Seminário "Caminhos para o Financiamento da Educação Ambiental"

11/10/2016

“O seminário Caminhos para o Financiamento da Educação Ambiental que aconteceu na  segunda-feira, dia 10/10 no SESC Consolação contou com a presença de um grande  número de educadores ambientais da capital  e de diversas cidades do interior paulista e mesmo de outros estados, além da presença do Secretário Municipal do Verde e Meio Ambiente, Rodrigo Ravena, da Coordenadora de Educação Ambiental do MMA, Renata Maranhão, e do Secretário Executivo da Comitê de Bacias do Alto Tietê, Amaury Pollachi.

Foram discutidos os principais desafios para a Educação Ambiental no país, especialmente em tempos de  dificuldades como ora vivemos. O Fundo Brasileiro de Educação Ambiental – FUNBEA- é um fundo privado de interesse público fundado há cerca de 10 anos e que tem por objetivo obter e gerenciar fundos para o financiamento de projetos significativos e transformadores, com base nas diretrizes do Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis,  possibilitando  a capilarização dos trabalhos da EA em todo o país.

As mesas contaram com a presença de representantes de Fundos Públicos e Privados que hoje financiam os projetos de EA, tais como o Fundo Municipal – FEMA-; o Fundo de recursos Hídricos – FEHIDRO-, e o FNMA, além de especialistas em fundos e no marco Regulatório da Sociedade Civil.

O evento teve o apoio do Sesc e foi promovido pelo FUNBEA, pelo ECOAR e pelo mandato do Deputado Federal Nilto Tatto, relator do Projeto de Lei que cria o Fundo Nacional de Educação Ambiental, em tramitação na Câmara Federal. “ 



Outras notícias:

22/12/2016
EXPOCATADOR 2016
O Instituto Ecoar participou da 7ª Edição da Expo Catadores, evento realizado em Belo Horizonte nos dias 28 a 30 de novembro no Centro Mineiro de Referência em Resíduos Sólidos.

12/12/2016
Evento de encerramento das atividades do programa Agua Boa em São Paulo
No dia 25 de novembro de 2016, o Instituto Ecoar em parceria com a FABHAT, o Comitê de Bacias do Alto Tietê e o Comitê de bacias do Paraíba do Sul e apoio da Escola de Economia da Fundação Getúlio Vargas, promoveu o evento de encerramento das atividades do programa Agua Boa em São Paulo.

21/11/2016
Cultivando Água Boa em São Paulo: Cenários e Práticas
CONVITE: Cultivando Água Boa em São Paulo: Cenários e Práticas. Data: 25 de novembro de 2016 Local: Auditório Faculdade de Economia - Fundação Getúlio Vargas – São Paulo. Horário: 13h00 as 18h00

11/10/2016
Seminário "Caminhos para o Financiamento da Educação Ambiental"
O seminário Caminhos para o Financiamento da Educação Ambiental, aconteceu na segunda-feira, dia 10/10 no SESC Consolação.

13/08/2015
Presidente do Ecoar tem estudo publicado em livro no Canadá
Lançado nesta semana, em Toronto, Canadá o livro “Planetary Praxis & Pedagogy: Transdisciplinary Approaches to Environmental Sustainability.” (Pedagogia e Práxis: Abordagens Transdisciplinares para a Sustentabilidade Ambiental).

07/07/2015
Instituto ECOAR aciona Defensoria Pública de São Paulo para resolver a deplorável situação do Lixão de Itapeva - Fonte: DPE/SP Data: 6/7/2015
Após mais de um ano de tratativas junto ao poder público municipal em busca de resolução dos graves problemas vivenciados pelos catadores de Itapeva no lixão do município, sem obter nenhuma medida concreta de resolver a situação dos catadores que ali trabalham, o ECOAR convidou seus parceiros, o Movimento Nacional de Catadores, a Unisol Brasil e a Defensoria Pública para ver de perto os impactos ambientais causados pelo lixão e as péssimas condições em que ali trabalham os catadores. Por meio da sensibilizacão destes atores, o Ecoar espera que os catadores tenham mais força para pressionar a prefeitura de Itapeva a apresentar alternativas de trabalho e renda às famílias que, há algumas gerações, tiram seu sustento do lixão, cujas condições de trabalho e fitosanitárias pioram a cada dia.

21/10/2013
Videos Brasil Alternativo
Clique na imagem acima para ter acesso aos links e assistir os vídeos da serie "Brasil Alternativo", produzido pelo Instituto Ecoar para a Cidadania com apoio do Ministério do Meio Ambiente e da TV Cultura.

03/08/2012
EMAIL ECOAR


05/06/2011
Podcast Ecoar


02/05/2011
O Instituto Ecoar e a agência de comunicação Nova Estratégia reúnem Palmeiras e Corinthians em torno da causa sociambiental no projeto Jogando pelo Meio Ambiente


Veja todas as notícias