Setembro é mês de Conferência do Meio Ambiente nas escolas! Alunos das escolas de todo país também terão voz e voto na construção de um Brasil sustentável.

27/08/2003

A Conferência na Escola representa um importante momento para a participação dos alunos, professores e da comunidade na construção de um Brasil sustentável. Será a hora de produzir as propostas de como VAMOS CUIDAR DO BRASIL e de escolher aquela que será enviada a Brasília. Vai ser também o momento de eleger o delegado ou a delegada que participará da Conferência Nacional Infanto-Juvenil.

A Conferência Infanto-Juvenil Pelo Meio Ambiente faz parte de um amplo processo de consulta e educação ambiental, organizado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), com a coordenação de Rachel Trajber, uma das fundadoras e membro do Conselho Consultivo do Instituto Ecoar para Cidadania, e Ministério da Educação (MEC) para consultar a sociedade sobre a qualidade de vida e a sustentabilidade socioambiental como pressupostos de um novo ciclo de desenvolvimento para o país. Com o título, VAMOS CUIDAR DO BRASIL, o processo está dividido em dois: uma versão adulta (Conferência Nacional do Meio Ambiente), que consultará representantes dos governos federal, estaduais e municipais, dos poderes legislativo e judiciário, empresas, universidades, comunidades tradicionais, Ongs e outros setores da sociedade.

Serão realizadas ao todo 27 Pré-conferências Estaduais, que culminarão com a Conferência Nacional em Brasília, a ser realizada dias 28, 29 e 30 de novembro de 2003. O objetivo é ampliar o debate e a participação da sociedade brasileira na formulação de políticas para um Brasil Sustentável, por meio de propostas para o Sistema Nacional de Meio Ambiente, proporcionando assim um amplo processo de educação ambiental. É a primeira vez que isto acontece na história do Brasil e a intenção é que o processo seja contínuo e realizado anualmente. Para a versão Infanto-juvenil, as escolas de ensino fundamental de todo o país serão incentivadas a realizar suas conferências para a mobilização e formação de uma nova geração de jovens engajada em políticas ambientais. Cada conferência na escola elegerá um delegado ou delegada, definirá uma proposta de política ambiental e elaborará um cartaz de campanha sobre a proposta para sua comunidade, registrando em três fotos o processo na escola. As propostas serão sistematizadas em todos os estados e os cartazes selecionados para definir as delegações estaduais que participarão da Conferência Infanto-juvenil em Brasília. Os adolescentes apresentarão para a ministra do Meio Ambiente um documento mostrando como pensam e o que querem na área ambiental, como cidadãos e cidadãs. E, na continuidade da conferência, será incentivada a criação e fortalecimento da Rede de Juventude Pela Sustentabilidade, com jovens que continuem participando, mobilizados, e ampliem a luta ambientalista em suas cidades e comunidades. O resultado deste processo será a aprovação de dois documentos com diretrizes e propostas, que serão encaminhadas ao Conama - Conselho Nacional do Meio Ambiente para subsidiar a construção de políticas públicas para a sustentabilidade no Brasil.

Mais informações (estado de MS): Subcomissão de comunicação, Núcleo de Educação Ambiental do Ibama, em Campo Grande (MS), pelo telefone: (67) 317 2607. E-mail: comunica_ms@yahoo.com
Página de internet para consultar arquivos, documentos e notícias: www.redeaguape.org.br

fonte: www.mma.gov.br



Outras notícias:

19/12/2018
CAIXA POSTAL ECOAR
ENDEREÇO PARA CORRESPONDÊNCIAS PARA O ECOAR: CAIXA POSTAL 79626 - CEP.: 03064-970

30/11/2018
Instituto Ecoar colabora com o programa de sustentabilidade da Rio Tinto
A presidente do Ecoar, Miriam Duailibi, a convite da Rio Tinto, vem trabalhando presencialmente com a equipe do escritório de São Paulo e remotamente com a equipe de São Luís, questões relevantes para a sustentabilidade.

01/10/2018
Entrevista Miriam Duailibi TV Aparecida
Acesse o link e assista e entrevista.

26/09/2018
Observatório da Governança das Águas - OGA
Acesse e conheça o OGA. O INSTITUTO ECOAR FAZ PARTE DESSE OBSERVATÓRIO TÃO IMPORTANTE NO TEMA.

26/09/2018
MUDANÇAS CLIMÁTICAS - Notícias
Para saber mais sobre as mudanças climáticas em curso, clique no link do material elaborado pelo Instituto ClimaInfo ( www.climainfo.org.br ), organização na qual a presidente do Ecoar participa como conselheira.

18/09/2018
Guias de EA da ESEC Caetés e RVS Gurjaú
Elaborados os Guias de Educação Ambiental da Estação Ecológica de Caetés e do Refúgio da Vida Silvestre Matas do Gurjaú.

17/09/2018
REGULAMENTO DE COMPRAS E CONTRATAÇÕES DO INSTITUTO ECOAR PARA A CIDADANIA
Com base no MROSC, desde 2017 o Ecoar instituiu o Regulamento Interno de Compras e Contratações. Acesse o link.

13/07/2018
Exposições Fotográficas Itinerantes PE
Ecoar realiza exposições fotográficas sobre Unidades de Conservação em Pernambuco

14/03/2018
Fórum Mundial da Água e Fórum Alternativo Mundial da Água
O Instituto Ecoar que compreende a água como direito e não mercadoria, estará participando ativamente do Fórum Mundial da Água que acontecerá em Brasília de 18 a 22 de março, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães e também do Fórum Alternativo Mundial da Água – FAMA, que terá lugar na Universidade de Brasília de 17 a 22 de março e da Vila Cidadã no estádio Mané Garrincha. Acompanhe nossa agenda

30/01/2018
ECOAR, SENAES e REDE VERDE SUSTENTÁVEL
Conheça o projeto Fortalecer e Organizar os Catadores da Região Metropolitana de São Paulo. Clique aqui para visitar o site do projeto!



Veja todas as notícias