Instituto Ecoar representa o Brasil em Centro de Estudos da Bacia do Prata/b>

28/11/2008

A ambientalista Miriam Duailibi, presidente do Instituto Ecoar, é a representante brasileira da sociedade civil no Centro de Saberes e Estudos Socioambientais da Bacia do Prata (Centro de Saberes y Cuidados Socioambientales de la Cuenca del Plata), entidade focada no estudo e preservação dos conhecimentos da Bacia.

"A importância ambiental, geográfica e econômica da Bacia do Prata não pode ser simplesmente ignorada em nome de um desenvolvimento impensado. Cada vez mais temos que estudar e conhecer as características e potencialidades da região. Somente dessa maneira podemos implantar um desenvolvimento responsável e, acima de tudo, sustentável com os recursos ali existentes", observa Miriam.

O Centro de Saberes e Estudos Socioambientais da Bacia do Prata reúne instituições governamentais e não governamentais do Brasil, Uruguai, Bolívia, Argentina e Paraguai - países que compõem a região - focadas nos seguintes eixos:

. A água como centro integrador;
. A Bacia do Prata como território operacional;
. O pensamento ambiental como marco conceitual das ações;
. A educação ambiental como elemento capaz de mobilizar a sociedade;
. A construção coletiva de conhecimentos, ações e organização.

A estrutura do Centro é composta por representantes do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, da Itaipu Binacional, da Fundação Parque Tecnológico Itaipu, assessores técnicos e representantes da sociedade civil dos cinco países. Suas origens aconteceram durante os Diálogos da Bacia do Prata, em novembro de 2005.

Nos eventos seguintes, como o V Congresso Iberoamericano de Educação Ambiental, em abril de 2006 e o Primeiro Encontro de Especialistas em Educação Ambiental da Bacia do Prata, em agosto, a idéia foi desenvolvida até novembro do mesmo ano, quando o Centro de Saberes foi formalmente estabelecido. Dentre suas metas, além da ordenação do conhecimento da Bacia, está a formação de cinco mil educadores socioambientais na região até o final de 2009.

A Bacia do Prata
Formada pelos rios Paraguai, Paraná e Uruguai, a Bacia do Prata possui área total de 3,2 milhões de quilômetros quadrados. Abrangendo cinco países, somente no Brasil atinge os estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Em termos de população a Bacia abrange um total de 130 milhões de latino americanos. Economicamente, sua relevância aumenta ainda mais. É no Rio Paraná que está localizada a Hidrelétrica Binacional Itaipu, responsável por gerar energia que move 95% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional paraguaio. Além disso, um quinto de toda a energia consumida no Brasil é proveniente de Itaipu e gera 65% do PIB brasileiro.


Outras notícias:

19/12/2018
CAIXA POSTAL ECOAR
ENDEREÇO PARA CORRESPONDÊNCIAS PARA O ECOAR: CAIXA POSTAL 79626 - CEP.: 03064-970

30/11/2018
Instituto Ecoar colabora com o programa de sustentabilidade da Rio Tinto
A presidente do Ecoar, Miriam Duailibi, a convite da Rio Tinto, vem trabalhando presencialmente com a equipe do escritório de São Paulo e remotamente com a equipe de São Luís, questões relevantes para a sustentabilidade.

01/10/2018
Entrevista Miriam Duailibi TV Aparecida
Acesse o link e assista e entrevista.

26/09/2018
Observatório da Governança das Águas - OGA
Acesse e conheça o OGA. O INSTITUTO ECOAR FAZ PARTE DESSE OBSERVATÓRIO TÃO IMPORTANTE NO TEMA.

26/09/2018
MUDANÇAS CLIMÁTICAS - Notícias
Para saber mais sobre as mudanças climáticas em curso, clique no link do material elaborado pelo Instituto ClimaInfo ( www.climainfo.org.br ), organização na qual a presidente do Ecoar participa como conselheira.

18/09/2018
Guias de EA da ESEC Caetés e RVS Gurjaú
Elaborados os Guias de Educação Ambiental da Estação Ecológica de Caetés e do Refúgio da Vida Silvestre Matas do Gurjaú.

17/09/2018
REGULAMENTO DE COMPRAS E CONTRATAÇÕES DO INSTITUTO ECOAR PARA A CIDADANIA
Com base no MROSC, desde 2017 o Ecoar instituiu o Regulamento Interno de Compras e Contratações. Acesse o link.

13/07/2018
Exposições Fotográficas Itinerantes PE
Ecoar realiza exposições fotográficas sobre Unidades de Conservação em Pernambuco

14/03/2018
Fórum Mundial da Água e Fórum Alternativo Mundial da Água
O Instituto Ecoar que compreende a água como direito e não mercadoria, estará participando ativamente do Fórum Mundial da Água que acontecerá em Brasília de 18 a 22 de março, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães e também do Fórum Alternativo Mundial da Água – FAMA, que terá lugar na Universidade de Brasília de 17 a 22 de março e da Vila Cidadã no estádio Mané Garrincha. Acompanhe nossa agenda

30/01/2018
ECOAR, SENAES e REDE VERDE SUSTENTÁVEL
Conheça o projeto Fortalecer e Organizar os Catadores da Região Metropolitana de São Paulo. Clique aqui para visitar o site do projeto!



Veja todas as notícias