Ciclo de Cursos - Projetos Socioambientais: Elaboração, Gestão Técnica e Finanecira.

20/03/2009

O próximo tema do Ciclo de Cursos acontece nos próximos dias 25 e 26 de março, programe-se, envie sua ficha de inscrição.

Vania Bulgareli, diretora financeira do Instituto Ecoar, comenta os aspectos Administrativos/Financeiros de um projeto socioambeintal.



Gestão Financeira de Projetos: Tão importante quanto sua execução técnica.
por Vania Bulgarelli

Elaborar e captar recursos para um projeto, são etapas que demandam muitas responsabilidades.
Por sua vez, depois de aprovado, além da execução técnica, será de suma importância gerir e executar seu orçamento com sabedoria, eliminando riscos de sofrer conseqüências, como por exemplo, o não cumprimento de metas/fases do projeto e, ou ainda deparar-se com déficit no do fechamento das contas.

Normalmente as entidades do terceiro setor preocupam-se com este “pequeno/grande detalhe”, em especial quando o projeto exige prestação de contas e, mesmo assim, muitas vezes de forma relapsa, quando na verdade deveriam adotar a gestão financeira de projetos como uma norma a ser aplicada independentemente do tipo de contrato, volume de tempo ou de recurso.

As organizações não governamentais têm se deparado com o rigor com que os órgãos financiadores vêm exigindo da sua capacidade gerencial e administrativa, obrigando-as a demonstrar de forma clara e eficientemente a utilização desses recursos.
A sociedade, por sua vez, tem exigido cada vez mais transparência na gestão dos recursos públicos, principalmente daqueles utilizados em programas e projetos socioambientais.

Definir objetivos e resultados precisos é fundamental para a execução plena de um projeto ou programa, assim como é de extrema importância uma correta e transparente prestação de contas.

Eficácia, transparência e profissionalismo são imprescindíveis à concretização de nossa missão somada ao nosso desejo de transformação.

Vânia Bulgarelli
Diretora Financeira
INSTITUTO ECOAR PARA A CIDADANIA


Outras notícias:

19/12/2018
CAIXA POSTAL ECOAR
ENDEREÇO PARA CORRESPONDÊNCIAS PARA O ECOAR: CAIXA POSTAL 79626 - CEP.: 03064-970

30/11/2018
Instituto Ecoar colabora com o programa de sustentabilidade da Rio Tinto
A presidente do Ecoar, Miriam Duailibi, a convite da Rio Tinto, vem trabalhando presencialmente com a equipe do escritório de São Paulo e remotamente com a equipe de São Luís, questões relevantes para a sustentabilidade.

01/10/2018
Entrevista Miriam Duailibi TV Aparecida
Acesse o link e assista e entrevista.

26/09/2018
Observatório da Governança das Águas - OGA
Acesse e conheça o OGA. O INSTITUTO ECOAR FAZ PARTE DESSE OBSERVATÓRIO TÃO IMPORTANTE NO TEMA.

26/09/2018
MUDANÇAS CLIMÁTICAS - Notícias
Para saber mais sobre as mudanças climáticas em curso, clique no link do material elaborado pelo Instituto ClimaInfo ( www.climainfo.org.br ), organização na qual a presidente do Ecoar participa como conselheira.

18/09/2018
Guias de EA da ESEC Caetés e RVS Gurjaú
Elaborados os Guias de Educação Ambiental da Estação Ecológica de Caetés e do Refúgio da Vida Silvestre Matas do Gurjaú.

17/09/2018
REGULAMENTO DE COMPRAS E CONTRATAÇÕES DO INSTITUTO ECOAR PARA A CIDADANIA
Com base no MROSC, desde 2017 o Ecoar instituiu o Regulamento Interno de Compras e Contratações. Acesse o link.

13/07/2018
Exposições Fotográficas Itinerantes PE
Ecoar realiza exposições fotográficas sobre Unidades de Conservação em Pernambuco

14/03/2018
Fórum Mundial da Água e Fórum Alternativo Mundial da Água
O Instituto Ecoar que compreende a água como direito e não mercadoria, estará participando ativamente do Fórum Mundial da Água que acontecerá em Brasília de 18 a 22 de março, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães e também do Fórum Alternativo Mundial da Água – FAMA, que terá lugar na Universidade de Brasília de 17 a 22 de março e da Vila Cidadã no estádio Mané Garrincha. Acompanhe nossa agenda

30/01/2018
ECOAR, SENAES e REDE VERDE SUSTENTÁVEL
Conheça o projeto Fortalecer e Organizar os Catadores da Região Metropolitana de São Paulo. Clique aqui para visitar o site do projeto!



Veja todas as notícias