NOVO ENDEREÇO: Rua Catiguá, 159 – sala 601 – Tatuapé – São Paulo-SP – CEP 03065-030 | Veja como chegar


Termelétricas terão que compensar emissões de CO2

14/04/2009

Termelétricas terão que compensar emissões de CO2

Por Fabiano Ávila, do CarbonoBrasil

O ministro do Meio Ambiente Carlos Minc anunciou que vai exigir reflorestamento e outras medidas que diminuam o impacto, na natureza e no clima, das usinas geradoras de energia a partir de carvão ou óleo

Responsáveis pela emissão de cerca de 14 milhões de toneladas de dióxido de carbono (CO2) no Brasil, as usinas termelétricas movidas a carvão e a óleo terão que adotar o plantio de árvores e outras iniciativas para reduzir seu impacto ambiental. A medida será aplicada à concessão de novas licenças e à renovação do licenciamento das que já estão funcionando e que tem validade de seis anos.

Estimativas apontam que uma usina com capacidade de 100 MW/h, que opere durante 25% do ano, terá que plantar até 600 árvores, por exemplo. Além do reflorestamento, as usinas poderão atingir sua cota de redução com o investimento em energia limpa, como a geração eólica, que começa a entrar na lista de prioridades do ministério. Para Minc, esse “Programa de Mitigação” não significa compensação ambiental, mas o implemento de uma série de atividades para diminuir o impacto causado pela emissão de CO2.

Segundo o ministério do Meio Ambiente, das 1.242 usinas termelétricas do país, 70 têm capacidade de produzir mais de 100 MW de energia. Porém, as termelétricas só costumam ser ligadas em épocas de estiagem, para que as hidrelétricas possam economizar águas de seus reservatórios.

“Não estamos criando um custo, estamos obrigando quem produz energia mais suja a arcar com um custo ambiental que ele gera, a internalizarem um custo que é real para o planeta”, afirmou Minc, que diz ter conversado com o presidente da Petrobras, Sergio Gabrielli, e com o secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia, Márcio Zimmermann, antes de anunciar a nova regra.

“Tudo que envolve valor, economia, é um problema. Mas o cálculo vai ser feito com base no que a usina emite de verdade, não com base na potência instalada”, ponderou o ministro.

A medida não vai atingir usinas a gás e nem usinas nucleares. Segundo o ministro, as primeiras emitem quatro vezes menos CO2 que as demais. Já em relação às nucleares, ele explicou que não são grandes emissoras de CO2, embora produzam lixo radiativo.

“O importante é que temos que fazer o "cumpra-se" do plano de mudanças climáticas. E esses compromissos não vão ficar no papel. Não é o planeta que tem que se adaptar às empresas, mas as empresas que têm que se aperfeiçoar para defender a vida no planeta”, disse Minc.

Segundo o ministro, uma das intenções desse programa é o incentivo ao uso das energias renováveis, já que a diminuição dos impostos sobre a energia eólica e solar e o incentivo à energia limpa e menos onerosa é uma de suas metas.

“Com essa nova regulamentação, ganhamos de várias formas. Aumentamos o reflorestamento, diminuímos as emissões, ampliamos a biodiversidade e reduzimos as áreas degradadas ao longo dos rios”, completou Minc.

A instrução normativa do Ibama será publicada na próxima quarta-feira (15) no Diário Oficial da União.

fonte: envolverde.com.br 14/04/2008 11:52
* Com informações da Agência Brasil/MMA
(Envolverde/CarbonoBrasil)

© Copyleft - É livre a reprodução exclusivamente para fins não comerciais, desde que o autor e a fonte sejam citados e esta nota seja incluída.


Outras notícias:

10/12/2021
Novo endereço eletrônico do Instituto Ecoar!
https://www.institutoecoar.org/

22/06/2021
Morte e vida da pequena empresa no pós-pandemia
Gigantes do varejo monopolizam como nunca as vendas e arruinam milhões de empreendedores. Mas cresce tendência oposta: o consumo consciente e local, oportunidade para recuperar economia, caso haja políticas públicas robustas… Leia toda a matéria no link https://outraspalavras.net/mercadovsdemocracia/morte-e-vida-da-pequena-empresa-no-pos-pandemia/

13/05/2021
Série "Pertencimento Ambiental"
UNINORTE e BRASIL SUSTENTÁVEL EDITORA

09/03/2021
Comitê do Alto Tietê
Representantes das ONGs ambientalistas - biênio 2021/2023

25/08/2020
New Green Deal europeu é exemplo para o Brasil
Jornal O GLOBO – 24/08/2020 - Pós-Covid abre oportunidade para manufatura nacional recuperar o protagonismo - Por Miriam Duailibi e Paulo Feldmann

09/07/2020
Palestra "A PANDEMIA E A URGÊNCIA DA MUDANÇA DE PARADIGMA CIVILIZATÓRIO" com Miriam Duailibi
Acesse pelo link https://www.youtube.com/channel/UC1F7gbyWTQUF3vQx8ZQXFhA

02/06/2020
Programa "Tramado Junt@s"
Instituto Ecoar, em parceria com a Alampyme e com o LabModa Sustentável desenvolve o projeto Tramado Junt@s e o ancora na instituição, dando mais um passo no cumprimento de sua missão de contribuir para a construção de um mundo mais sustentável, justo e feliz.

11/05/2020
Programa TRAMANDO JUNT@S
As beneficiárias do programa são costureiras imigrantes bolivianas.

18/11/2019
Lançamento do MonitorEA em Brasília
Participação de nossa presidente Miriam Duailibi e encontro histórico, por ocasião do lançamento do MonitorEA em Brasília

18/11/2019
Lançamento do MonitorEA em Brasília
Participação de nossa presidente Miriam Duailibi e encontro histórico, por ocasião do lançamento do MonitorEA em Brasília

Veja todas as notícias