Ecoar deixa de enviar lixo orgânico para o aterro sanitário
19/05/2009As mais novas funcionárias na sede do Ecoar em São Paulo, são as minhocas! Com o objetivo de reduzir ao máximo a geração de resíduos e principalmente o que iria parar em aterro sanitário (coleta de lixo comum), instalamos um minhocário (sistema de caixas com minhocas) ao lado de nossa cozinha. Em Julho de 2008 começamos a pesar todos os dias a quantidade de resíduos que enviamos para a reciclagem e a que ia para o aterro sanitário com o intuito de ter os dados necessários para acompanhar nossa evolução neste desafio e estabelecer uma linha de base.
Constatamos que enviávamos uma média de cerca de 28 Kg mensais de resíduos para ao aterro. Destes, os resíduos orgânicos (cascas de frutas, pó de café, restos de comida, guardanapos, etc.), agora vão para o minhocário. A cada mês que passa, e que nossas minhoquinhas estão mais adaptadas ao novo local, trabalhando felizes, e se multiplicando, elas são capazes de transformar maiores quantidades de lixo orgânico que seria desperdiçado, em insumo, ou seja, húmus de minhoca que usamos para colocar em nossos vasos de plantas.
É importante sabermos que São Paulo é a cidade que mais produz lixo no Brasil e, segundo informações das concessionárias de limpeza urbana do município, 60% deste "lixo" é orgânico. Este resíduo orgânico possui o grande potencial de ser reciclado e transformar-se em vida ao virar adubo e alimentar nossas plantas que sequestram gases de efeito estufa e melhoram nossos ambientes e, por fim, nos alimentam.
Realizar a compostagem no próprio local onde geramos os resíduos traz infinitos benefícios para a cidade e para nós mesmos, além de contribuir para reduzir um monte de problemas. Para termos uma idéia, listamos alguns deles:
• reduzimos a quantidade de caminhões que circulam pela cidade carregando lixo e, consequentemente, todos os impactos que eles geram;
• diminuimos a quantidade de espaço necessária para armazenar todo o lixo que produzimos;
• minimizamos os problemas de contaminação gerados pelo chorume (o líquido que sai do lixo orgânico);
Isto é o que chamamos de mudança de paradigma. Ao invés de produzirmos, consumirmos e descartarmos em desarmonia com os ciclos naturais, trabalhamos alinhados com estes ciclos, reintroduzindo o que era "lixo" na cadeia da vida.
Ah, você também quer fazer compostagem? Faça como o Ecoar, instale um minhocário na sua casa ou escritório, é muito simples e fácil de cuidar e de tempos em tempos você terá um monte de húmus fresquinho. Convide a natureza para trabalhar com você.
Faça você mesmo a casa das minhocas ou se preferir compre pronta. No Ecoar adquirimos a Minhocasa que é feita em Brasília (www.minhocasa.com), mas em São Paulo você encontra seu futuro minhocario no site (http://www.ecooportunidades.blogspot.com/).
folder MINHOCASA, clique aqui
Outras notícias:
10/12/2021
Novo endereço eletrônico do Instituto Ecoar!
https://www.institutoecoar.org/
22/06/2021
Morte e vida da pequena empresa no pós-pandemia
Gigantes do varejo monopolizam como nunca as vendas e arruinam milhões de empreendedores. Mas cresce tendência oposta: o consumo consciente e local, oportunidade para recuperar economia, caso haja políticas públicas robustas… Leia toda a matéria no link https://outraspalavras.net/mercadovsdemocracia/morte-e-vida-da-pequena-empresa-no-pos-pandemia/
13/05/2021
Série "Pertencimento Ambiental"
UNINORTE e BRASIL SUSTENTÁVEL EDITORA
09/03/2021
Comitê do Alto Tietê
Representantes das ONGs ambientalistas - biênio 2021/2023
25/08/2020
New Green Deal europeu é exemplo para o Brasil
Jornal O GLOBO – 24/08/2020 - Pós-Covid abre oportunidade para manufatura nacional recuperar o protagonismo - Por Miriam Duailibi e Paulo Feldmann
09/07/2020
Palestra "A PANDEMIA E A URGÊNCIA DA MUDANÇA DE PARADIGMA CIVILIZATÓRIO" com Miriam Duailibi
Acesse pelo link https://www.youtube.com/channel/UC1F7gbyWTQUF3vQx8ZQXFhA
02/06/2020
Programa "Tramado Junt@s"
Instituto Ecoar, em parceria com a Alampyme e com o LabModa Sustentável desenvolve o projeto Tramado Junt@s e o ancora na instituição, dando mais um passo no cumprimento de sua missão de contribuir para a construção de um mundo mais sustentável, justo e feliz.
11/05/2020
Programa TRAMANDO JUNT@S
As beneficiárias do programa são costureiras imigrantes bolivianas.
18/11/2019
Lançamento do MonitorEA em Brasília
Participação de nossa presidente Miriam Duailibi e encontro histórico, por ocasião do lançamento do MonitorEA em Brasília
18/11/2019
Lançamento do MonitorEA em Brasília
Participação de nossa presidente Miriam Duailibi e encontro histórico, por ocasião do lançamento do MonitorEA em Brasília
Veja todas as notícias