Obama quer "revolução energética"; secretários defendem projetos do governo

22/04/2009

O presidente americano, Barack Obama, pediu nesta quarta-feira uma "revolução" energética nos Estados Unidos, enquanto figuras importantes de seu governo defendiam no Congresso uma redução vinculante dos gases causadores do efeito estufa.

Em um discurso em Iowa (centro), Obama iniciou uma forte argumentação por uma nova economia impulsionada pela energia eólica e pelas energias próprias, e declarou que os dias em que os Estados Unidos relutavam em combater as mudanças climáticas chegaram ao fim.

"Neste Dia da Terra, é o momento para estabelecermos novas bases para o crescimento iniciando uma nova era da exploração energética na América", disse.

Enquanto isso, os ministros de seu governo defendiam no Congresso um projeto de lei sobre o clima, combatido pelos políticos dos Estados industriais e produtores de carvão.


"Não podemos nos permitir deixar nosso planeta aquecer demais nem o motor de nossa economia resfriar demais", explicou o secretário de Energia, Steven Chu na comissão de Energia e Comércio da Câmara dos Representantes.

Os Estados Unidos enfrentam, segundo ele, duas grandes ameaças: uma resposta mundial muito tardia aos riscos devastadores do aquecimento global e o perigo de não saberem assumir a dianteira nesta luta.

Chu, acompanhado do secretário de Transportes, Ray Lahood, e de Lisa Jackson, diretora da Agência Americana de Proteção ao Meio Ambiente (EPA, siglas em inglês), disse que está "muito preocupado e entristecido" com a perda do domínio americano nessas novas tecnologias de energia verde (solar, eólica...) para a Europa e a Ásia.

(ecoclima.org.br/Yahoo!)


Outras notícias:

19/12/2018
CAIXA POSTAL ECOAR
ENDEREÇO PARA CORRESPONDÊNCIAS PARA O ECOAR: CAIXA POSTAL 79626 - CEP.: 03064-970

30/11/2018
Instituto Ecoar colabora com o programa de sustentabilidade da Rio Tinto
A presidente do Ecoar, Miriam Duailibi, a convite da Rio Tinto, vem trabalhando presencialmente com a equipe do escritório de São Paulo e remotamente com a equipe de São Luís, questões relevantes para a sustentabilidade.

01/10/2018
Entrevista Miriam Duailibi TV Aparecida
Acesse o link e assista e entrevista.

26/09/2018
Observatório da Governança das Águas - OGA
Acesse e conheça o OGA. O INSTITUTO ECOAR FAZ PARTE DESSE OBSERVATÓRIO TÃO IMPORTANTE NO TEMA.

26/09/2018
MUDANÇAS CLIMÁTICAS - Notícias
Para saber mais sobre as mudanças climáticas em curso, clique no link do material elaborado pelo Instituto ClimaInfo ( www.climainfo.org.br ), organização na qual a presidente do Ecoar participa como conselheira.

18/09/2018
Guias de EA da ESEC Caetés e RVS Gurjaú
Elaborados os Guias de Educação Ambiental da Estação Ecológica de Caetés e do Refúgio da Vida Silvestre Matas do Gurjaú.

17/09/2018
REGULAMENTO DE COMPRAS E CONTRATAÇÕES DO INSTITUTO ECOAR PARA A CIDADANIA
Com base no MROSC, desde 2017 o Ecoar instituiu o Regulamento Interno de Compras e Contratações. Acesse o link.

13/07/2018
Exposições Fotográficas Itinerantes PE
Ecoar realiza exposições fotográficas sobre Unidades de Conservação em Pernambuco

14/03/2018
Fórum Mundial da Água e Fórum Alternativo Mundial da Água
O Instituto Ecoar que compreende a água como direito e não mercadoria, estará participando ativamente do Fórum Mundial da Água que acontecerá em Brasília de 18 a 22 de março, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães e também do Fórum Alternativo Mundial da Água – FAMA, que terá lugar na Universidade de Brasília de 17 a 22 de março e da Vila Cidadã no estádio Mané Garrincha. Acompanhe nossa agenda

30/01/2018
ECOAR, SENAES e REDE VERDE SUSTENTÁVEL
Conheça o projeto Fortalecer e Organizar os Catadores da Região Metropolitana de São Paulo. Clique aqui para visitar o site do projeto!



Veja todas as notícias