Ecoar deixa de enviar lixo orgânico para o aterro sanitário

19/05/2009

As mais novas funcionárias na sede do Ecoar em São Paulo, são as minhocas! Com o objetivo de reduzir ao máximo a geração de resíduos e principalmente o que iria parar em aterro sanitário (coleta de lixo comum), instalamos um minhocário (sistema de caixas com minhocas) ao lado de nossa cozinha. Em Julho de 2008 começamos a pesar todos os dias a quantidade de resíduos que enviamos para a reciclagem e a que ia para o aterro sanitário com o intuito de ter os dados necessários para acompanhar nossa evolução neste desafio e estabelecer uma linha de base.

Constatamos que enviávamos uma média de cerca de 28 Kg mensais de resíduos para ao aterro. Destes, os resíduos orgânicos (cascas de frutas, pó de café, restos de comida, guardanapos, etc.), agora vão para o minhocário. A cada mês que passa, e que nossas minhoquinhas estão mais adaptadas ao novo local, trabalhando felizes, e se multiplicando, elas são capazes de transformar maiores quantidades de lixo orgânico que seria desperdiçado, em insumo, ou seja, húmus de minhoca que usamos para colocar em nossos vasos de plantas.

É importante sabermos que São Paulo é a cidade que mais produz lixo no Brasil e, segundo informações das concessionárias de limpeza urbana do município, 60% deste "lixo" é orgânico. Este resíduo orgânico possui o grande potencial de ser reciclado e transformar-se em vida ao virar adubo e alimentar nossas plantas que sequestram gases de efeito estufa e melhoram nossos ambientes e, por fim, nos alimentam.

Realizar a compostagem no próprio local onde geramos os resíduos traz infinitos benefícios para a cidade e para nós mesmos, além de contribuir para reduzir um monte de problemas. Para termos uma idéia, listamos alguns deles:

• reduzimos a quantidade de caminhões que circulam pela cidade carregando lixo e, consequentemente, todos os impactos que eles geram;
• diminuimos a quantidade de espaço necessária para armazenar todo o lixo que produzimos;
• minimizamos os problemas de contaminação gerados pelo chorume (o líquido que sai do lixo orgânico);

Isto é o que chamamos de mudança de paradigma. Ao invés de produzirmos, consumirmos e descartarmos em desarmonia com os ciclos naturais, trabalhamos alinhados com estes ciclos, reintroduzindo o que era "lixo" na cadeia da vida.

Ah, você também quer fazer compostagem? Faça como o Ecoar, instale um minhocário na sua casa ou escritório, é muito simples e fácil de cuidar e de tempos em tempos você terá um monte de húmus fresquinho. Convide a natureza para trabalhar com você.

Faça você mesmo a casa das minhocas ou se preferir compre pronta. No Ecoar adquirimos a Minhocasa que é feita em Brasília (www.minhocasa.com), mas em São Paulo você encontra seu futuro minhocario no site (http://www.ecooportunidades.blogspot.com/).

folder MINHOCASA, clique aqui

Outras notícias:

19/12/2018
CAIXA POSTAL ECOAR
ENDEREÇO PARA CORRESPONDÊNCIAS PARA O ECOAR: CAIXA POSTAL 79626 - CEP.: 03064-970

30/11/2018
Instituto Ecoar colabora com o programa de sustentabilidade da Rio Tinto
A presidente do Ecoar, Miriam Duailibi, a convite da Rio Tinto, vem trabalhando presencialmente com a equipe do escritório de São Paulo e remotamente com a equipe de São Luís, questões relevantes para a sustentabilidade.

01/10/2018
Entrevista Miriam Duailibi TV Aparecida
Acesse o link e assista e entrevista.

26/09/2018
Observatório da Governança das Águas - OGA
Acesse e conheça o OGA. O INSTITUTO ECOAR FAZ PARTE DESSE OBSERVATÓRIO TÃO IMPORTANTE NO TEMA.

26/09/2018
MUDANÇAS CLIMÁTICAS - Notícias
Para saber mais sobre as mudanças climáticas em curso, clique no link do material elaborado pelo Instituto ClimaInfo ( www.climainfo.org.br ), organização na qual a presidente do Ecoar participa como conselheira.

18/09/2018
Guias de EA da ESEC Caetés e RVS Gurjaú
Elaborados os Guias de Educação Ambiental da Estação Ecológica de Caetés e do Refúgio da Vida Silvestre Matas do Gurjaú.

17/09/2018
REGULAMENTO DE COMPRAS E CONTRATAÇÕES DO INSTITUTO ECOAR PARA A CIDADANIA
Com base no MROSC, desde 2017 o Ecoar instituiu o Regulamento Interno de Compras e Contratações. Acesse o link.

13/07/2018
Exposições Fotográficas Itinerantes PE
Ecoar realiza exposições fotográficas sobre Unidades de Conservação em Pernambuco

14/03/2018
Fórum Mundial da Água e Fórum Alternativo Mundial da Água
O Instituto Ecoar que compreende a água como direito e não mercadoria, estará participando ativamente do Fórum Mundial da Água que acontecerá em Brasília de 18 a 22 de março, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães e também do Fórum Alternativo Mundial da Água – FAMA, que terá lugar na Universidade de Brasília de 17 a 22 de março e da Vila Cidadã no estádio Mané Garrincha. Acompanhe nossa agenda

30/01/2018
ECOAR, SENAES e REDE VERDE SUSTENTÁVEL
Conheça o projeto Fortalecer e Organizar os Catadores da Região Metropolitana de São Paulo. Clique aqui para visitar o site do projeto!



Veja todas as notícias