NOVO ENDEREÇO: Rua Catiguá, 159 – sala 601 – Tatuapé – São Paulo-SP – CEP 03065-030 | Veja como chegar


Brasil debate mudança climática junto com maiores economias do mundo

27/04/2009

Ministros das 17 maiores economias do mundo, entre elas o Brasil, iniciam uma reunião de dois dias nesta segunda-feira (27), a fim de chegar a um consenso sobre a mudança climática para a conferência da ONU em Copenhague, no mês de dezembro.

O encontro reúne os países responsáveis por quase 75% das emissões de gases causadores do efeito estufa, além de representantes de ONU, União Europeia (UE) e Dinamarca - cidade que será a organizadora da conferência do último mês do ano, e onde se espera criar um novo protocolo sobre a mudança climática.

A reunião é a primeira de várias que ocorrerão antes da realização do Fórum das Maiores Economias sobre Energia e Mudança Climática na ilha de La Maddalena, na Itália, em julho, e que será presidido pelo primeiro-ministro italiano, Silvio Berlusconi.

O fórum, lançado em 28 de março pelo presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, pretende servir como marco para gerar um diálogo sobre assuntos fundamentais, no que se refere às mudanças climática e energética.

Além disso, o evento quer criar a liderança necessária para conseguir um resultado satisfatório na conferência de Copenhague, e avançar em ideias e iniciativas concretas para incentivar o uso de energias renováveis e reduzir a emissão de gases tóxicos.

Uma parte importante da conferência são as tecnologias e a transformação das mesmas para produzir energia de forma sustentável.

A reunião é similar à promovida pelo ex-presidente americano George W. Bush, apesar de essa administração ter adotado uma postura diferente acerca das medidas para frear a mudança climática.

O encontro será aberto pela secretária de Estado americana, Hillary Clinton, e conduzido pelo enviado especial dos EUA para a Mudança Climática, Todd Stern, assim como pelo assessor adjunto do Conselho de Segurança Nacional para Assuntos Econômicos Internacionais dos Estados Unidos, Michael Forman.

Além de Brasil, Dinamarca, ONU e UE, participam da conferência Austrália, Canadá, China, França, Alemanha, Índia, Indonésia, Itália, Japão, Coreia do Sul, México, África do Sul, Reino Unido.
(ecoclima.org.br | Folha Online)


Outras notícias:

10/12/2021
Novo endereço eletrônico do Instituto Ecoar!
https://www.institutoecoar.org/

22/06/2021
Morte e vida da pequena empresa no pós-pandemia
Gigantes do varejo monopolizam como nunca as vendas e arruinam milhões de empreendedores. Mas cresce tendência oposta: o consumo consciente e local, oportunidade para recuperar economia, caso haja políticas públicas robustas… Leia toda a matéria no link https://outraspalavras.net/mercadovsdemocracia/morte-e-vida-da-pequena-empresa-no-pos-pandemia/

13/05/2021
Série "Pertencimento Ambiental"
UNINORTE e BRASIL SUSTENTÁVEL EDITORA

09/03/2021
Comitê do Alto Tietê
Representantes das ONGs ambientalistas - biênio 2021/2023

25/08/2020
New Green Deal europeu é exemplo para o Brasil
Jornal O GLOBO – 24/08/2020 - Pós-Covid abre oportunidade para manufatura nacional recuperar o protagonismo - Por Miriam Duailibi e Paulo Feldmann

09/07/2020
Palestra "A PANDEMIA E A URGÊNCIA DA MUDANÇA DE PARADIGMA CIVILIZATÓRIO" com Miriam Duailibi
Acesse pelo link https://www.youtube.com/channel/UC1F7gbyWTQUF3vQx8ZQXFhA

02/06/2020
Programa "Tramado Junt@s"
Instituto Ecoar, em parceria com a Alampyme e com o LabModa Sustentável desenvolve o projeto Tramado Junt@s e o ancora na instituição, dando mais um passo no cumprimento de sua missão de contribuir para a construção de um mundo mais sustentável, justo e feliz.

11/05/2020
Programa TRAMANDO JUNT@S
As beneficiárias do programa são costureiras imigrantes bolivianas.

18/11/2019
Lançamento do MonitorEA em Brasília
Participação de nossa presidente Miriam Duailibi e encontro histórico, por ocasião do lançamento do MonitorEA em Brasília

18/11/2019
Lançamento do MonitorEA em Brasília
Participação de nossa presidente Miriam Duailibi e encontro histórico, por ocasião do lançamento do MonitorEA em Brasília

Veja todas as notícias