ECOAR participa do Fórum Nossa São Paulo

20/05/2008

O ECOAR esteve presente no “I Fórum Nossa São Paulo, propostas para uma cidade justa e sustentável”, ocorrido de 15 a 18 de maio. O evento reuniu, no teatro do SESC Vila Mariana, cerca de 750 participantes representando importantes segmentos da sociedade civil de nossa cidade.

O Fórum marcou a conclusão da fase de mobilização social, em que cidadãos e cidadãs paulistanos, por meio de associações, escolas, ongs etc., elaboraram propostas para fazer de nossa cidade, uma cidade mais justa e sustentável.

O Movimento Nossa São Paulo é inspirado na experiência de Bogotá que, buscando soluções para a realidade caótica da cidade, mobilizou a sociedade colombiana criando o movimento “Bogotá, Como Vamos”.

O Instituto ECOAR para Cidadania, que tem como missão contribuir para a construção de sociedades sustentáveis, entendeu que deveria participar efetivamente deste movimento e vem contribuindo com as discussões do GT de Meio Ambiente, desde sua constituição em maio de 2007.

O conhecimento das experiências de cidades latino-americanas como Santiago e Puerto Montt no Chile, Bogotá e Medellín na Colômbia, Buenos Aires na Argentina, Lima no Peru e Assunção no Paraguai, o debate sobre as questões comuns a todas elas, as reflexões conjuntas nos fazem crer que estamos no caminho correto.

No Brasil ainda há muito a ser feito, mas a experiência já se dissemina por outras cidades como Ilha Bela e Ribeirão Bonito em São Paulo, Rio de Janeiro e Teresópolis no Rio de Janeiro, Várzea Grande no Mato Grosso, Vitória no Espírito Santo, entre outras, o que aponta para o surgimento de uma verdadeira revolução no engajamento e na participação popular, na mobilização cidadã.

Foram 900 as propostas recebidas no Fórum e agrupadas por temas como: Democracia Participativa; Transparência Orçamentária; Indicadores da Cidade; Trabalho e Renda; Educação; Cultura; Esporte; Segurança Cidadã; Saúde; Habitação; Meio Ambiente; Empresa e Juventude. Todas elas serão encaminhadas aos candidatos às eleições municipais de 2008.

As propostas referentes a questões ambientais estão, em sua maioria, alicerçadas na educação ambiental. Educação no sentido amplo, de percepção do ser no mundo, onde nossas ações e práticas cotidianas impactam, positiva ou negativamente, o ambiente natural e construído e afetam, em maior ou menor escala, todos os demais seres com os quais compartilhamos o Planeta.

O ECOAR, instituição ambientalista com foco em educação ambiental para sustentabilidade, dando prosseguimento à sua trajetória de participação ativa nos movimentos socioambientais mais relevantes do país, reforça o movimento Nossa São Paulo e convida a todos e todas para conhecer as propostas apresentadas no site www.nossasaopaulo.org.br.

Outras notícias:

19/12/2018
CAIXA POSTAL ECOAR
ENDEREÇO PARA CORRESPONDÊNCIAS PARA O ECOAR: CAIXA POSTAL 79626 - CEP.: 03064-970

30/11/2018
Instituto Ecoar colabora com o programa de sustentabilidade da Rio Tinto
A presidente do Ecoar, Miriam Duailibi, a convite da Rio Tinto, vem trabalhando presencialmente com a equipe do escritório de São Paulo e remotamente com a equipe de São Luís, questões relevantes para a sustentabilidade.

01/10/2018
Entrevista Miriam Duailibi TV Aparecida
Acesse o link e assista e entrevista.

26/09/2018
Observatório da Governança das Águas - OGA
Acesse e conheça o OGA. O INSTITUTO ECOAR FAZ PARTE DESSE OBSERVATÓRIO TÃO IMPORTANTE NO TEMA.

26/09/2018
MUDANÇAS CLIMÁTICAS - Notícias
Para saber mais sobre as mudanças climáticas em curso, clique no link do material elaborado pelo Instituto ClimaInfo ( www.climainfo.org.br ), organização na qual a presidente do Ecoar participa como conselheira.

18/09/2018
Guias de EA da ESEC Caetés e RVS Gurjaú
Elaborados os Guias de Educação Ambiental da Estação Ecológica de Caetés e do Refúgio da Vida Silvestre Matas do Gurjaú.

17/09/2018
REGULAMENTO DE COMPRAS E CONTRATAÇÕES DO INSTITUTO ECOAR PARA A CIDADANIA
Com base no MROSC, desde 2017 o Ecoar instituiu o Regulamento Interno de Compras e Contratações. Acesse o link.

13/07/2018
Exposições Fotográficas Itinerantes PE
Ecoar realiza exposições fotográficas sobre Unidades de Conservação em Pernambuco

14/03/2018
Fórum Mundial da Água e Fórum Alternativo Mundial da Água
O Instituto Ecoar que compreende a água como direito e não mercadoria, estará participando ativamente do Fórum Mundial da Água que acontecerá em Brasília de 18 a 22 de março, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães e também do Fórum Alternativo Mundial da Água – FAMA, que terá lugar na Universidade de Brasília de 17 a 22 de março e da Vila Cidadã no estádio Mané Garrincha. Acompanhe nossa agenda

30/01/2018
ECOAR, SENAES e REDE VERDE SUSTENTÁVEL
Conheça o projeto Fortalecer e Organizar os Catadores da Região Metropolitana de São Paulo. Clique aqui para visitar o site do projeto!



Veja todas as notícias