Especialistas defendem educação para a conscientização ambiental
17/10/2007Participantes de audiência na Comissão Mista de Mudanças Climáticas debatem propostas para que o país possa aliar crescimento econômico com inclusão social e preservação do meio ambiente
O Brasil está retomando o ciclo de desenvolvimento econômico depois de quase duas décadas de estagnação. O grande desafio agora é aliar crescimento com inclusão social, com a manutenção dos valores democráticos e principalmente com a preservação ambiental, ação que passa pela educação. Também é preciso conscientizar a população que cresceu acreditando na "eternidade" dos recursos naturais. Essas são algumas das conclusões da reunião da Comissão Mista de Mudanças Climáticas, realizada ontem.
– A reconstrução da rede social capilar das escolas é que leva a essa consciência – destacou Hamilton Pereira, secretário de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental do Ministério do Meio Ambiente (MMA).
Para formar essa conscientização, explicou Hamilton, uma das ações do ministério é a criação do Sistema Nacional de Educação Ambiental (Sisnea), a partir da Política Nacional de Educação Ambiental em vigor.
O diretor de Educação Ambiental do MMA, Marcos Sorrentino, disse que educação ambiental não se faz só com informação, mas com mudança de valores e comportamento. "O Sistema Nacional de Educação Ambiental deve ser articulado, e dialogar com todos os outros sistemas", salientou.
Rachel Trajber, coordenadora geral de Educação Ambiental do MMA, explicou como o trabalho conjunto com o Ministério da Educação deve ajudar na mudança de valores, a partir de ações de educação difusas, com conferências e mobilização em cursos de formação continuada.
Ela também aposta na realização de conferências nas escolas e na efetivação da 3ª Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente, em 2008, um processo de mobilização para a formação de comunidades sustentáveis.
Já a coordenadora do Laboratório de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP), Eda Tassara, acrescentou ainda que as chamadas "forças catastróficas", que causam alarde sobre as conseqüências do aquecimento, não ajudam a compreender o "papel de cada um para a resolução do problema".
Miriam Duailibi, coordenadora-geral do Instituto Ecoar para Cidadania, apresentou a teoria do triângulo de estabilização, cálculos que determinam a diminuição drástica das emissões de gases causadores do efeito estufa, como o CO2. "Se as emissões não forem cortadas em 50%, a Terra se aquecerá até 2050 em mais de dois graus centígrados, o que seria insuportável", explicou.
Vice-presidente
Durante a reunião, o senador Magno Malta (PR-ES) foi eleito por aclamação o novo vice-presidente da comissão. Com a licença de Fernando Collor (PTB-AL), o cargo havia ficado vago.
Também foram aprovados dois requerimentos: o primeiro, de Renato Casagrande (PSB-ES), solicita uma audiência pública para que o Brasil assuma metas de redução de emissões de CO2 a partir de 2012, quando acaba a primeira fase das resoluções do Protocolo de Kyoto.
O segundo, do deputado Rodrigo Rollemberg, pede audiência com representantes do Ministério Público do Pará, da Companhia Vale do Rio Doce e do governo do estado do Pará para discutir a instalação de uma termelétrica em Barcarena (PA).
Fonte: Jornal do Senado
Outras notícias:
10/12/2021
Novo endereço eletrônico do Instituto Ecoar!
https://www.institutoecoar.org/
22/06/2021
Morte e vida da pequena empresa no pós-pandemia
Gigantes do varejo monopolizam como nunca as vendas e arruinam milhões de empreendedores. Mas cresce tendência oposta: o consumo consciente e local, oportunidade para recuperar economia, caso haja políticas públicas robustas…
Leia toda a matéria no link
https://outraspalavras.net/mercadovsdemocracia/morte-e-vida-da-pequena-empresa-no-pos-pandemia/
13/05/2021
Série "Pertencimento Ambiental"
UNINORTE e BRASIL SUSTENTÁVEL EDITORA
09/03/2021
Comitê do Alto Tietê
Representantes das ONGs ambientalistas - biênio 2021/2023
25/08/2020
New Green Deal europeu é exemplo para o Brasil
Jornal O GLOBO – 24/08/2020 - Pós-Covid abre oportunidade para manufatura nacional recuperar o protagonismo - Por Miriam Duailibi e Paulo Feldmann
09/07/2020
Palestra "A PANDEMIA E A URGÊNCIA DA MUDANÇA DE PARADIGMA CIVILIZATÓRIO" com Miriam Duailibi
Acesse pelo link https://www.youtube.com/channel/UC1F7gbyWTQUF3vQx8ZQXFhA
02/06/2020
Programa "Tramado Junt@s"
Instituto Ecoar, em parceria com a Alampyme e com o LabModa Sustentável desenvolve o projeto Tramado Junt@s e o ancora na instituição, dando mais um passo no cumprimento de sua missão de contribuir para a construção de um mundo mais sustentável, justo e feliz.
11/05/2020
Programa TRAMANDO JUNT@S
As beneficiárias do programa são costureiras imigrantes bolivianas.
18/11/2019
Lançamento do MonitorEA em Brasília
Participação de nossa presidente Miriam Duailibi e encontro histórico, por ocasião do lançamento do MonitorEA em Brasília
18/11/2019
Lançamento do MonitorEA em Brasília
Participação de nossa presidente Miriam Duailibi e encontro histórico, por ocasião do lançamento do MonitorEA em Brasília
Veja todas as notícias