Tem início o projeto Bacias Irmãs, Construindo Capacidade na Sociedade Civil para a Gestão de Bacias Hidrográficas

05/03/2004

Tem início o projeto Bacias Irmãs, Construindo Capacidade na Sociedade Civil para a Gestão de Bacias Hidrográficas, parceria entre o Instituto Ecoar para Cidadania, a Faculdades de Estudos Ambientais da Universidade de York - FES -, no Canadá e a Universidade de São Paulo - CECAE, ESALQ e PROCAM-, com recursos da Canadian International Development Agency-CIDA.


Trocar experiências entre professores, pesquisadores e ongs brasileiras e canadenses, aprimorar os conhecimentos dos estudantes sobre recursos hídricos e as similaridades e especificidades de cada sub-bacia, realizar trabalhos de intervenção nas mesmas com a participação efetiva das comunidades residentes, contribuir eficazmente para a gestão de bacias hidrográficas no Brasil, são objetivos do projeto que contempla ainda a capacitação da sociedade civil para a participação qualificada nos comitês de bacias; o incremento e a inovação de métodos utilizados pelo Ecoar e pelas duas universidades em projetos onde o envolvimento e a participação dos atores locais seja fundamental para a construção de soluções sustentáveis para os problemas sócioambientais da microregião.

No Brasil, o projeto está sendo implementado em duas sub-bacias, a do rio Pirajuçara e a do rio Piracicamirim, sub-bacias estas que se encontram parcialmente dentro do campus da USP em São Paulo e em Piracicaba.

Em Toronto, a equipe canadense do projeto estuda a possibilidade de focar seus estudos na sub-bacia do Black Creek, ribeirão que a exemplo dos rios brasileiros, também perpassa o campus da Universidade, desta feita, de York.


A coordenadora geral do Ecoar e também coordenadora do projeto Bacias Irmãs no Brasil, Miriam Duailibi e as representantes do USP/Cecae, Elizabeth Lima e da Esalq,Valéria Fraixedes estiveram no final de janeiro em Toronto, onde juntamente com a coordenadora do projeto no Canadá, Ellie Perkins e sua equipe, definiram o Plano de Ações, apresentaram-no à direção da FES e a professores interessados, estiveram com as alunas que primeiramente participarão do intercâmbio, divulgaram o projeto junto à comunidade estudantil de York por meio de um programa de rádio sobre o Brasil, lançando as sementes sinérgicas desta promissora parceria.


Leia a notícia publicada no boletim da York University.

Acompanhe o projeto pelo site do Ecoar e, em breve, pelo site próprio.




Outras notícias:

19/12/2018
CAIXA POSTAL ECOAR
ENDEREÇO PARA CORRESPONDÊNCIAS PARA O ECOAR: CAIXA POSTAL 79626 - CEP.: 03064-970

30/11/2018
Instituto Ecoar colabora com o programa de sustentabilidade da Rio Tinto
A presidente do Ecoar, Miriam Duailibi, a convite da Rio Tinto, vem trabalhando presencialmente com a equipe do escritório de São Paulo e remotamente com a equipe de São Luís, questões relevantes para a sustentabilidade.

01/10/2018
Entrevista Miriam Duailibi TV Aparecida
Acesse o link e assista e entrevista.

26/09/2018
Observatório da Governança das Águas - OGA
Acesse e conheça o OGA. O INSTITUTO ECOAR FAZ PARTE DESSE OBSERVATÓRIO TÃO IMPORTANTE NO TEMA.

26/09/2018
MUDANÇAS CLIMÁTICAS - Notícias
Para saber mais sobre as mudanças climáticas em curso, clique no link do material elaborado pelo Instituto ClimaInfo ( www.climainfo.org.br ), organização na qual a presidente do Ecoar participa como conselheira.

18/09/2018
Guias de EA da ESEC Caetés e RVS Gurjaú
Elaborados os Guias de Educação Ambiental da Estação Ecológica de Caetés e do Refúgio da Vida Silvestre Matas do Gurjaú.

17/09/2018
REGULAMENTO DE COMPRAS E CONTRATAÇÕES DO INSTITUTO ECOAR PARA A CIDADANIA
Com base no MROSC, desde 2017 o Ecoar instituiu o Regulamento Interno de Compras e Contratações. Acesse o link.

13/07/2018
Exposições Fotográficas Itinerantes PE
Ecoar realiza exposições fotográficas sobre Unidades de Conservação em Pernambuco

14/03/2018
Fórum Mundial da Água e Fórum Alternativo Mundial da Água
O Instituto Ecoar que compreende a água como direito e não mercadoria, estará participando ativamente do Fórum Mundial da Água que acontecerá em Brasília de 18 a 22 de março, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães e também do Fórum Alternativo Mundial da Água – FAMA, que terá lugar na Universidade de Brasília de 17 a 22 de março e da Vila Cidadã no estádio Mané Garrincha. Acompanhe nossa agenda

30/01/2018
ECOAR, SENAES e REDE VERDE SUSTENTÁVEL
Conheça o projeto Fortalecer e Organizar os Catadores da Região Metropolitana de São Paulo. Clique aqui para visitar o site do projeto!



Veja todas as notícias