Equipe do Projeto Bacias Irmãs no III Encontro Estadual de Educação Ambiental

20/08/2007

“As redes existem muito mais em função dos laços do que dos espaços.”
Adalberto Barreto


Sabemos que nenhum homem é uma ilha e que todos temos necessidades de aprender uns com os outros. A troca nos enriquece e fortalece nossas ações. Quando muitos se juntam focados em objetivos comuns, temos a sensação de que somos uma mola propulsora da transformação. Como já dizia Gandhi: “Devemos ser a transformação que queremos ver no mundo”.

Essa foi a energia que contagiou por quatro dias mais de 1000 pessoas que estiveram presentes no III Encontro Estadual de Educação Ambiental, ocorridos entre os dias 25 e 28 de julho em São José do Rio Preto – São Paulo. Organizado pela REPEA (Rede Paulista de Educação Ambiental) o encontro contou com 36 oficinas temáticas e 140 painéis, além de 4 grupos de trabalho para a criação da lei estadual de educação ambiental. O tema central deste ano foi a construção participativa desta lei. Educadores ambientais, ONGs, universidades e poder público estiveram juntos discutindo, debatendo e construindo uma minuta de lei que garantisse educação ambiental em todos os níveis.

O Projeto Bacias Irmãs se fez presente com dois de seus representantes (Débora Teixeira – Ecoar e Cristiano Gomes Pastor – Coletivo Jovem e Coletivo Educador). Foi apresentado um painel do Projeto e seus representantes participaram ativamente tanto dos grupos de trabalho para a construção da lei, como das oficinas temáticas.

Tivemos a oportunidade de proporcionar a intercambiante do Ecoar, Consuelo McAlister, da Universidade de York essa experiência rica em informação, sensibilização e democracia.

Durante o encontro foram realizadas diversas mesas redondas onde pudemos presenciar a participação tanto do poder público, como de universidades e ONGs. A coordenadora do Instituto Ecoar, Miriam Duailibi, foi uma das debatedoras escolhidas para a Mesa: “Desafios da educação ambiental na atualidade” ocorrida no dia 27 de junho onde apresentou e discutiu o tema das mudanças climáticas e o aquecimento global.

Nesses quatro dias tivemos a oportunidade de conhecer muitas experiências relacionadas a educação ambiental, fazer articulações importantes, vivenciar processos participativos e aprender, aprender muito. O encontro foi um espaço rico para o debate de idéias e posições que consolidaram a primeira parte do processo de construção da minuta de lei. Vale lembrar que a construção desta minuta começou muito antes do encontro e recebeu muitas contribuições, tanto de ONGs, como do próprio poder público. O documento que debatemos no encontro representava o desejo de muitos. Durante o encontro a discussão foi aprofundada e o documento retificado e entregue ao Secretário do Meio Ambiente do Estado de São Paulo - Dr. Francisco Graziano, além de prefeitos e representantes do poder legislativo entre outros.

Encontros como este nos fazem lembrar da força que move uma rede. Ela é constituída de histórias de vida que vão construindo pessoas que por sua vez constrói cidades e países. São laços tão fortes que faz com que nos sintamos irmãos de pessoas que nem sequer conhecemos, mas que independente da existência ou não de espaços físicos, sabemos que são nossos parceiros na caminhada em prol de um mundo mais justo e sustentável. É isso que nos une.

Veja as imagens!
Para saber mais: www.repea.org.br

Outras notícias:

19/12/2018
CAIXA POSTAL ECOAR
ENDEREÇO PARA CORRESPONDÊNCIAS PARA O ECOAR: CAIXA POSTAL 79626 - CEP.: 03064-970

30/11/2018
Instituto Ecoar colabora com o programa de sustentabilidade da Rio Tinto
A presidente do Ecoar, Miriam Duailibi, a convite da Rio Tinto, vem trabalhando presencialmente com a equipe do escritório de São Paulo e remotamente com a equipe de São Luís, questões relevantes para a sustentabilidade.

01/10/2018
Entrevista Miriam Duailibi TV Aparecida
Acesse o link e assista e entrevista.

26/09/2018
Observatório da Governança das Águas - OGA
Acesse e conheça o OGA. O INSTITUTO ECOAR FAZ PARTE DESSE OBSERVATÓRIO TÃO IMPORTANTE NO TEMA.

26/09/2018
MUDANÇAS CLIMÁTICAS - Notícias
Para saber mais sobre as mudanças climáticas em curso, clique no link do material elaborado pelo Instituto ClimaInfo ( www.climainfo.org.br ), organização na qual a presidente do Ecoar participa como conselheira.

18/09/2018
Guias de EA da ESEC Caetés e RVS Gurjaú
Elaborados os Guias de Educação Ambiental da Estação Ecológica de Caetés e do Refúgio da Vida Silvestre Matas do Gurjaú.

17/09/2018
REGULAMENTO DE COMPRAS E CONTRATAÇÕES DO INSTITUTO ECOAR PARA A CIDADANIA
Com base no MROSC, desde 2017 o Ecoar instituiu o Regulamento Interno de Compras e Contratações. Acesse o link.

13/07/2018
Exposições Fotográficas Itinerantes PE
Ecoar realiza exposições fotográficas sobre Unidades de Conservação em Pernambuco

14/03/2018
Fórum Mundial da Água e Fórum Alternativo Mundial da Água
O Instituto Ecoar que compreende a água como direito e não mercadoria, estará participando ativamente do Fórum Mundial da Água que acontecerá em Brasília de 18 a 22 de março, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães e também do Fórum Alternativo Mundial da Água – FAMA, que terá lugar na Universidade de Brasília de 17 a 22 de março e da Vila Cidadã no estádio Mané Garrincha. Acompanhe nossa agenda

30/01/2018
ECOAR, SENAES e REDE VERDE SUSTENTÁVEL
Conheça o projeto Fortalecer e Organizar os Catadores da Região Metropolitana de São Paulo. Clique aqui para visitar o site do projeto!



Veja todas as notícias