Instituto Ecoar representa o Brasil em Centro de Estudos da Bacia do Prata/b>
28/11/2008A ambientalista Miriam Duailibi, presidente do Instituto Ecoar, é a representante brasileira da sociedade civil no Centro de Saberes e Estudos Socioambientais da Bacia do Prata (Centro de Saberes y Cuidados Socioambientales de la Cuenca del Plata), entidade focada no estudo e preservação dos conhecimentos da Bacia.
"A importância ambiental, geográfica e econômica da Bacia do Prata não pode ser simplesmente ignorada em nome de um desenvolvimento impensado. Cada vez mais temos que estudar e conhecer as características e potencialidades da região. Somente dessa maneira podemos implantar um desenvolvimento responsável e, acima de tudo, sustentável com os recursos ali existentes", observa Miriam.
O Centro de Saberes e Estudos Socioambientais da Bacia do Prata reúne instituições governamentais e não governamentais do Brasil, Uruguai, Bolívia, Argentina e Paraguai - países que compõem a região - focadas nos seguintes eixos:
. A água como centro integrador;
. A Bacia do Prata como território operacional;
. O pensamento ambiental como marco conceitual das ações;
. A educação ambiental como elemento capaz de mobilizar a sociedade;
. A construção coletiva de conhecimentos, ações e organização.
A estrutura do Centro é composta por representantes do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, da Itaipu Binacional, da Fundação Parque Tecnológico Itaipu, assessores técnicos e representantes da sociedade civil dos cinco países. Suas origens aconteceram durante os Diálogos da Bacia do Prata, em novembro de 2005.
Nos eventos seguintes, como o V Congresso Iberoamericano de Educação Ambiental, em abril de 2006 e o Primeiro Encontro de Especialistas em Educação Ambiental da Bacia do Prata, em agosto, a idéia foi desenvolvida até novembro do mesmo ano, quando o Centro de Saberes foi formalmente estabelecido. Dentre suas metas, além da ordenação do conhecimento da Bacia, está a formação de cinco mil educadores socioambientais na região até o final de 2009.
A Bacia do Prata
Formada pelos rios Paraguai, Paraná e Uruguai, a Bacia do Prata possui área total de 3,2 milhões de quilômetros quadrados. Abrangendo cinco países, somente no Brasil atinge os estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Em termos de população a Bacia abrange um total de 130 milhões de latino americanos. Economicamente, sua relevância aumenta ainda mais. É no Rio Paraná que está localizada a Hidrelétrica Binacional Itaipu, responsável por gerar energia que move 95% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional paraguaio. Além disso, um quinto de toda a energia consumida no Brasil é proveniente de Itaipu e gera 65% do PIB brasileiro.
Outras notícias:
10/12/2021
Novo endereço eletrônico do Instituto Ecoar!
https://www.institutoecoar.org/
22/06/2021
Morte e vida da pequena empresa no pós-pandemia
Gigantes do varejo monopolizam como nunca as vendas e arruinam milhões de empreendedores. Mas cresce tendência oposta: o consumo consciente e local, oportunidade para recuperar economia, caso haja políticas públicas robustas… Leia toda a matéria no link https://outraspalavras.net/mercadovsdemocracia/morte-e-vida-da-pequena-empresa-no-pos-pandemia/
13/05/2021
Série "Pertencimento Ambiental"
UNINORTE e BRASIL SUSTENTÁVEL EDITORA
09/03/2021
Comitê do Alto Tietê
Representantes das ONGs ambientalistas - biênio 2021/2023
25/08/2020
New Green Deal europeu é exemplo para o Brasil
Jornal O GLOBO – 24/08/2020 - Pós-Covid abre oportunidade para manufatura nacional recuperar o protagonismo - Por Miriam Duailibi e Paulo Feldmann
09/07/2020
Palestra "A PANDEMIA E A URGÊNCIA DA MUDANÇA DE PARADIGMA CIVILIZATÓRIO" com Miriam Duailibi
Acesse pelo link https://www.youtube.com/channel/UC1F7gbyWTQUF3vQx8ZQXFhA
02/06/2020
Programa "Tramado Junt@s"
Instituto Ecoar, em parceria com a Alampyme e com o LabModa Sustentável desenvolve o projeto Tramado Junt@s e o ancora na instituição, dando mais um passo no cumprimento de sua missão de contribuir para a construção de um mundo mais sustentável, justo e feliz.
11/05/2020
Programa TRAMANDO JUNT@S
As beneficiárias do programa são costureiras imigrantes bolivianas.
18/11/2019
Lançamento do MonitorEA em Brasília
Participação de nossa presidente Miriam Duailibi e encontro histórico, por ocasião do lançamento do MonitorEA em Brasília
18/11/2019
Lançamento do MonitorEA em Brasília
Participação de nossa presidente Miriam Duailibi e encontro histórico, por ocasião do lançamento do MonitorEA em Brasília
Veja todas as notícias