NOVO ENDEREÇO: Rua Catiguá, 159 – sala 601 – Tatuapé – São Paulo-SP – CEP 03065-030 | Veja como chegar


As novas perdas da Amazônia

23/01/2009

Veículo: www.oeco.com.br
Seção: salada verde
Data: 23/12/2008
Hora: 00:01
Comentários: Eduardo Quartim, Coordenador de Projetos do Instituto Ecoar.

Os novos números do não-governamental Imazon (Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazónia/PA) revelam uma redução de 94% e de 27% no desmatamento da Amazônia nos meses de novembro e dezembro do ano passado, respectivamente. A perda acumulada de florestas no período foi de 111 quilômetros quadrados (Km2). Entre agosto e o último mês de 2008, as derrubadas foram de 635 Km2, o que representa uma queda de 82% na taxa se comparada com o mesmo período do ano anterior, quando 3.433 Km2 tombaram.


Apesar do desmatamento em baixa no período, os estados do Pará, Rondônia e Mato Grosso seguem liderando as derrubadas, tanto em novembro quanto em dezembro de 2008. Cortes também foram registrados no Acre e Amazonas. Isso que a cobertura de nuves estava pesada durante as análises, vendando em média 70% da região. Conforme o Imazon, nos dois últimos meses do ano passado foram degradados 69 Km2 na Amazônia, por "intensa exploração madeireira e ou (...) fogo (...) de várias intensidades". Quase tudo no Mato Grosso.

A crise econômica é apontada por especialistas como principal freio no desmatamento.

Clique aqui e confira o boletim completo.

________________________________________________________________________________
Comentários: Eduardo Quartim, coordenador de projetos do Instituto Ecoar

Ao que tudo indica a desaceleração econômica e a recessão que atinge fortemente os EUA, Europa e Japão, além de seus efeitos indiretos no mercado interno, foram os principais motivos para a desaceleração do desmatamento na Amazônia nos dois últimos meses do ano passado. Deve-se ponderar, porém que as medições foram bastante prejudicadas durante estes dois meses pela forte presença de nuvens nas áreas cobertas pelos satélites que realizam o levantamento (68% em novembro e 73% em dezembro). Portanto, apesar da tendência real de redução do desmatamento na maioria dos estados, a medição pode ter sido subestimada devido a fatores que impediram a aferição do desmatamento em área total.

Em se comparando os desmatamentos no período de agosto a dezembro de 2007 com o mesmo período em 2008, as quedas foram realmente expressivas em quase todos estados da Amazônia Legal exceto nos estados do Acre e Roraima que apresentaram incremento de 13% e 45% respectivamente; Amazonas e Amapá apresentaram o mesmo valor nos dois períodos. Outro dado importante é de que a grande maioria dos focos de desmatamento identificada é em áreas privadas e de assentamento da reforma agrária.

Esta desaceleração do mercado pode ser uma grande oportunidade para que governos e empresas voltem-se para o rompimento do paradigma do desenvolvimento predatório e insustentável para uma nova alternativa alinhada com princípios de sustentabilidade e distribuição de renda, pois, se nada for feito, assim que a economia mundial voltar aos trilhos veremos o crescimento exponencial do desmatamento na Amazônia e o avanço desordenado da fronteira agrícola sobre a exuberante e frágil floresta tropical .





Outras notícias:

10/12/2021
Novo endereço eletrônico do Instituto Ecoar!
https://www.institutoecoar.org/

22/06/2021
Morte e vida da pequena empresa no pós-pandemia
Gigantes do varejo monopolizam como nunca as vendas e arruinam milhões de empreendedores. Mas cresce tendência oposta: o consumo consciente e local, oportunidade para recuperar economia, caso haja políticas públicas robustas… Leia toda a matéria no link https://outraspalavras.net/mercadovsdemocracia/morte-e-vida-da-pequena-empresa-no-pos-pandemia/

13/05/2021
Série "Pertencimento Ambiental"
UNINORTE e BRASIL SUSTENTÁVEL EDITORA

09/03/2021
Comitê do Alto Tietê
Representantes das ONGs ambientalistas - biênio 2021/2023

25/08/2020
New Green Deal europeu é exemplo para o Brasil
Jornal O GLOBO – 24/08/2020 - Pós-Covid abre oportunidade para manufatura nacional recuperar o protagonismo - Por Miriam Duailibi e Paulo Feldmann

09/07/2020
Palestra "A PANDEMIA E A URGÊNCIA DA MUDANÇA DE PARADIGMA CIVILIZATÓRIO" com Miriam Duailibi
Acesse pelo link https://www.youtube.com/channel/UC1F7gbyWTQUF3vQx8ZQXFhA

02/06/2020
Programa "Tramado Junt@s"
Instituto Ecoar, em parceria com a Alampyme e com o LabModa Sustentável desenvolve o projeto Tramado Junt@s e o ancora na instituição, dando mais um passo no cumprimento de sua missão de contribuir para a construção de um mundo mais sustentável, justo e feliz.

11/05/2020
Programa TRAMANDO JUNT@S
As beneficiárias do programa são costureiras imigrantes bolivianas.

18/11/2019
Lançamento do MonitorEA em Brasília
Participação de nossa presidente Miriam Duailibi e encontro histórico, por ocasião do lançamento do MonitorEA em Brasília

18/11/2019
Lançamento do MonitorEA em Brasília
Participação de nossa presidente Miriam Duailibi e encontro histórico, por ocasião do lançamento do MonitorEA em Brasília

Veja todas as notícias