SESC Rio alerta para a preservação do meio ambiente

08/08/2007

Mais de 10 mil toneladas de lixo sólido flutuam no espelho d’água da Baía de Guanabara, segundo levantamento realizado pela Comlurb. A baía recebe diariamente cerca de 400 toneladas de esgoto doméstico, 64 toneladas de lixo orgânico industrial, 7 toneladas de óleo e 300 quilos de metais pesados, de acordo com o Wikipédia. Para conscientizar as pessoas sobre este grave problema ambiental, o SESC Rio em parceria com a Barcas S/A vai realizar um grande evento entre os dias 7 e 10 de agosto, com destaque para esquetes teatrais que serão realizadas em plena viagem das barcas que navegam na Baía de Guanabara - trajetos Cocotá x Praça XV, Praça XV x Niterói, Niterói x Praça XV. Ao todo as 70 mil pessoas que circulam diariamente nas Barcas vão assistir a apresentações teatrais voltadas para o tema do meio ambiente e também de assuntos relacionados à adolescência.

A primeira esquete é apresentada por Duda de Olinda, que trabalha com teatro de mímica. A performance sobre lixo aborda de forma leve e bem humorada a preservação do meio ambiente. O público poderá refletir e interagir durante a apresentação. Outra esquete é a do Grupo Cena 1, formado por crianças e jovens das comunidades da zona da Leopoldina. O projeto atende a 50 jovens, na faixa etária de 9 a 17anos, através da linguagem teatral. Os jovens desenvolveram o espetáculo "Trajetória Adolescente", composto de 11 esquetes , onde são abordados os seguintes temas: drogas, violência urbana, gravidez na adolescência , prevenção a doenças sexualmente transmissíveis , tabagismo, gírias , comportamento social, crianças desaparecidas, meio ambiente, relação aluno X professor e cidadania.

Além disso, serão oferecidos serviços gratuitos de saúde nas estações de Niterói e Cocotá (Ilha do Governador), entre 7h e 16h, como: testes de glicose, aferição de pressão arterial, auto-exame das mamas, orientação de DST, auto-exame da boca, escovação, orientação nutricional, teste de IMC (Índice de Massa Corporal) e Orientação Esportiva. "A idéia é promover uma ampla conscientização popular através de ações com serviços de educação para a saúde. Os serviços que já são prestados nas unidades do Sesc Rio, através de campanhas educativas, são estendidos a comunidade", ressalta Ana Cristina Pimentel, gerente de saúde do Sesc Rio.

Doenças Causadas pela falta de saneamento:

De acordo com a pesquisa de saneamento básico de 1989 - Rio de janeiro, existem mais de 100 doenças, entre as quais cólera,amebíase, vários tipos de diarréia, peste bubônica, lepra, meningite, pólio, herpes, sarampo, hepatite, febre amarela, gripe, malária, leptospirose, ebola,etc.

Estação das Barcas de Niterói
Dias: 7 a 9 de agosto de 2007

Horário: 10h às 16h

PROGRAMAÇÃO:

Pressão arterial;
Teste de glicose;
Orientação de DST;
Orientação auto-exame das mamas;
Peso e Altura;
Orientação Nutricional;
IMC;
Orientação esportiva;
Orientação de higiene bucal;
Distribuição de escovas.

Estação das Barcas de Cocotá (Ilha do Governador)
Dias: 7 a 10 de agosto de 2007

Horário: 7h às 10h

PROGRAMAÇÃO:

Pressão arterial;
Teste de glicose;
Orientação de DST;
Orientação auto-exame das mamas;
Escovação;
Peso e Altura;
Orientação Nutricional;
Orientação de higiene bucal.

Esquetes:
- Duda de Olinda
Dia: 7/8, às 7h
9/8, às 8h

- Cena 1
Dia: 8/8, às 9h

Mais informações para a imprensa:

Fátima Gomes - Ass. de Imprensa do Sesc Rio
Tel: (21) 3138-1594 e 8128-8364 / 9603-3068
E-mail: fatimagomes@sescrio.org.br

Roberta Parente

Assessoria de Imprensa do Sesc Rio
E-mail: robertaparente@sescrio.org.br
Tel.: (21) 3138 1571

Outras notícias:

19/12/2018
CAIXA POSTAL ECOAR
ENDEREÇO PARA CORRESPONDÊNCIAS PARA O ECOAR: CAIXA POSTAL 79626 - CEP.: 03064-970

30/11/2018
Instituto Ecoar colabora com o programa de sustentabilidade da Rio Tinto
A presidente do Ecoar, Miriam Duailibi, a convite da Rio Tinto, vem trabalhando presencialmente com a equipe do escritório de São Paulo e remotamente com a equipe de São Luís, questões relevantes para a sustentabilidade.

01/10/2018
Entrevista Miriam Duailibi TV Aparecida
Acesse o link e assista e entrevista.

26/09/2018
Observatório da Governança das Águas - OGA
Acesse e conheça o OGA. O INSTITUTO ECOAR FAZ PARTE DESSE OBSERVATÓRIO TÃO IMPORTANTE NO TEMA.

26/09/2018
MUDANÇAS CLIMÁTICAS - Notícias
Para saber mais sobre as mudanças climáticas em curso, clique no link do material elaborado pelo Instituto ClimaInfo ( www.climainfo.org.br ), organização na qual a presidente do Ecoar participa como conselheira.

18/09/2018
Guias de EA da ESEC Caetés e RVS Gurjaú
Elaborados os Guias de Educação Ambiental da Estação Ecológica de Caetés e do Refúgio da Vida Silvestre Matas do Gurjaú.

17/09/2018
REGULAMENTO DE COMPRAS E CONTRATAÇÕES DO INSTITUTO ECOAR PARA A CIDADANIA
Com base no MROSC, desde 2017 o Ecoar instituiu o Regulamento Interno de Compras e Contratações. Acesse o link.

13/07/2018
Exposições Fotográficas Itinerantes PE
Ecoar realiza exposições fotográficas sobre Unidades de Conservação em Pernambuco

14/03/2018
Fórum Mundial da Água e Fórum Alternativo Mundial da Água
O Instituto Ecoar que compreende a água como direito e não mercadoria, estará participando ativamente do Fórum Mundial da Água que acontecerá em Brasília de 18 a 22 de março, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães e também do Fórum Alternativo Mundial da Água – FAMA, que terá lugar na Universidade de Brasília de 17 a 22 de março e da Vila Cidadã no estádio Mané Garrincha. Acompanhe nossa agenda

30/01/2018
ECOAR, SENAES e REDE VERDE SUSTENTÁVEL
Conheça o projeto Fortalecer e Organizar os Catadores da Região Metropolitana de São Paulo. Clique aqui para visitar o site do projeto!



Veja todas as notícias