gestores Ambientais e Conselheiros do SISNAMA de São Paulo que se fundamenta na lógica da gestão ambiental compartilhada entre municípios, estados e União, sempre consideradas as especificidades locais e regionais.

O objetivo desse programa é iniciar o treinamento de mil gestores ambientais e integrantes dos conselhos municipais de meio ambiente que representam à sociedade civil, em 200 municípios paulistas.

O programa representa um marco na descentralização das decisões sobre o meio ambiente e uma conquista em termos de gestão compartilhada da política ambiental, pois aglutinará representantes do poder público e membros da sociedade civil em torno da gestão ambiental local. Atualmente, grande parte dessas decisões sobre as questões socioambientais é tomada apenas por instituições federais ou estaduais, quase nada cabendo aos municípios e sem a participação dos conselhos de meio ambiente.

Com a formação dos novos gestores e conselheiros do meio ambiente, os municípios serão incentivados a constituir seus organismos de gestão ambiental, incluindo conselhos de meio ambiente. Assim, ganharão agilidade para resolver questões que revertem tanto em benefício econômico quanto em segurança e qualidade do meio ambiente, além de desonerar os órgãos federais e estaduais.

Assim, serão treinados cinco gestores por município, escolhidos entre quadros de cada prefeitura, câmara de vereadores e da sociedade civil, representada nos conselhos de meio ambiente.

Através de aulas práticas e oficinas participativas, os futuros gestores receberão subsídios para implementar um sistema municipal de meio ambiente. Da grade de aulas constarão temas como legislação ambiental, licenciamento, fiscalização, conselhos de meio ambiente, fundos de financiamento, entre outros.

Participarão desse treinamento a Fundação Prefeito Faria Lima / CEPAM, os Escritórios Regionais de Governo do Estado de SP e o Instituto Ecoar para a Cidadania, que atuará na mobilização da sociedade civil organizada.

As próximas oficinas serão agora em maio e junho nas seguintes regiões:
Campinas
Sorocaba
Ribeirão Preto
São José dos Campos

Mais informações :
Instituto Ecoar para a Cidadania
Fone/fax: 11 3129-5765 – Gabriela ou Cláudia

Associação Paulista de Municípios
Para saber mais sobre o programa acesse os sites:
www.ecoar.org.br
www.apaulista.org.br
www.cepam.sp.gov.br
www.anamma.com.br
www.mma.gov.br

Outras notícias:

10/12/2021
Novo endereço eletrônico do Instituto Ecoar!
https://www.institutoecoar.org/

22/06/2021
Morte e vida da pequena empresa no pós-pandemia
Gigantes do varejo monopolizam como nunca as vendas e arruinam milhões de empreendedores. Mas cresce tendência oposta: o consumo consciente e local, oportunidade para recuperar economia, caso haja políticas públicas robustas… Leia toda a matéria no link https://outraspalavras.net/mercadovsdemocracia/morte-e-vida-da-pequena-empresa-no-pos-pandemia/

13/05/2021
Série "Pertencimento Ambiental"
UNINORTE e BRASIL SUSTENTÁVEL EDITORA

09/03/2021
Comitê do Alto Tietê
Representantes das ONGs ambientalistas - biênio 2021/2023

25/08/2020
New Green Deal europeu é exemplo para o Brasil
Jornal O GLOBO – 24/08/2020 - Pós-Covid abre oportunidade para manufatura nacional recuperar o protagonismo - Por Miriam Duailibi e Paulo Feldmann

09/07/2020
Palestra "A PANDEMIA E A URGÊNCIA DA MUDANÇA DE PARADIGMA CIVILIZATÓRIO" com Miriam Duailibi
Acesse pelo link https://www.youtube.com/channel/UC1F7gbyWTQUF3vQx8ZQXFhA

02/06/2020
Programa "Tramado Junt@s"
Instituto Ecoar, em parceria com a Alampyme e com o LabModa Sustentável desenvolve o projeto Tramado Junt@s e o ancora na instituição, dando mais um passo no cumprimento de sua missão de contribuir para a construção de um mundo mais sustentável, justo e feliz.

11/05/2020
Programa TRAMANDO JUNT@S
As beneficiárias do programa são costureiras imigrantes bolivianas.

18/11/2019
Lançamento do MonitorEA em Brasília
Participação de nossa presidente Miriam Duailibi e encontro histórico, por ocasião do lançamento do MonitorEA em Brasília

18/11/2019
Lançamento do MonitorEA em Brasília
Participação de nossa presidente Miriam Duailibi e encontro histórico, por ocasião do lançamento do MonitorEA em Brasília

Veja todas as notícias