Construção Civil debate Sustentabilidade
06/10/2008Para conscientizar o setor da construção civil da necessidade de evitar a degradação da natureza, a ADVB-DF promove uma palestra com a ambientalista Miriam Duailibi.
Miriam Duailibi, especialista em educação para sustentabilidade e presidente do Instituto Ecoar, proferiu palestra em almoço da Associação dos Dirigentes de Venda e Marketing do Brasil (ADVB-DF), com o objetivo de conscientizar as pessoas e as empresas da construção civil, na sexta-feira (03), com o tema Sustentabilidade na Indústria da Construção Civil, um Passaporte para o Século XXI. Estiveram presentes construtoras como a Lopes Royal e JC Gontijo. Também se fizeram presentes o vice governador Paulo Octávio e representantes do Sinduscon e da Ademi.
Segundo Miriam, sustentabilidade é um grande tema do século XXI.
O principal objetivo da palestra é a preparação de líderes do setor imobiliário e da construção civil para as mudanças e desafios do mercado que assumem o discurso de desenvolvimento sustentável através da elucidação de conceitos indispensáveis para as práticas comerciais e administrativas dos profissionais do setor. “Essa palestra mostra que as pessoas precisam ter princípios de sustentabilidade e aplicar o mais rápido possível. As pessoas precisam mudar suas práticas de produção, consumo, descarte”, diz Miriam.
Todos os setores produtivos causam impactos ambientais, mas a construção civil tem grande peso e contribui de maneira significativa para o aquecimento global. O setor tem crescido muito e por isso é cada vez mais importante que a consciência ambiental seja discutida, levando em conta o futuro da existência humana e a qualidade de vida. “A construção civil é de extrema importância para as pessoas e não pode ficar fora do esforço sustentável do país. Por isso é importante que as construtoras e os profissionais da área se adaptem e busquem soluções para realizar projetos ecologicamente corretos”, disse a especialista.
O mundo enfrenta problemas com aquecimento global, comprometimento dos estoques de água doce, destruição da biodiversidade, desflorestamento, a chuva ácida, a contaminação dos solos e do lençol freático. Uma das formas de reverter esse quadro é por meio da educação de todos os setores da sociedade. “A sociedade consome muitos recursos naturais de forma ineficiente e com alto teor de desperdício tem sido enorme. Providências imediatas precisam ser tomadas como a reciclagem dos materiais da construção civil, observa Miriam. O setor é também responsável por grande parte do consumo de energia nas cidades que deve ser racionalizado com a adoção de novas práticas e tecnologias mais eficientes.
Outras notícias:
10/12/2021
Novo endereço eletrônico do Instituto Ecoar!
https://www.institutoecoar.org/
22/06/2021
Morte e vida da pequena empresa no pós-pandemia
Gigantes do varejo monopolizam como nunca as vendas e arruinam milhões de empreendedores. Mas cresce tendência oposta: o consumo consciente e local, oportunidade para recuperar economia, caso haja políticas públicas robustas… Leia toda a matéria no link https://outraspalavras.net/mercadovsdemocracia/morte-e-vida-da-pequena-empresa-no-pos-pandemia/
13/05/2021
Série "Pertencimento Ambiental"
UNINORTE e BRASIL SUSTENTÁVEL EDITORA
09/03/2021
Comitê do Alto Tietê
Representantes das ONGs ambientalistas - biênio 2021/2023
25/08/2020
New Green Deal europeu é exemplo para o Brasil
Jornal O GLOBO – 24/08/2020 - Pós-Covid abre oportunidade para manufatura nacional recuperar o protagonismo - Por Miriam Duailibi e Paulo Feldmann
09/07/2020
Palestra "A PANDEMIA E A URGÊNCIA DA MUDANÇA DE PARADIGMA CIVILIZATÓRIO" com Miriam Duailibi
Acesse pelo link https://www.youtube.com/channel/UC1F7gbyWTQUF3vQx8ZQXFhA
02/06/2020
Programa "Tramado Junt@s"
Instituto Ecoar, em parceria com a Alampyme e com o LabModa Sustentável desenvolve o projeto Tramado Junt@s e o ancora na instituição, dando mais um passo no cumprimento de sua missão de contribuir para a construção de um mundo mais sustentável, justo e feliz.
11/05/2020
Programa TRAMANDO JUNT@S
As beneficiárias do programa são costureiras imigrantes bolivianas.
18/11/2019
Lançamento do MonitorEA em Brasília
Participação de nossa presidente Miriam Duailibi e encontro histórico, por ocasião do lançamento do MonitorEA em Brasília
18/11/2019
Lançamento do MonitorEA em Brasília
Participação de nossa presidente Miriam Duailibi e encontro histórico, por ocasião do lançamento do MonitorEA em Brasília
Veja todas as notícias