Reflorestamento com plantas nativas acontece em Porto Feliz

17/03/2004

*Roberto Martins

Os mutirões para o plantio de árvores nativas em áreas ciliares têm sido um instrumento de ação de um grupo de proprietários e professores da microbacia do Ribeirão Avecuia, em Porto Feliz – São Paulo. Implantado em janeiro de 2002, o Projeto "Verde Avecuia", executado pelo Instituto Ecoar para Cidadania, com financiamento do Fundo Nacional do Meio Ambiente (FNMA), tem em vista a sensibilização, mobilização e educação ambiental dos moradores. O Projeto conta, ainda, com o apoio da Prefeitura, Casa da Agricultura e SAAE daquela cidade.

Os mutirões vêm acontecendo desde novembro de 2003 em propriedades privadas da microbacia, tendo como principal objetivo a recuperação ambiental do único manancial de abastecimento público do município. O grupo, formado por educadores ambientais, professores e proprietários rurais, identifica possíveis áreas a serem restauradas por meio de conversas, questionários e pesquisas. Além disso, prepara a área escolhida para o plantio com antecedência, convida a comunidade local e organiza a programação do dia. Até o mês de fevereiro, ocorreram três mutirões, que mobilizaram em média, cerca de 180 pessoas e plantadas 2.500 mudas de espécies nativas.

Uma pesquisa sobre a relação dos proprietários das microbacias e a mata ciliar deu início em 2002 ao projeto. Na seqüência, aconteceram atividades de educação ambiental no município para estimular novos valores e atitudes que contribuam para a melhoria da qualidade ambiental. O Projeto "Verde Avecuia" pretende restaurar, até abril de 2004, 20 hectares de matas ciliares na microbacia do Ribeirão Avecuia, o que implica no plantio de aproximadamente 30 mil mudas.

*Roberto Martins é agrônomo, Coordenador Administrativo do Ecoar, com mestrado em Ciências Florestais e coordenador do Projeto "Verde Avecuia".

fonte: Jornal das Águas. Jornal do Comitê de Bacias Hidrográficas
do Rio Sorocaba e Médio Tietê. número 31 - março/abril de 2004, ano 7




Outras notícias:

19/12/2018
CAIXA POSTAL ECOAR
ENDEREÇO PARA CORRESPONDÊNCIAS PARA O ECOAR: CAIXA POSTAL 79626 - CEP.: 03064-970

30/11/2018
Instituto Ecoar colabora com o programa de sustentabilidade da Rio Tinto
A presidente do Ecoar, Miriam Duailibi, a convite da Rio Tinto, vem trabalhando presencialmente com a equipe do escritório de São Paulo e remotamente com a equipe de São Luís, questões relevantes para a sustentabilidade.

01/10/2018
Entrevista Miriam Duailibi TV Aparecida
Acesse o link e assista e entrevista.

26/09/2018
Observatório da Governança das Águas - OGA
Acesse e conheça o OGA. O INSTITUTO ECOAR FAZ PARTE DESSE OBSERVATÓRIO TÃO IMPORTANTE NO TEMA.

26/09/2018
MUDANÇAS CLIMÁTICAS - Notícias
Para saber mais sobre as mudanças climáticas em curso, clique no link do material elaborado pelo Instituto ClimaInfo ( www.climainfo.org.br ), organização na qual a presidente do Ecoar participa como conselheira.

18/09/2018
Guias de EA da ESEC Caetés e RVS Gurjaú
Elaborados os Guias de Educação Ambiental da Estação Ecológica de Caetés e do Refúgio da Vida Silvestre Matas do Gurjaú.

17/09/2018
REGULAMENTO DE COMPRAS E CONTRATAÇÕES DO INSTITUTO ECOAR PARA A CIDADANIA
Com base no MROSC, desde 2017 o Ecoar instituiu o Regulamento Interno de Compras e Contratações. Acesse o link.

13/07/2018
Exposições Fotográficas Itinerantes PE
Ecoar realiza exposições fotográficas sobre Unidades de Conservação em Pernambuco

14/03/2018
Fórum Mundial da Água e Fórum Alternativo Mundial da Água
O Instituto Ecoar que compreende a água como direito e não mercadoria, estará participando ativamente do Fórum Mundial da Água que acontecerá em Brasília de 18 a 22 de março, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães e também do Fórum Alternativo Mundial da Água – FAMA, que terá lugar na Universidade de Brasília de 17 a 22 de março e da Vila Cidadã no estádio Mané Garrincha. Acompanhe nossa agenda

30/01/2018
ECOAR, SENAES e REDE VERDE SUSTENTÁVEL
Conheça o projeto Fortalecer e Organizar os Catadores da Região Metropolitana de São Paulo. Clique aqui para visitar o site do projeto!



Veja todas as notícias