Agenda 21 escolar é tema de evento na Câmara dos Vereadores de SP

07/11/2003

Débora Olivato

O evento “Agenda 21 Escolar” acontecerá no dia 21 de novembro, das 9h às 18h, na Câmara dos Vereadores de São Paulo. Esta atividade é uma iniciativa do Fórum da Agenda 21 de São Paulo que conta com o apoio do ECOAR e de outros setores sociais, entre eles: Instituto Paulo Freire, Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente de São Paulo, APETRES, Gabinete da Vereadora Flávia Pereira, Rede Brasileira de Educação Ambiental.

Foram convidados a compor a mesa de debates, no período da manhã, Rachel Trajber (MMA), Prof. Luis Antônio de S. Amaral (SVMA), Prof. Moacir Gadotti (IPF), Profa. Maria Cecília Pelicione (FSP/USP), Profa. Nídia Pontuschka (FE/USP), que discutirão a importância de projetos de educação ambiental, proativos, focados na participação da comunidade escolar e de sua vizinhança, em prol da sustentabilidade.

Em especial, Rachel Trajber, coordenadora da Conferência do Meio Ambiente e da Conferência Infanto Juvenil pelo Meio Ambiente e Fundadora e Conselheira do Instituto Ecoar, traçará um paralelo entre as Conferências de Meio Ambiente nas escolas e a elaboração de agendas 21 escolares.

No período da tarde, representantes dos municípios de Suzano (SP) e de Volta Redonda (RJ), e de algumas comunidades escolares apresentarão seus projetos de Agendas 21 Escolares, que de um modo geral visam levantar problemas sócio-ambientais locais e resolvê-los de maneira participativa envolvendo todos os atores ligados à escola e a comunidade do entorno.

Logo após as exposições orais, serão formados dois grupos de trabalhos com os seguintes temas: metodologias para a construção e implementação de Agendas 21 Escolares e políticas públicas voltadas a este tema.

Para os coordenadores do Fórum, este evento pretende ampliar o conhecimento sobre a Agenda 21, em especial para aqueles que criam e implementam políticas públicas de educação no município de São Paulo. Também objetiva envolver os atores sociais que atuam diretamente na escola (diretores, coordenadores, professores etc.), articulando-os em prol de uma discussão unindo políticas públicas de educação e as questões sócio-ambientais locais.

As inscrições para o evento Agenda 21 Escolar são gratuitas e limitadas (200 pessoas). Deverão ser feitas com antecedência, pelo tel.: (11) 3111-2217, 3111-2466 ou por e-mail: debateforumag21@ig.com.br

Histórico do Fórum da Agenda 21 de São Paulo:

Em fevereiro de 2003, na Câmara Municipal de São Paulo, foi realizado o I Seminário sobre Agenda 21 e Sustentabilidade, a partir do qual constituiu-se o Fórum da Agenda 21 de São Paulo, integrado até hoje por 190 membros, entidades, políticos e especialistas ambientais. O principal objetivo do Fórum é a efetiva implementação da Agenda 21 no município de São Paulo.

O Fórum Agenda 21 de São Paulo, na seqüência do seminário, promoveu, num primeiro momento, reuniões, debates, discussões e plenárias a partir dos quais constituiu a sua Carta de Princípios.

Em agosto, realizou a I Mesa Redonda, com o tema “Metodologia de Implementação da Agenda 21”, com a participação de representantes do Ministério do Meio Ambiente, Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente e Secretaria Municipal de Educação. Estavam representadas 18 subprefeituras do município de São Paulo, além de vereadores do município e representantes da sociedade civil organizada como Ong´s, Universidades e Movimentos Sociais.

A II Mesa Redonda será realizada no dia 21 de novembro, na Câmara Municipal, com o tema “Agenda 21 Escolar”.

Saiba mais:

Tel: (11) 3111-2217 / 3111-2466 (com Jorge)
Tel: (11) 3052-1362 (com Débora Olivato/ Rebea)




Outras notícias:

19/12/2018
CAIXA POSTAL ECOAR
ENDEREÇO PARA CORRESPONDÊNCIAS PARA O ECOAR: CAIXA POSTAL 79626 - CEP.: 03064-970

30/11/2018
Instituto Ecoar colabora com o programa de sustentabilidade da Rio Tinto
A presidente do Ecoar, Miriam Duailibi, a convite da Rio Tinto, vem trabalhando presencialmente com a equipe do escritório de São Paulo e remotamente com a equipe de São Luís, questões relevantes para a sustentabilidade.

01/10/2018
Entrevista Miriam Duailibi TV Aparecida
Acesse o link e assista e entrevista.

26/09/2018
Observatório da Governança das Águas - OGA
Acesse e conheça o OGA. O INSTITUTO ECOAR FAZ PARTE DESSE OBSERVATÓRIO TÃO IMPORTANTE NO TEMA.

26/09/2018
MUDANÇAS CLIMÁTICAS - Notícias
Para saber mais sobre as mudanças climáticas em curso, clique no link do material elaborado pelo Instituto ClimaInfo ( www.climainfo.org.br ), organização na qual a presidente do Ecoar participa como conselheira.

18/09/2018
Guias de EA da ESEC Caetés e RVS Gurjaú
Elaborados os Guias de Educação Ambiental da Estação Ecológica de Caetés e do Refúgio da Vida Silvestre Matas do Gurjaú.

17/09/2018
REGULAMENTO DE COMPRAS E CONTRATAÇÕES DO INSTITUTO ECOAR PARA A CIDADANIA
Com base no MROSC, desde 2017 o Ecoar instituiu o Regulamento Interno de Compras e Contratações. Acesse o link.

13/07/2018
Exposições Fotográficas Itinerantes PE
Ecoar realiza exposições fotográficas sobre Unidades de Conservação em Pernambuco

14/03/2018
Fórum Mundial da Água e Fórum Alternativo Mundial da Água
O Instituto Ecoar que compreende a água como direito e não mercadoria, estará participando ativamente do Fórum Mundial da Água que acontecerá em Brasília de 18 a 22 de março, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães e também do Fórum Alternativo Mundial da Água – FAMA, que terá lugar na Universidade de Brasília de 17 a 22 de março e da Vila Cidadã no estádio Mané Garrincha. Acompanhe nossa agenda

30/01/2018
ECOAR, SENAES e REDE VERDE SUSTENTÁVEL
Conheça o projeto Fortalecer e Organizar os Catadores da Região Metropolitana de São Paulo. Clique aqui para visitar o site do projeto!



Veja todas as notícias