CONSTRUÇÃO DO MAPA DE SUSTENTABILIDADE (SUSTAINABILITY ROADMAP) PARA O SEQÜESTRO GEOLÓGICO DE CARBONO NO BRASIL

05/11/2007

O Brasil, como país signatário da Convenção do Clima e do Protocolo de Quioto está, em consonância com a comunidade internacional, profundamente preocupado com a questão do aquecimento global, suas causas, conseqüências e formas de enfrentamento do problema.

Alguns países, entre eles os Estados Unidos, Canadá e Austrália estão propondo medidas alternativas ou adicionais, não contempladas nos citados instrumentos, para a redução das emissões de gases de efeito estufa. Tais medidas referem-se à captura de CO2 diretamente das fontes emissoras e o seu armazenamento definitivo em estruturas geológicas. Para estudo e aprofundamento dessas idéias, bem como das técnicas já utilizadas, foi criado um fórum internacional (Carbon Sequestration Leadership Forum – CSLF) sobre o tema, em 25 de junho de 2003, contando com a participação brasileira.

No site deste grupo, www.cslforum.org, estão reunidos vários documentos e informações, dentre os quais os mapas tecnológicos – o planejamento de como as tecnologias necessárias serão desenvolvidas – dos três países acima citados e do próprio CSLF.

Cada país participante do CSLF tem por incumbência produzir seu mapa tecnológico. No Brasil, o MCT e a Petrobras representam o país neste forum. Para atender esta demanda, o Ministério da Ciência e Tecnologia e a Petrobras, com o suporte do Instituto Ecoar para Cidadania, promovem a 3ª reunião de trabalho da “Construção do Mapa Tecnológico Brasileiro de Seqüestro Geológico de Carbono”, a ser realizada no Rio de Janeiro, de 21 a 23 de novembro, das 8h00 às 18h00 no Everest Rio Hotel.

Os objetivos deste encontro são o de discutir a atividade de transporte de CO2 junto a um grupo de especialistas e construir um mapa de sutentabilidade que possa subsidiar o planejamento da implantação dos empreendimentos para sequestro geológico de carbono, considerando a dimensão da sustentabilidade nos desenvolvimentos tecnológicos de captura, transporte e armazenamento de CO2.

Por se tratar de uma questão nova, o Sequestro Geológico de Carbono ainda não tem definidos os aspectos e dimensões dos impactos sociais, ambientais, políticos e econômicos de suas atividades.

Os temas e tópicos inicialmente propostos para discussão do grupo serão os seguintes:

1. Sustentabilidade - aspectos sociais, ambientais e econômicos: conceitos e práticas.
2. Apresentação da metodologia
3. Aplicação da metodologia
4. Apresentação dos resultados
5. Síntese dos resultados

Como subsídio para este trabalho, foram disponibilizados no site do MCT e do Instituto Ecoclima os mapas tecnológicos da Austrália, dos Estados Unidos e do Canadá, além de um trabalho da África do Sul, nos seguintes endereços:

www.mct.gov.br
www.ecoclima.org.br

Para mais informações, favor contatar um dos facilitadores abaixo:

Miriam Duailibi, tel 0xx11 3129-5765
Fábio Saraiva Schott , tel 0xx21 3865-6812

Outras notícias:

19/12/2018
CAIXA POSTAL ECOAR
ENDEREÇO PARA CORRESPONDÊNCIAS PARA O ECOAR: CAIXA POSTAL 79626 - CEP.: 03064-970

30/11/2018
Instituto Ecoar colabora com o programa de sustentabilidade da Rio Tinto
A presidente do Ecoar, Miriam Duailibi, a convite da Rio Tinto, vem trabalhando presencialmente com a equipe do escritório de São Paulo e remotamente com a equipe de São Luís, questões relevantes para a sustentabilidade.

01/10/2018
Entrevista Miriam Duailibi TV Aparecida
Acesse o link e assista e entrevista.

26/09/2018
Observatório da Governança das Águas - OGA
Acesse e conheça o OGA. O INSTITUTO ECOAR FAZ PARTE DESSE OBSERVATÓRIO TÃO IMPORTANTE NO TEMA.

26/09/2018
MUDANÇAS CLIMÁTICAS - Notícias
Para saber mais sobre as mudanças climáticas em curso, clique no link do material elaborado pelo Instituto ClimaInfo ( www.climainfo.org.br ), organização na qual a presidente do Ecoar participa como conselheira.

18/09/2018
Guias de EA da ESEC Caetés e RVS Gurjaú
Elaborados os Guias de Educação Ambiental da Estação Ecológica de Caetés e do Refúgio da Vida Silvestre Matas do Gurjaú.

17/09/2018
REGULAMENTO DE COMPRAS E CONTRATAÇÕES DO INSTITUTO ECOAR PARA A CIDADANIA
Com base no MROSC, desde 2017 o Ecoar instituiu o Regulamento Interno de Compras e Contratações. Acesse o link.

13/07/2018
Exposições Fotográficas Itinerantes PE
Ecoar realiza exposições fotográficas sobre Unidades de Conservação em Pernambuco

14/03/2018
Fórum Mundial da Água e Fórum Alternativo Mundial da Água
O Instituto Ecoar que compreende a água como direito e não mercadoria, estará participando ativamente do Fórum Mundial da Água que acontecerá em Brasília de 18 a 22 de março, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães e também do Fórum Alternativo Mundial da Água – FAMA, que terá lugar na Universidade de Brasília de 17 a 22 de março e da Vila Cidadã no estádio Mané Garrincha. Acompanhe nossa agenda

30/01/2018
ECOAR, SENAES e REDE VERDE SUSTENTÁVEL
Conheça o projeto Fortalecer e Organizar os Catadores da Região Metropolitana de São Paulo. Clique aqui para visitar o site do projeto!



Veja todas as notícias