Marcha Mundial Pela Paz e a Não-Violência

14/04/2009

Por Débora Teixeira
Coordenadora de Projeto | Instituto Ecoar
Palestrante do curso "Meio Ambiente e Cultiura de Paz".

A Marcha Mundial pela Paz e a Não-Violência é uma iniciativa do Mundo Sem Guerras, uma organização internacional que trabalha há 15 anos no campo do pacifismo e da não-violência. A Marcha terá início no dia 02 de Outubro de 2009 na Nova Zelândia, data em que se comemora o nascimento de Gandhi e que foi declarada pelas Nações Unidas como o “Dia Internacional da Não-Violência”. Seu término está previsto para acontecer na Cordilheira dos Andes aos pés do Monte Aconcágua em 02 de Janeiro de 2010.

Serão 90 dias em que um grupo de aproximadamente 100 pessoas percorrerá todo o planeta clamando por paz. Passarão por 90 países e 05 continentes, percorrendo aproximadamente 160.000 km por terra. A proposta é que em sua passagem pelas cidades, sejam realizados todos os tipos de fóruns, encontros, festivais, conferências e eventos (esportivos, culturais, sociais, musicais, artísticos, educativos, etc.) que poderão ser organizados à medida que surjam iniciativas em cada lugar.

Portanto, a proposta é que a Marcha Mundial seja construída por todos nós. Está aberta à participação de toda pessoa, organização, coletivo, grupo, partido político, empresa, etc., que compartilhe dos mesmos propósitos de criar uma consciência global da necessidade de uma verdadeira Paz e de repúdio a todo tipo de violência.

Em São Paulo estão se organizando diversos comitês regionais para discutir o assunto e organizar as atividades. A data prevista para a Marcha Mundial passar por São Paulo é de 20 a 22 de dezembro.

Mais informações: http://marchamundial.org.br

O Cilclo de Curso discute o tema Meio Ambiente e Cultura de Paz no próximo dia 07 de maio, confira nossa programação, clique aqui .



Outras notícias:

19/12/2018
CAIXA POSTAL ECOAR
ENDEREÇO PARA CORRESPONDÊNCIAS PARA O ECOAR: CAIXA POSTAL 79626 - CEP.: 03064-970

30/11/2018
Instituto Ecoar colabora com o programa de sustentabilidade da Rio Tinto
A presidente do Ecoar, Miriam Duailibi, a convite da Rio Tinto, vem trabalhando presencialmente com a equipe do escritório de São Paulo e remotamente com a equipe de São Luís, questões relevantes para a sustentabilidade.

01/10/2018
Entrevista Miriam Duailibi TV Aparecida
Acesse o link e assista e entrevista.

26/09/2018
Observatório da Governança das Águas - OGA
Acesse e conheça o OGA. O INSTITUTO ECOAR FAZ PARTE DESSE OBSERVATÓRIO TÃO IMPORTANTE NO TEMA.

26/09/2018
MUDANÇAS CLIMÁTICAS - Notícias
Para saber mais sobre as mudanças climáticas em curso, clique no link do material elaborado pelo Instituto ClimaInfo ( www.climainfo.org.br ), organização na qual a presidente do Ecoar participa como conselheira.

18/09/2018
Guias de EA da ESEC Caetés e RVS Gurjaú
Elaborados os Guias de Educação Ambiental da Estação Ecológica de Caetés e do Refúgio da Vida Silvestre Matas do Gurjaú.

17/09/2018
REGULAMENTO DE COMPRAS E CONTRATAÇÕES DO INSTITUTO ECOAR PARA A CIDADANIA
Com base no MROSC, desde 2017 o Ecoar instituiu o Regulamento Interno de Compras e Contratações. Acesse o link.

13/07/2018
Exposições Fotográficas Itinerantes PE
Ecoar realiza exposições fotográficas sobre Unidades de Conservação em Pernambuco

14/03/2018
Fórum Mundial da Água e Fórum Alternativo Mundial da Água
O Instituto Ecoar que compreende a água como direito e não mercadoria, estará participando ativamente do Fórum Mundial da Água que acontecerá em Brasília de 18 a 22 de março, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães e também do Fórum Alternativo Mundial da Água – FAMA, que terá lugar na Universidade de Brasília de 17 a 22 de março e da Vila Cidadã no estádio Mané Garrincha. Acompanhe nossa agenda

30/01/2018
ECOAR, SENAES e REDE VERDE SUSTENTÁVEL
Conheça o projeto Fortalecer e Organizar os Catadores da Região Metropolitana de São Paulo. Clique aqui para visitar o site do projeto!



Veja todas as notícias