ECOAR participa do Fórum Nossa São Paulo
20/05/2008O ECOAR esteve presente no “I Fórum Nossa São Paulo, propostas para uma cidade justa e sustentável”, ocorrido de 15 a 18 de maio. O evento reuniu, no teatro do SESC Vila Mariana, cerca de 750 participantes representando importantes segmentos da sociedade civil de nossa cidade.
O Fórum marcou a conclusão da fase de mobilização social, em que cidadãos e cidadãs paulistanos, por meio de associações, escolas, ongs etc., elaboraram propostas para fazer de nossa cidade, uma cidade mais justa e sustentável.
O Movimento Nossa São Paulo é inspirado na experiência de Bogotá que, buscando soluções para a realidade caótica da cidade, mobilizou a sociedade colombiana criando o movimento “Bogotá, Como Vamos”.
O Instituto ECOAR para Cidadania, que tem como missão contribuir para a construção de sociedades sustentáveis, entendeu que deveria participar efetivamente deste movimento e vem contribuindo com as discussões do GT de Meio Ambiente, desde sua constituição em maio de 2007.
O conhecimento das experiências de cidades latino-americanas como Santiago e Puerto Montt no Chile, Bogotá e Medellín na Colômbia, Buenos Aires na Argentina, Lima no Peru e Assunção no Paraguai, o debate sobre as questões comuns a todas elas, as reflexões conjuntas nos fazem crer que estamos no caminho correto.
No Brasil ainda há muito a ser feito, mas a experiência já se dissemina por outras cidades como Ilha Bela e Ribeirão Bonito em São Paulo, Rio de Janeiro e Teresópolis no Rio de Janeiro, Várzea Grande no Mato Grosso, Vitória no Espírito Santo, entre outras, o que aponta para o surgimento de uma verdadeira revolução no engajamento e na participação popular, na mobilização cidadã.
Foram 900 as propostas recebidas no Fórum e agrupadas por temas como: Democracia Participativa; Transparência Orçamentária; Indicadores da Cidade; Trabalho e Renda; Educação; Cultura; Esporte; Segurança Cidadã; Saúde; Habitação; Meio Ambiente; Empresa e Juventude. Todas elas serão encaminhadas aos candidatos às eleições municipais de 2008.
As propostas referentes a questões ambientais estão, em sua maioria, alicerçadas na educação ambiental. Educação no sentido amplo, de percepção do ser no mundo, onde nossas ações e práticas cotidianas impactam, positiva ou negativamente, o ambiente natural e construído e afetam, em maior ou menor escala, todos os demais seres com os quais compartilhamos o Planeta.
O ECOAR, instituição ambientalista com foco em educação ambiental para sustentabilidade, dando prosseguimento à sua trajetória de participação ativa nos movimentos socioambientais mais relevantes do país, reforça o movimento Nossa São Paulo e convida a todos e todas para conhecer as propostas apresentadas no site www.nossasaopaulo.org.br.
Outras notícias:
10/12/2021
Novo endereço eletrônico do Instituto Ecoar!
https://www.institutoecoar.org/
22/06/2021
Morte e vida da pequena empresa no pós-pandemia
Gigantes do varejo monopolizam como nunca as vendas e arruinam milhões de empreendedores. Mas cresce tendência oposta: o consumo consciente e local, oportunidade para recuperar economia, caso haja políticas públicas robustas… Leia toda a matéria no link https://outraspalavras.net/mercadovsdemocracia/morte-e-vida-da-pequena-empresa-no-pos-pandemia/
13/05/2021
Série "Pertencimento Ambiental"
UNINORTE e BRASIL SUSTENTÁVEL EDITORA
09/03/2021
Comitê do Alto Tietê
Representantes das ONGs ambientalistas - biênio 2021/2023
25/08/2020
New Green Deal europeu é exemplo para o Brasil
Jornal O GLOBO – 24/08/2020 - Pós-Covid abre oportunidade para manufatura nacional recuperar o protagonismo - Por Miriam Duailibi e Paulo Feldmann
09/07/2020
Palestra "A PANDEMIA E A URGÊNCIA DA MUDANÇA DE PARADIGMA CIVILIZATÓRIO" com Miriam Duailibi
Acesse pelo link https://www.youtube.com/channel/UC1F7gbyWTQUF3vQx8ZQXFhA
02/06/2020
Programa "Tramado Junt@s"
Instituto Ecoar, em parceria com a Alampyme e com o LabModa Sustentável desenvolve o projeto Tramado Junt@s e o ancora na instituição, dando mais um passo no cumprimento de sua missão de contribuir para a construção de um mundo mais sustentável, justo e feliz.
11/05/2020
Programa TRAMANDO JUNT@S
As beneficiárias do programa são costureiras imigrantes bolivianas.
18/11/2019
Lançamento do MonitorEA em Brasília
Participação de nossa presidente Miriam Duailibi e encontro histórico, por ocasião do lançamento do MonitorEA em Brasília
18/11/2019
Lançamento do MonitorEA em Brasília
Participação de nossa presidente Miriam Duailibi e encontro histórico, por ocasião do lançamento do MonitorEA em Brasília
Veja todas as notícias