Convite de Lançamento da Agenda 21 de Pilar do Sul

21/02/2008

A Agenda 21 de Pilar do Sul é fruto de um processo participativo de construção de uma agenda de ações integradas que buscam contribuir para a elaboração e implementação de políticas públicas, orientadas para o desenvolvimento local sustentável.

O processo de construção da Agenda 21 de Pilar do Sul durou 18 meses e reuniu mais de 800 pessoas. Para garantir sua representatividade e legitimidade, contou com a participação de diversos grupos comunitários, representantes do poder público, comunidade escolar, comerciantes, conselhos, ONG’s, sindicatos e demais organizações da sociedade civil.

Sua construção foi tecida pouco a pouco, respeitando o tempo de aprendizagem de cada grupo, suas diferenças e suas semelhanças, buscando valorizar a troca de experiências e conhecimentos entre todos os atores envolvidos. Os temas apresentados na Agenda foram definidos coletivamente durante os encontros com a comunidade tanto na área urbana quanto na área rural.

A metodologia para construção da Agenda 21 de Pilar baseou-se na realização da Oficina de Futuro que consistiu na elaboração de um diagnóstico e um planejamento participativo e contribuiu para o mapeamento dos sonhos e dos problemas das comunidades.

A realização dos Diálogos Abertos propiciou diversos encontros entre o poder público e os cidadãos que elegeram como prioritários os seguintes temas: Agricultura, Cultura, Esporte e Lazer, Geração de Trabalho e Renda, Meio Ambiente e Saneamento Básico, Saúde, Participação e Mobilização Social, Educação, Segurança e Juventude. Como esses temas se apresentam para a comunidade? Quais os desafios? Que ações são propostas? Quais as responsabilidades de cada um? O que pode ser feito a curto, médio e longo prazo? Todas essas questões foram discutidas pelos participantes e estão contidas na publicação da Agenda 21 de Pilar do Sul.

Vale lembrar que ela não é uma agenda de um só mandato de governo; é uma agenda para o século 21, uma agenda de compromissos do poder público e de toda a população pilarense e representa os anseios da geração atual para a melhoria do bem-estar coletivo e das condições de vida no presente e para as futuras gerações.

Venha celebrar com a gente e participar do lançamento oficial, que será no dia 28 de fevereiro de 2008.

Mais informações no convite anexo

Atenciosamente,
Comissão da Agenda 21 de Pilar do Sul




Outras notícias:

19/12/2018
CAIXA POSTAL ECOAR
ENDEREÇO PARA CORRESPONDÊNCIAS PARA O ECOAR: CAIXA POSTAL 79626 - CEP.: 03064-970

30/11/2018
Instituto Ecoar colabora com o programa de sustentabilidade da Rio Tinto
A presidente do Ecoar, Miriam Duailibi, a convite da Rio Tinto, vem trabalhando presencialmente com a equipe do escritório de São Paulo e remotamente com a equipe de São Luís, questões relevantes para a sustentabilidade.

01/10/2018
Entrevista Miriam Duailibi TV Aparecida
Acesse o link e assista e entrevista.

26/09/2018
Observatório da Governança das Águas - OGA
Acesse e conheça o OGA. O INSTITUTO ECOAR FAZ PARTE DESSE OBSERVATÓRIO TÃO IMPORTANTE NO TEMA.

26/09/2018
MUDANÇAS CLIMÁTICAS - Notícias
Para saber mais sobre as mudanças climáticas em curso, clique no link do material elaborado pelo Instituto ClimaInfo ( www.climainfo.org.br ), organização na qual a presidente do Ecoar participa como conselheira.

18/09/2018
Guias de EA da ESEC Caetés e RVS Gurjaú
Elaborados os Guias de Educação Ambiental da Estação Ecológica de Caetés e do Refúgio da Vida Silvestre Matas do Gurjaú.

17/09/2018
REGULAMENTO DE COMPRAS E CONTRATAÇÕES DO INSTITUTO ECOAR PARA A CIDADANIA
Com base no MROSC, desde 2017 o Ecoar instituiu o Regulamento Interno de Compras e Contratações. Acesse o link.

13/07/2018
Exposições Fotográficas Itinerantes PE
Ecoar realiza exposições fotográficas sobre Unidades de Conservação em Pernambuco

14/03/2018
Fórum Mundial da Água e Fórum Alternativo Mundial da Água
O Instituto Ecoar que compreende a água como direito e não mercadoria, estará participando ativamente do Fórum Mundial da Água que acontecerá em Brasília de 18 a 22 de março, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães e também do Fórum Alternativo Mundial da Água – FAMA, que terá lugar na Universidade de Brasília de 17 a 22 de março e da Vila Cidadã no estádio Mané Garrincha. Acompanhe nossa agenda

30/01/2018
ECOAR, SENAES e REDE VERDE SUSTENTÁVEL
Conheça o projeto Fortalecer e Organizar os Catadores da Região Metropolitana de São Paulo. Clique aqui para visitar o site do projeto!



Veja todas as notícias