CONSTRUÇÃO DO MAPA DE SUSTENTABILIDADE (SUSTAINABILITY ROADMAP) PARA O SEQÜESTRO GEOLÓGICO DE CARBONO NO BRASIL
05/11/2007O Brasil, como país signatário da Convenção do Clima e do Protocolo de Quioto está, em consonância com a comunidade internacional, profundamente preocupado com a questão do aquecimento global, suas causas, conseqüências e formas de enfrentamento do problema.
Alguns países, entre eles os Estados Unidos, Canadá e Austrália estão propondo medidas alternativas ou adicionais, não contempladas nos citados instrumentos, para a redução das emissões de gases de efeito estufa. Tais medidas referem-se à captura de CO2 diretamente das fontes emissoras e o seu armazenamento definitivo em estruturas geológicas. Para estudo e aprofundamento dessas idéias, bem como das técnicas já utilizadas, foi criado um fórum internacional (Carbon Sequestration Leadership Forum – CSLF) sobre o tema, em 25 de junho de 2003, contando com a participação brasileira.
No site deste grupo, www.cslforum.org, estão reunidos vários documentos e informações, dentre os quais os mapas tecnológicos – o planejamento de como as tecnologias necessárias serão desenvolvidas – dos três países acima citados e do próprio CSLF.
Cada país participante do CSLF tem por incumbência produzir seu mapa tecnológico. No Brasil, o MCT e a Petrobras representam o país neste forum. Para atender esta demanda, o Ministério da Ciência e Tecnologia e a Petrobras, com o suporte do Instituto Ecoar para Cidadania, promovem a 3ª reunião de trabalho da “Construção do Mapa Tecnológico Brasileiro de Seqüestro Geológico de Carbono”, a ser realizada no Rio de Janeiro, de 21 a 23 de novembro, das 8h00 às 18h00 no Everest Rio Hotel.
Os objetivos deste encontro são o de discutir a atividade de transporte de CO2 junto a um grupo de especialistas e construir um mapa de sutentabilidade que possa subsidiar o planejamento da implantação dos empreendimentos para sequestro geológico de carbono, considerando a dimensão da sustentabilidade nos desenvolvimentos tecnológicos de captura, transporte e armazenamento de CO2.
Por se tratar de uma questão nova, o Sequestro Geológico de Carbono ainda não tem definidos os aspectos e dimensões dos impactos sociais, ambientais, políticos e econômicos de suas atividades.
Os temas e tópicos inicialmente propostos para discussão do grupo serão os seguintes:
1. Sustentabilidade - aspectos sociais, ambientais e econômicos: conceitos e práticas.
2. Apresentação da metodologia
3. Aplicação da metodologia
4. Apresentação dos resultados
5. Síntese dos resultados
Como subsídio para este trabalho, foram disponibilizados no site do MCT e do Instituto Ecoclima os mapas tecnológicos da Austrália, dos Estados Unidos e do Canadá, além de um trabalho da África do Sul, nos seguintes endereços:
www.mct.gov.br
www.ecoclima.org.br
Para mais informações, favor contatar um dos facilitadores abaixo:
Miriam Duailibi, tel 0xx11 3129-5765
Fábio Saraiva Schott , tel 0xx21 3865-6812
Outras notícias:
10/12/2021
Novo endereço eletrônico do Instituto Ecoar!
https://www.institutoecoar.org/
22/06/2021
Morte e vida da pequena empresa no pós-pandemia
Gigantes do varejo monopolizam como nunca as vendas e arruinam milhões de empreendedores. Mas cresce tendência oposta: o consumo consciente e local, oportunidade para recuperar economia, caso haja políticas públicas robustas… Leia toda a matéria no link https://outraspalavras.net/mercadovsdemocracia/morte-e-vida-da-pequena-empresa-no-pos-pandemia/
13/05/2021
Série "Pertencimento Ambiental"
UNINORTE e BRASIL SUSTENTÁVEL EDITORA
09/03/2021
Comitê do Alto Tietê
Representantes das ONGs ambientalistas - biênio 2021/2023
25/08/2020
New Green Deal europeu é exemplo para o Brasil
Jornal O GLOBO – 24/08/2020 - Pós-Covid abre oportunidade para manufatura nacional recuperar o protagonismo - Por Miriam Duailibi e Paulo Feldmann
09/07/2020
Palestra "A PANDEMIA E A URGÊNCIA DA MUDANÇA DE PARADIGMA CIVILIZATÓRIO" com Miriam Duailibi
Acesse pelo link https://www.youtube.com/channel/UC1F7gbyWTQUF3vQx8ZQXFhA
02/06/2020
Programa "Tramado Junt@s"
Instituto Ecoar, em parceria com a Alampyme e com o LabModa Sustentável desenvolve o projeto Tramado Junt@s e o ancora na instituição, dando mais um passo no cumprimento de sua missão de contribuir para a construção de um mundo mais sustentável, justo e feliz.
11/05/2020
Programa TRAMANDO JUNT@S
As beneficiárias do programa são costureiras imigrantes bolivianas.
18/11/2019
Lançamento do MonitorEA em Brasília
Participação de nossa presidente Miriam Duailibi e encontro histórico, por ocasião do lançamento do MonitorEA em Brasília
18/11/2019
Lançamento do MonitorEA em Brasília
Participação de nossa presidente Miriam Duailibi e encontro histórico, por ocasião do lançamento do MonitorEA em Brasília
Veja todas as notícias