Subprefeituras ganham projetos de Meio Ambiente
23/01/2004HISTÓRICO
Visando minimizar a dificuldade de inserção no mercado de trabalho, 800 jovens moradores da periferia de São Paulo, na faixa etária de 17 a 23 anos, se inscreveram no Programa Bolsa Trabalho da Prefeitura em 2001.
Em 28 de Julho de 2003, demos início oficialmente o curso de “Formação de Agentes Comunitários Ambientais”, uma parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Trabalho e Solidariedade e Secretaria da Saúde. Durante os seis meses de curso, os jovens passaram por um processo de capacitação envolvendo oficinas temáticas como: lixo, geração de trabalho e renda, saúde, moradia e infra-estrutura, direitos e deveres e cultura, tendo como eixo principal a educação ambiental e cidadania.
A grande maioria dos jovens freqüentava o curso com a finalidade de receber o benefício, mas no decorrer do processo os jovens demonstravam algumas mudanças de atitudes e um olhar diferenciado relacionado a questões ambientais, isso fez com que eles pudessem observar e identificar problemas locais e, a partir de então, sentindo a necessidade de uma melhoria na qualidade de vida, começaram a elaborar projetos para sua respectivas comunidades.
Durante o processo de formação muitos jovens foram abandonando o curso por diversas razões, uma delas foi a conquista de um “emprego”.
Dos 800 jovens inscritos apenas 200 persistiram até o final e são estes “guerreiros” que demonstram grande interesse em agir em prol da sua rua, seu bairro, sua cidade. Estes projetos em sua maioria tem por objetivo a sensibilização das comunidades para questões ambientais.
Resultados
O processo de Educação Ambiental tem como pressuposto básico a mudança de atitude, trata-se de adquirir um outro olhar sobre o ambiente que nos envolve e sobre as maneiras de como se relacionar com as outras pessoas e com o próprio meio que nos cerca. Compreende, portanto, a construção de um novo modelo de gestão de nossas vidas. Os princípios que subsidiam um processo de Educação Ambiental; tais como o respeito à diversidade, o exercício da cidadania ativa, a horizontalidade nas tomadas de decisão, o trabalho em rede, a formação de parcerias, a co-responsabilidade e a cooperação, entre outros; precisam ser internalizados para que possam permear as atividades cotidianas de todos que nele estão envolvidos. É neste contexto que a formação e a capacitação de jovens devem estar pautados, a fim de estimularmos mudanças de atitudes e uma concreta autonomia e domínio sobre suas próprias vidas.
A Educação Ambiental deve ser considerada como tema transversal na formação de cidadãos e cidadãs na busca do sentido de pertencimento em relação ao espaço onde vivem, estimulando assim a responsabilidade de cada indivíduo e do grupo a que pertence.
Fundamentado nestes princípios, o ECOAR desenvolveu uma metodologia própria e com eficiência comprovada através de excelentes resultados em trabalhos já realizados.
O curso: “Formação de Agentes Comunitários Ambientais” teve como objetivo a formação de agentes ambientais, propriamente dito, capacitados para interagir junto às comunidades, de forma integral no que se refere à cidadania plena, estimulando práticas voltadas para o desenvolvimento sustentável do local.
A metodologia pedagógica adotada nesta proposta privilegia a participação ativa dos jovens na construção do conhecimento; Através de dinâmicas, trabalhos em grupo e debates, estimula-se uma visão crítica sobre as relações dos diversos temas com a qualidade de vida da comunidade.
Como resultado do curso, foram elaborados 13 projetos voltados para a melhoria da qualidade de vida, preservando o meio em que estão inseridos. Gerando renda e contribuindo de forma expressiva para o desenvolvimento sustentável. Cumprindo assim, com o objetivo dos programas sociais da Prefeitura de São Paulo:
Com base nos princípios dos programas da SDTS a implementação destes projetos será a maneira de garantir a passagem para a fase seguinte. Dando continuidade assim ao processo de desenvolvimento destes jovens que sentem-se envolvidos e estimulados a contribuir com sua comunidade
O sucesso deste trabalho deve-se ao esforço, a dedicação e ao comprometimento dos jovens, educadores e diversos parceiros locais.
Estamos imensamente agradecidos a todos que auxiliaram o nosso trabalho e tanto enriqueceram a nossa existência.
Saudações ecoandas
Outras notícias:
10/12/2021
Novo endereço eletrônico do Instituto Ecoar!
https://www.institutoecoar.org/
22/06/2021
Morte e vida da pequena empresa no pós-pandemia
Gigantes do varejo monopolizam como nunca as vendas e arruinam milhões de empreendedores. Mas cresce tendência oposta: o consumo consciente e local, oportunidade para recuperar economia, caso haja políticas públicas robustas… Leia toda a matéria no link https://outraspalavras.net/mercadovsdemocracia/morte-e-vida-da-pequena-empresa-no-pos-pandemia/
13/05/2021
Série "Pertencimento Ambiental"
UNINORTE e BRASIL SUSTENTÁVEL EDITORA
09/03/2021
Comitê do Alto Tietê
Representantes das ONGs ambientalistas - biênio 2021/2023
25/08/2020
New Green Deal europeu é exemplo para o Brasil
Jornal O GLOBO – 24/08/2020 - Pós-Covid abre oportunidade para manufatura nacional recuperar o protagonismo - Por Miriam Duailibi e Paulo Feldmann
09/07/2020
Palestra "A PANDEMIA E A URGÊNCIA DA MUDANÇA DE PARADIGMA CIVILIZATÓRIO" com Miriam Duailibi
Acesse pelo link https://www.youtube.com/channel/UC1F7gbyWTQUF3vQx8ZQXFhA
02/06/2020
Programa "Tramado Junt@s"
Instituto Ecoar, em parceria com a Alampyme e com o LabModa Sustentável desenvolve o projeto Tramado Junt@s e o ancora na instituição, dando mais um passo no cumprimento de sua missão de contribuir para a construção de um mundo mais sustentável, justo e feliz.
11/05/2020
Programa TRAMANDO JUNT@S
As beneficiárias do programa são costureiras imigrantes bolivianas.
18/11/2019
Lançamento do MonitorEA em Brasília
Participação de nossa presidente Miriam Duailibi e encontro histórico, por ocasião do lançamento do MonitorEA em Brasília
18/11/2019
Lançamento do MonitorEA em Brasília
Participação de nossa presidente Miriam Duailibi e encontro histórico, por ocasião do lançamento do MonitorEA em Brasília
Veja todas as notícias